ATENÇÃO! Por que fazer email marketing é a Melhor Saída pra Você Neste Momento? Descubra!

//ATENÇÃO! Por que fazer email marketing é a Melhor Saída pra Você Neste Momento? Descubra!

ATENÇÃO! Por que fazer email marketing é a Melhor Saída pra Você Neste Momento? Descubra!

Você já conhece o canal já ouviu várias histórias e viu em quais meios ele pode ser inserido, ainda tem dúvidas sobre por que fazer email marketing? De maneira bem singela, vou te explicar por que e a diferenciação de uso entre os meios: redes sociais e links patrocinados. Confira!

Por que você deve fazer email marketing?

Eis a questão que deixa muitos empresários na dúvida, mas depois quando conseguem entender o diferencial do canal não hesitam em usá-lo em suas estratégias de marketing. É sabido que o email marketing é a ferramenta do universo “marketing digital” que tem o maior retorno e por si só, esse já é um ótimo argumento. Veja os benefícios:

  • maior ROI (retorno sobre investimento) dos canais de marketing digital;
  • 100% mensurável: aberturas, cliques, tempo de leitura, conversões etc;
  • mais barato que outros meios de marketing como: links patrocinados, redes sociais, afiliados etc;
  • os resultados são em tempo real;
  • permite vendas recorrentes;
  • facilita a segmentação de seu público-alvo.

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que o email marketing possui se comparado a  outras ferramentas do marketing digital. Isso não significa que você não deva usar outras mídias, como as redes sociais e links patrocinados, muito pelo contrário, sugiro que use todas elas junto ao email marketing, para ampliar seus resultados.

Publique em suas redes sociais, formulários para que seus seguidores se cadastrem para receberem suas comunicações por email. As ferramentas se complementam.

Email marketing ou redes sociais?

Qual é a melhor ferramenta para o seu negócio? Estes dois canais geram bons resultados e dependendo do seu nicho e da forma de trabalho eles podem ser ainda melhores. A maioria das empresas investe em ambos e é o que eu sugiro que você faça, porém se tiver que escolher entre os dois, confira:

  • Custo

O email marketing possui um custo muito baixo e as redes sociais são gratuitas, embora exista a opção de tráfego pago, você pode começar gratuitamente. No que se refere ao custo, as redes sociais saem na frente.

  • Mensuração

Os dois canais permitem a mensuração de resultados, porém, o email marketing gera isso em tempo real e com maior facilidade. Dependendo da rede social que você utilizar, terá muita dificuldade para mensurar seus resultados com precisão. Sendo assim, é melhor optar pelo e-mail marketing.

  • Público

De acordo com o estudo da Strategy Analytics, atualmente, existem aproximadamente 4,3 bilhões de caixas de emails no mundo, contra 2,72 bilhões de usuários nas redes sociais. Neste caso, o email marketing está em 1,58 bilhões de usuários adiante.

  • Canal para negócios

As redes sociais são muito mais voltadas para lazer, enquanto que o email costuma ser utilizado para realizar negócios e tratar de assuntos mais importantes, por conta de uma série de fatores sendo um deles a privacidade. Por isso, muitos profissionais de marketing focam no email para concretizarem suas vendas.

  • ROI (retorno sobre o investimento)

Esta é uma informação muito difundida na Internet e é claro que as redes sociais perdem neste quesito para o email marketing, porque ele é detentor de um ROI de 4.300%.

  • Spam

Nas redes sociais também existe spam. Você, provavelmente, já deve ter recebido uma mensagem de alguém ou de alguma empresa sem ter iniciado o contato, e com certeza, já recebeu um email indesejado em sua caixa de entrada. Neste quesito, as redes sociais ganham.

  • Compartilhamento

As pessoas estão mais acostumadas a compartilharem conteúdos recebidos em sua timeline, em vez de sua caixa de email. Neste caso, o poder de compartilhamento de conteúdos das redes sociais é muito superior ao email marketing.

  • Controle

Apesar de você poder escolher um público para realizar uma campanha segmentada em uma rede social, você não tem controle sobre o alcance da campanha e acaba ficando 100% dependente da plataforma.

Além disso, a rede social é dona do espaço virtual, portanto, pode excluir a página a qualquer instante. O público pertence a rede social e não a quem criou a página. Já por email marketing você é quem define a segmentação e o alcance de suas mensagens, além disso os contatos são seus.

As redes sociais são ferramentas de marketing digital indispensáveis na comunicação com seus clientes nos dias atuais, porém como você pode perceber, o email marketing possui um potencial de conversão e resultados de vendas diretas muito superiores. Você pode utilizar todos os meios de comunicações existentes, mas deve dar foco ao email marketing por conta deste grande poder.

Email marketing ou Links patrocinados?

Os links patrocinados são formas de divulgação muito comuns na Internet em que você elabora anúncios no Google Adwords, por exemplo, para serem exibidos às pessoas que estão a procura do que você está oferecendo.

Não é muito justo comparar as duas mídias, pois como sabemos, o email marketing é uma ferramenta de relacionamento e os links patrocinados são utilizados como ferramentas de vendas diretas. Veja os benefícios de cada uma das mídias:

  • Resultado imediato

As duas ferramentas geram resultados imediatos. Se você criar um anúncio no Facebook Ads, poderá realizar vendas rapidamente, assim como, com o email marketing.

  • Mensuração de resultados

Ferramentas como o Google Adwords fornecem uma gama de relatórios e estatísticas tão grandes, quanto aos relatórios gerados pelas ferramentas de email marketing. Neste quesito, ambos também estão empatados.

  • Relacionamento

Os links patrocinados têm foco em vendas diretas, logo, é muito difícil criar um relacionamento duradouro com os usuários e gerar novas vendas. Já o foco do email marketing é justamente este, estabelecer um relacionamento e vender recorrentemente.

  • Vendas para novas pessoas

Os links patrocinados permitem expor seus produtos às pessoas totalmente desconhecidas. Já por email marketing você é quem terá de conquistar o contato delas para depois iniciar um relacionamento.

  • ROI (retorno sobre o investimento)

O ROI dos links patrocinados pode variar muito dependendo do segmento, mas a média é muito menor que o ROI gerado pelo email marketing.

  • Custo

O investimento nos links patrocinados varia muito mais que o email marketing, pois depende da concorrência e da demanda do público-alvo, mas em geral, o custo para atingir milhares de pessoas costuma ser muito maior com links patrocinados.

Você percebeu que o email marketing está em todas, não é mesmo? Independentemente do canal, ele ainda consegue sair em disparado na frente quando o assunto é resultado. Se bem que você também pode utilizar as outras mídias para potencializar, nada impede de no seu e-mail você colocar as redes sociais ou então fazer um ADs do Google para atrair mais clientes.

Agora que tal aprimorar mais seu conhecimento e saber mais sobre: “Newsletter do Institucional ao Comercial”? Afinal de contas todo conhecimento é sempre bem-vindo! Se gostou desse artigo, comenta aqui embaixo.

2019-03-20T14:00:43+00:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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