Conteúdo gerado pelo usuário: saiba como usar essa estratégia!

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Conteúdo gerado pelo usuário: saiba como usar essa estratégia!

Com a correria do dia a dia e tendo que cuidar da maioria dos processos burocráticos do negócio, está faltando tempo para criar algo relevante? Pois saiba que o conteúdo gerado pelo usuário é uma excelente alternativa para solucionar esse problema.

Também conhecido como user generated content, essa estratégia faz com que o público seja o ponto-chave inovador das suas campanhas, gerando uma base de contatos maior e contribuindo para envios de e-mail marketing cada vez mais segmentados.

Para que o tema fique ainda mais claro na sua mente, preparamos este miniguia a respeito do assunto. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é o conteúdo gerado pelo usuário?

Embora o termo pareça muito claro, torna-se interessante esmiuçar um pouco mais a respeito do que realmente se trata o user generated content. Basicamente, refere-se ao conceito do público ter autonomia para criar boas histórias, compartilhar experiências e divulgar sua marca por intermédio de diversos meios de comunicação, proporcionando uma interação espontânea e gratuita.

Foi-se o tempo em que o cliente se comportava como um mero espectador esperando que as situações acontecessem, ou seja, que as empresas viessem até ele com uma propaganda revolucionária, letreiros coloridos e frases de efeito. Hoje o cliente é protagonista e sabe exatamente o que quer, como e quando.

Tendo em vista que o foco no marketing digital está cada vez mais efetivo em proporcionar uma experiência de consumo, vale ficar de olho no que as pessoas têm a dizer sobre o seu produto ou serviço e, naturalmente, como isso é aceito na internet. Visando se destacar da concorrência, você deve compreender que as necessidades dos clientes devem ser ouvidas de alguma forma, então, por que não dar voz a eles?

Como funciona essa estratégia?

Podemos qualificar como conteúdo gerado pelo usuário os comentários, os posts, as imagens, os vídeos, os tuítes e quaisquer outras formas de interação, sendo que o poder do marketing de relacionamento se faz presente, e muito, nessa estratégia. Incentivar a participação nas redes sociais, no blog ou no e-commerce é uma forma simples de entender o que acham da sua marca.

Se o site da empresa, por exemplo, é um local agradável, responsivo e que instiga os visitantes a interagirem, a tendência é que as pessoas participem bastante e assim haja uma probabilidade maior da conversão de leads. Um bom layout, a definição dos objetivos da empresa e a entrega de conteúdo relevante são os primeiros passos para atrair os consumidores e gerar o engajamento esperado.

Entenda que o feedback do usuário é de extrema importância para melhorar os processos internos e, mesmo que seja uma reclamação, saiba valorizar a crítica como algo positivo para redesenhar as estratégias e fortalecer a imagem da marca. Perceba que a participação contínua dos clientes está entrelaçada a um serviço de qualidade e um atendimento de primeira, daqueles que jamais esquecemos.

Como isso se tornou uma tendência no marketing digital?

Assim como os conceitos de gestão de dados, storytelling, o uso da inteligência artificial e outros mecanismos para auxiliar o planejamento das empresas, o conteúdo gerado pelo usuário também é uma grande tendência de mercado. No entanto, engana-se quem pensa que é algo relativamente novo, pois, desde a popularidade da internet, lá em meados de 2005, esse assunto é abordado frequentemente.

O surgimento das redes sociais como forma das pessoas compartilharem seus momentos, os seus gostos, as preferências e, de certa maneira, mostrarem para os outros que são felizes ao seu jeito, permitiu o “boom” dessa estratégia. As empresas começaram a ver uma oportunidade muito clara de usar isso a favor e transformar o marketing digital de uma vez por todas.

Quando algo surte efeito positivo, logo todo mundo quer fazer igual e, com isso, milhares de marcas utilizam até hoje a participação do público como alavanca para suas campanhas. Provavelmente você já deve ter visto os casos de sucesso da Coca-Cola com o nome nas latas, dos desenhos no copo da Starbucks, fotos de aventuras para a GoPro e assim por diante.

Quais os benefícios do user generated content para o seu negócio?

Talvez você não tenha percebido de imediato, mas existem inúmeros benefícios em relação a participação dos usuários, reforçando a necessidade da presença online das empresas e de uma boa comunicação. A abertura de espaço para a interação faz com que os visitantes se interessem mais pelo que você oferece, criando um vínculo de identificação com o produto.

A credibilidade é um dos pilares mais importantes nessa estratégia, tendo em vista que se você observa pessoas comentando bem sobre uma determinada marca, instintivamente, a chance de comprar naquele lugar é muito maior. Isso gera o famoso gatilho mental da prova social, em que estímulos positivos nos impulsionam a tomar uma ação, até mesmo para não nos sentirmos excluídos na sociedade.

Veja também que uma boa demanda de conteúdos gerados pelos visitantes só contribui para as finanças do seu negócio, pois, o volume de busca em relação a marca tende a subir organicamente. Isso faz com que o orçamento das campanhas seja melhor distribuído, haja um retorno positivo sobre o investimento aplicado e ainda tenha um manancial de ideias para produzir conteúdos próprios.

Quais as principais formas de implementar essa estratégia?

Na hora de pegar toda a teoria e colocar na prática, você vai precisar de um bom planejamento e entender que as táticas de engajamento precisam coincidir com a proposta da empresa e, principalmente, os valores que emprega. Para tanto, você pode não só incentivar os comentários a respeito da marca, mas identificar algo que chame a atenção do público.

Um e-commerce de cosméticos, por exemplo, pode muito bem incentivar os usuários a tirarem fotos com os produtos e postarem nas redes sociais, utilizando uma hashtag da marca. O uso desse recurso, seja na linha do tempo comum, seja nos stories, permite que o conteúdo viralize mais rapidamente e as campanhas tenham um melhor engajamento.

Fornecer descontos, realizar concursos, desenvolver enquetes, entregar materiais ricos, promover lives e demais estratégias servem para induzir as pessoas a participarem, independentemente de serem datas comemorativas ou não. Além disso, mantenha uma boa relação com influenciadores digitais, pois o conteúdo gerado por eles em forma de depoimento agrega consideravelmente nas vendas.

Para finalizarmos, vale ressaltar que é preciso uma boa curadoria do conteúdo gerado pelo usuário, a fim de identificar possíveis gargalos na comunicação, se prevenir em relação aos haters da internet e afastar possíveis polêmicas.

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Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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