O que é Marketing Viral?

//O que é Marketing Viral?

O que é Marketing Viral?

Marketing viral é o tipo de campanha publicitária que se espalha como um vírus, quando as pessoas passam a compartilhar seu conteúdo com outras pessoas. Você provavelmente já viu ou participou de uma campanha assim e pode nem ter percebido, mas mais importante que reconhecer uma campanha de marketing viral é aprender como ela é feita e se ela pode ser usada no seu negócio.

O que define melhor o marketing viral não é o conteúdo, e sim a atenção que ele ganha ao ser disseminado na web, então várias mídias podem fazer parte da campanha, como vídeos, jogos, textos, notícias inventadas, sites feitos para parecerem amadores, comunidades em redes sociais, entre outras opções que aparecem o tempo todo na internet. O ponto decisivo para se ter sucesso numa campanha de marketing viral é a criatividade colocada nela. Leitores de blogs e usuários de redes sociais são ávidos por conteúdo criativo e interessante, e esse é o público que consome e compartilha esse tipo de material.

Quando uma campanha viral dá certo, ela pode trazer um retorno imenso à empresa, não só financeiro como transmitindo uma imagem positiva da sua marca (conhecido no estudo do marketing como Branding) e dos valores da sua empresa. No mercado atual, as empresas não podem mais querer somente fechar negócios e vender, mas sim conquistar o cliente como um parceiro, numa relação de respeito e confiança mútua. Um cliente satisfeito com certeza indicará seu serviço ou produto a amigos e parentes, mas um cliente insatisfeito faz questão de contar a todos que conhece.

Mas como o e-mail marketing pode ajudar sua campanha de marketing viral? A criatividade vai ser o ponto fundamental para se ter sucesso na publicidade viral, mas logo após vem a maneira como o material que você produziu vai ser disseminado. Com um bom mailing (sua lista de contatos de e-mail) é possível fazer sua campanha chegar a milhares de pessoas, e a partir daí é só deixar que o “efeito vírus” aconteça: seus contatos irão mostrar seu conteúdo a outras pessoas, que irão mostrar a mais pessoas, que pode chegar a donos de blogs, que compartilharão com muitas outras pessoas.

Além da ajuda na disseminação, se a campanha for um sucesso você provavelmente conquistará muito mais contatos, clientes e parceiros, e um bom serviço de e-mail marketing será um ótimo canal de comunicação para que você possa enviar promoções e ofertas, anunciar eventos e novidades, e qualquer outro tipo de comunicado que você deseje.

Se você deseja contribuir com sua opinião sobre o assunto ou se restou alguma dúvida, o campo de comentários abaixo está a sua disposição. Se você quiser se aprofundar mais no assunto, veja alguns videos de exemplo abaixo (sites, noticias, jogos são mais difíceis de encontrar pois geralmente saem do ar após a campanha):

Vídeo produzido pela Quiksilver, que assumiu a autoria somente depois de muitas visualizações, ao início de sua campanha publicitária.

Vídeo produzido pela Nike para promover o atleta e o produto. Analistas garantem que é uma montagem, mas a empresa não se pronunciou.

2019-02-06T08:44:06-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Atua na área desde 2019, é formado em Sistemas da Informação e especialista em tratamento de dados, HTML, automação com foco em e-mail marketing.

Deixar Um Comentário