É um fato: minhas campanhas de email marketing não funcionam! Será?

//É um fato: minhas campanhas de email marketing não funcionam! Será?

É um fato: minhas campanhas de email marketing não funcionam! Será?

Profissionais e empresas aderem todos os dias à “novidade”: email marketing. O adjetivo “novo” até que se aplica, se o compararmos aos tradicionais canais de mídia disponíveis.

A crença no seu poder de resultado aparece novamente na 3ª Edição do Índice de Confiança do Varejista no Comercio Eletrônico, que mostra o seguinte:

57,5% – Prioridade – Aumentar o investimento em E-mail Marketing

Veja você mesmo:

pesquisa-ecommerce-3

Nem um dia se passa sem que eu ouça: meu email marketing não dá resultado!

Índices médios de mercado sugerem que as taxas de aberturas para uma campanha razoável devam ficar entre 10% e 15%; e as de cliques entre 6% e 8%.

Mas o “mercado” reflete o seu segmento? Não? Minha sugestão:

COMPARE

Fui procurado recentemente por um cliente (rede de hotéis em Santa Catarina) e, visivelmente descrente, ele me disse: “Minha taxa de abertura está em 6,3%, isso é muito ruim“.=(

A partir de uma base de registros de mais ou menos 7.000 clientes, consegui avaliar se para o segmento dele (hotelaria) aquilo realmente era um sinal de alarme.

Para o tipo de comunicação feita por ele (informativos), a taxa estava na verdade acima da maioria (média de 4,9%).

Índices pequenos podem representar grandes resultados.

A “Monetate`s eCommerce Q1 report” divulgou que o E-mail Marketing possuí hoje a maior taxa de conversão (3,19%), se comparado com as Mídias Sociais e Buscadores. Dê uma olhada:

monetate-eCommerce-Q1-600x228

(Fonte: Marketing Land – 27 de Setembro de 2013)

Compare. Avalie. Saiba como anda a sua performance!

“Onde há fumaça, há fogo”, assim eu cresci ouvindo. Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas uma coisa é fato: ninguém vive de apagar incêndios.

Antes de sair correndo, avalie: tá tão ruim assim?

Você pode se surpreender com o Comparativo!=)

2013-10-21T16:04:01+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Especialista em Gestão de E-commerce e Marketing Digital e Gestor de Novos Negócios da @MediaPost E-mail Marketing desde 2012. Atua como Diretor Socioambiental da ABRADi-SP e é membro da Comissão Permanente de Estudos de Tecnologia e Informação do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo).

Deixar Um Comentário

Atendimento online