O que é feed RSS e como funciona?

//O que é feed RSS e como funciona?

O que é feed RSS e como funciona?

Quem trabalha conteúdo na internet deve sempre proporcionar todos os meios adequados para os leitores terem contato com o que é publicado. Isso não significa apenas postar links para seus artigos nas redes sociais. Continue a leitura deste post e saiba o que é feed RSS e como essa ferramenta é importante para gerar mais visibilidade para os conteúdos da sua empresa.

O que é feed RSS?

Trata-se de um dos métodos mais tradicionais de distribuição e acesso a conteúdo online. Por meio de um leitor como o Feedly ou o Inoreader, qualquer usuário pode receber as publicações de um site ou blog em uma única interface. É uma forma de “assinar” esses posts e sempre recebê-los assim que forem publicados.

Se você trabalha com um blog, oferecer um feed RSS é essencial para uma experiência verdadeiramente valiosa para o seu público. Afinal, ele pode preferir utilizar um leitor desse protocolo para assinar seus posts em vez de acompanhá-los em outros canais. Se você não oferece essa possibilidade, pode perder visibilidade.

Por que ter um feed RSS no seu blog?

Ao publicar seus posts no blog da empresa, certamente o seu objetivo é atrair o máximo possível de visitantes, certo? Portanto, não faz sentido restringir o acesso ao seu conteúdo ao abrir mão de um feed RSS no seu site.

Trata-se de algo extremamente simples de configurar e que pode servir como um grande aliado do marketing de conteúdoVeja a seguir os principais motivos para ter um feed RSS no seu blog:

Funciona em várias plataformas.

O seu público será capaz de assinar o seu feed RSS e ler os seus posts em diversos serviços diferentes. Um dos mais populares é o Feedly, mas também existem aplicativos para celular que fazem esse trabalho. Assim o seu leitor nunca fica sem poder acompanhar o seu conteúdo.

É altamente configurável.

Incluir um feed RSS no seu site não significa que ele vai funcionar da mesma maneira que em todos os outros sites. Você pode configurar a forma como ele exibe o conteúdo, optando pelo que é melhor para a sua estratégia. É possível, por exemplo, exibir apenas um trecho do post, de forma a atrair o clique diretamente para o seu site. Outra possibilidade é entregar todo o conteúdo, com imagens e demais recursos.

Entrega todo o seu conteúdo.

Pode ser que você não saiba, mas nenhuma rede social — como o Facebook ou o Twitter — entrega todos os seus posts para toda a audiência que curte seu perfil. Dessa forma, muita gente acaba não tendo acesso às publicações. Por meio de um feed RSS todas as suas publicações chegam ao público. Você não precisa depender de um algoritmo ou da sorte para ter um bom alcance.

Pode ser integrado a outros canais.

Você utiliza o envio de e-mails na sua estratégia de marketing de conteúdo? Então pode aproveitar mais um benefício de usar um feed RSS no seu blog. Afinal, é por meio desse mecanismo que você pode configurar newsletters automáticas com os seus últimos posts, diminuindo drasticamente o tempo de produção e criando mais um canal de divulgação para suas publicações.

Agora que você já sabe o que é feed RSS e entendeu os motivos para implementar essa funcionalidade no seu blog, comece a aproveitar esse recurso o quanto antes! Trata-se de uma forma de oferecer meios alternativos para o público ter contato com o seu conteúdo, o que é sempre positivo para quem deseja atrair visibilidade para a marca. Um blog somente faz sentido quando é lido!

Curtiu o post? Então compartilhe o material nas redes sociais

Resultado de imagem para curtir gif

2019-02-15T08:57:28+00:00By |Dicas e truques|2 Comentários

Sobre o Autor:

Especialista em e-mail marketing, formado em Sistemas de Informação na Faculdade Sumaré. Entusiasta de direito, economia e política.

2 Comments

  1. Prof. Ricardo Jorge 23 de setembro de 2018 em 07:56 - Responder

    Parabéns pelo artigo. Estou fazendo uma pesquisa sobre marketing digital e o uso dos feed RSS. E seu artigo está sendo uma importante fonte para minha pesquisa. Att. Prof. Ricardo Jorge

    • Felippe Bento 24 de setembro de 2018 em 13:05 - Responder

      Olá Ricardo, fico feliz que tenha gostado.

      Aqui no nosso blog você encontrar alguns outros bons artigos sobre marketing digital, especialmente falando sobre e-mail marketing.

      Se precisar de uma ferramenta de email para fazer seus envios ou uma equipe especializada no assunto, conte com a gente.

      Abraços,

Deixar Um Comentário

Atendimento online