Como planejar campanhas de e-mail marketing com o prazo apertado?

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Como planejar campanhas de e-mail marketing com o prazo apertado?

A criação de campanhas de e-mail marketing pode ser um processo desafiador, já que esse canal contempla múltiplas abordagens. Isso requer um entendimento aprofundado sobre o seu público-alvo e a identidade da sua marca.

O e-mail marketing é altamente versátil, sendo capaz de se adaptar a uma série de formatos diferentes para promover empresas de segmentos bem distintos. É um meio que está totalmente no seu controle para atender a todas as suas necessidades.

No entanto, nem sempre temos todo o tempo do mundo para nos dedicarmos ao desenvolvimento das peças de marketing. Então, o que fazer quando o prazo está apertado? Nessa hora, não se pode apressar o processo, já que isso prejudica os resultados.

No artigo a seguir, vamos mostrar como trabalhar com campanhas de e-mail marketing, mesmo com um prazo curto. Confira!

Lidando com prazos apertados em e-mail marketing

Veicular as peças de marketing no timing correto é fundamental para o seu sucesso. Isso é ainda mais valioso quando se trata de e-mail marketing, já que o momento em que ele chega à caixa de entrada do destinatário é decisivo.

Você provavelmente já ouviu dizer que a pressa é inimiga da perfeição. Mesmo com o prazo apertado, não é recomendado abrir mão da qualidade. Se você fizer isso, a imagem da sua marca e os seus resultados podem ser prejudicados.

Em vez disso, vale a pena adotar alguns passos como os que serão apresentados a seguir, para organizar adequadamente as suas demandas e lidar com os prazos apertados delas:

  • mantenha um calendário editorial, em que fiquem previstas as suas ações de conteúdo ao longo do tempo;
  • planeje o conteúdo com antecedência, pois isso torna mais fácil o processo de lidar com ele depois;
  • tenha um modelo de e-mail marketing já pronto, para que possa ser sempre reutilizado ao realizar os seus envios;
  • conte com uma estratégia de marketing completa, que inclua uma voz de marca bem definida e uma identidade visual a ser seguida;
  • contrate uma equipe qualificada para lidar com as suas demandas de marketing, tanto para realizar entregas dentro do prazo como para ajudar você a se antecipar.

Planejando campanhas de e-mail marketing com o prazo apertado

O desenvolvimento de boas campanhas de e-mail marketing depende bastante da sua capacidade de organizar as demandas e dedicar o tempo adequado a cada etapa do processo. Apesar disso, existem algumas formas eficazes de aumentar as suas chances de sucesso mesmo, em meio à correria. Confira a seguir os principais passos para planejar uma campanha de e-mail marketing com o prazo apertado.

Defina os seus objetivos

Trata-se de um ponto fundamental para ter sucesso com a sua campanha de e-mail marketing. Afinal, sem definir objetivos, você nunca saberá se obteve sucesso com os seus esforços.

Essa etapa não precisa demorar muito. É necessário levar em conta o posicionamento da empresa e sua missão comercial no momento. O que ela pretende conquistar com a ajuda dessa estratégia de e-mail marketing?

Também é necessário estabelecer KPIs para esses objetivos. São as métricas mais importantes, capazes de apontar factualmente o sucesso ou o fracasso das suas iniciativas.

Escolha o melhor horário de envio

Muito do sucesso de uma campanha de e-mail marketing depende de seu timing, ou seja, o momento em que chega à caixa de entrada do destinatário. Portanto, você precisa ter cuidado com o horário do envio.

Como o prazo está apertado, não há tempo para hesitar demais em relação a esse ponto. Então, você pode levar em conta o que sabe a respeito do perfil do seu público-alvo.

Por exemplo, se quer enviar um conteúdo voltado ao universo corporativo, pode ser vantajoso usar o horário comercial. Assim, essas pessoas poderão conferir seu conteúdo enquanto estão dentro do escritório.

Envie um conteúdo atrativo

Se o conteúdo da sua campanha de e-mail marketing não é atrativo, dificilmente cativará a audiência e trará os resultados que você está esperando.

Mesmo com um prazo apertado, é necessário dedicar o tempo adequado para agregar qualidade ao seu conteúdo. Trata-se de um dos elementos mais importantes do envio. Não se trata de algo subjetivo. Ao levar em conta os interesses e as necessidades do público-alvo, o próximo passo envolve criar um material que seja do interesse dele.

Utilize um layout eficiente

O aspecto visual das suas campanhas de e-mail marketing não deve ser negligenciado. Ele pode ser decisivo para o seu conteúdo chamar a atenção e ganhar o engajamento dos destinatários. Só que, para isso, você precisa de um layout de qualidade.

Se o tempo estiver curto, é possível otimizar o processo ao utilizar um modelo de layout já pronto, seja de um envio anterior da sua empresa ou adquirindo um. O ponto mais importante é que esse visual seja versátil, ou seja, adapte-se às várias necessidades de e-mail marketing.

A escolha deve ser feita, novamente, a partir do que você conhece a respeito do público-alvo. Quais as necessidades e preferências dessas pessoas a respeito de layout? Tome cuidado para não errar nesse momento.

Implemente a automação de e-mail marketing

Você pode aprimorar significativamente os resultados das suas campanhas de e-mail marketing ao contar com automação. Trata-se de um recurso que possibilita disparar envios automáticos a partir de critérios pré-definidos.

Por exemplo, você pode programar envios automáticos com uma seleção temática do conteúdo para impactar a sua base de público ou mesmo segmentá-la por interesses. Além disso, a automação de e-mail marketing permite impactar quem não compra há determinado tempo.

O sucesso desse tipo de campanha depende dos critérios empregados no planejamento. É algo que não deve demorar muito, mas requer pensamento estratégico de toda a equipe.

Agora que você conhece algumas formas de garantir mais qualidade à campanha de e-mail marketing mesmo com o prazo apertado, está na hora de começar a trabalhar. Leve em conta essas dicas para estruturar a sua estratégia e garanta cada vez mais qualidade para os seus envios. Lembre-se de aprimorar as estratégias a partir dos resultados recebidos.

Quer ajuda para potencializar seus resultados com e-mail marketing e demais canais? Basta entrar em contato conosco!

2019-03-15T14:18:01+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Coordenador de Marketing na empresa @MediaPost, atua na área desde 2013. Formado em Marketing e especialista em performance de Marketing Digital.

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