Quantas vezes você olhou sua caixa de entrada na última semana? E, durante esse mesmo período, quantas vezes você se deparou com algum artigo ou ouviu uma opinião questionando a eficiência de uma campanha de e-mail marketing para uma marca?
A relação entre as respostas para as duas perguntas diz muito sobre a forma como as pessoas enxergam o e-mail marketing nos dias de hoje. Enquanto o número de horas dedicado ao uso dessa ferramenta cresce e a quantidade de usuário também — a expectativa é de que 3 bilhões de pessoas tenham um endereço de e-mail até 2020 — a eficácia dela continua sendo colocada em cheque.
Essa incerteza pode ser resultado de uma visão que ainda remete aos primórdios do uso de uma estratégia de e-mail marketing, quando a palavra estratégia ainda nem era levada em consideração por grande parte das empresas. Hoje, o serviço não só acompanha como dita tendências e se tornou uma peça indispensável na engrenagem que garantiu um resultado histórico para um dos canais de venda que mais cresce em todo o mundo.
O e-mail marketing e o e-commerce
Enquanto o Brasil enfrentava uma crise econômica de proporções assustadoras, um setor conseguiu se sobressair e viu o lucro aumentar em 2017: o e-commerce nacional cresceu 12% na comparação com o ano anterior, batendo recordes de vendas em períodos especiais como a Black Friday e o Natal. Os dados são do E-commerce Radar.
E o que isso tem a ver com uma estratégia de e-mail marketing? O e-mail marketing é responsável por 65% de todas as primeiras compras realizadas em lojas virtuais. É um bom número, mas ainda atrás de referência de pessoas que já conhecem a marca e também da busca orgânica, que levam 80% e 76% dos compradores a uma loja, respectivamente.
No entanto, quando analisamos a segunda compra efetuada no e-commerce, ou seja, o retorno do cliente à loja, o e-mail marketing é responsável por 20% desse total. Ele está à frente de todas as outras estratégias de marketing analisadas na pesquisa.
Esse dado é fundamental para entender o faturamento de quase R$ 60 bilhões que o mercado virtual somou no último ano. E, mesmo com a situação econômica brasileira ainda não muito favorável, a previsão para 2018 é de ainda mais crescimento. A estimativa é de um aumento de 15% nas vendas, número que só será alcançado com a ajuda de uma boa estratégia de e-mail marketing.
Retorno sobre o investimento
Ainda de acordo com o E-commerce Radar, o e-mail marketing tem, de longe, o melhor ROI (retorno sobre investimento) para o setor inteiro. Ele chegou a 4,16 em 2017 contra 2,64 dos buscadores e 0,48 das redes sociais.
O relacionamento com o cliente
Além de ser a melhor ferramenta para quem quer garantir o retorno de um cliente a uma loja virtual e ter o maior retorno sobre investimento, o e-mail também é a forma preferida dos consumidores quando o assunto é relacionamento com a marca.
Em uma pesquisa sobre o uso do e-mail em 2017, a Adobe perguntou qual é a melhor maneira de uma empresa manter contato com o cliente. Entre as mais de 3 mil pessoas que responderam, 63% disseram que o e-mail é a melhor opção.
Isso mostra não só que o canal ainda é relevante para qualquer marca, mas também que ele é uma parte fundamental da construção de um dos grandes diferenciais que qualquer empresa pode ter hoje em dia: um bom relacionamento com quem consome seus produtos e informações.
A importância da estratégia
Como em toda campanha, a preocupação com uma estratégia eficiente é diretamente proporcional ao sucesso e à velocidade com que esses resultados são alcançados. Nessas horas, contar com uma empresa que tenha experiência e seja referência no assunto é fundamental.
A @MediaPost sabe construir uma estratégia de e-mail marketing baseada no planejamento, trabalhando em cima daquilo que é o objetivo da marca e com base em quem é o público-alvo, ou seja, quem interessa, que é quem via ser impactado. Tudo isso com uma equipe de especialistas garantindo que a mensagem vai chegar até a caixa de entrada da pessoa certa, no momento certo.
O e-mail é um canal que passa por transformações e atualizações regularmente, por isso é importante que a estratégia por trás do uso dessa ferramenta também seja sempre revisitada. Mais uma vez, um time especializado é responsável por avaliar o que está dando certo e o que pode melhorar na execução do plano, com foco sempre no resultado.
Dessa forma, a chance de erro é menor e, proporcionalmente, as despesas também diminuem. Quando há um planejamento, um controle da execução do trabalho e dos resultados, o período de espera por resultado é muito menor.
O e-mail marketing em 2018
Uma das grandes tendências para 2018 é a comunicação personalizada com o cliente. Ainda de acordo com a pesquisa da Adobe, 25% dos usuários que recebem e-mail marketing querem conteúdos que sejam personalizados aos interesses deles. Ao mesmo tempo, 45% preferem mensagens que sejam menos promocionais, com menos venda e mais informação útil.
Ou seja, o potencial da performance de uma campanha de e-mail marketing, em 2018, está ligado à capacidade que a marca tem de se comunicar individualmente com os clientes. As grandes corporações investem cada vez mais em tecnologias exatamente para conseguir esse tipo de informação que é única: a preocupação agora é com um e não com o todo.
Personalizar significa humanizar a comunicação. É levar o contato para um nível que é realmente importante para o consumidor. Esse fator humano é o que traz mais satisfação para um cliente. É o que mostra que a marca pensa nele de forma individual e não apenas como mais um em meio a milhares ou até mesmo milhões.
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