Como preparar campanha de e-mail marketing em seu e-commerce para vender mais no dia das mães?

//Como preparar campanha de e-mail marketing em seu e-commerce para vender mais no dia das mães?

Como preparar campanha de e-mail marketing em seu e-commerce para vender mais no dia das mães?

O dia 12 de maio, um domingo, já chama a atenção de comerciantes desde o início do ano. O motivo para tanta antecipação é que se trata do Dia das Mães, a data mais importante para o comércio no primeiro semestre.

De acordo com estimativas feitas em 2018 pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), a festividade estava prevista para movimentar cerca de R$17,05 bilhões de reais. Você não quer ficar de fora dessa, não é? Portanto, a recomendação é começar a se planejar o quanto antes.

Neste texto, vamos passar diversas dicas essenciais para você criar uma boa campanha de Dia das Mães, frisando a importância de criar e-mails personalizados para a data. Confira!

Por que criar uma campanha para o Dia das Mães?

Naturalmente, essa é uma data que mexe com o emocional das pessoas. Lembranças carinhosas vêm à tona, uma sensação de nostalgia nos invade e fica quase inevitável comprar um presente para demonstrar tudo o que estamos sentindo. Se você já passou por essa situação, tente se lembrar do que teve influência na hora de decidir onde realizar sua compra.

Além de todo o clima amoroso, a data é marcada pela forte concorrência entre as marcas para conseguir a preferência do consumidor. Por isso, é bastante possível que você tenha se deparado com anúncios direcionados a influenciar sua decisão de compra.

Com o avanço das ferramentas de marketing digital, essas campanhas têm o seu alcance intensificado, o que também significa uma concorrência mais feroz. Sendo assim, se destacar é cada vez mais essencial. A seguir, vamos apresentar algumas das melhores práticas para montar sua campanha de dia das mães.

Como preparar seu e-commerce para a data?

Como tudo que envolve marketing, planejamento é a chave. Não deixe para planejar sua campanha de Dia das Mães na última hora, pois isso pode custar caro. Confira as dicas a seguir e comece a pensar em sua estratégia:

Defina seu público-alvo

A definição do público-alvo é um passo fundamental na estruturação de qualquer estratégia de marketing. Muitos lojistas cometem o grande erro de subestimar essa etapa por presumirem, em alguns casos que, como o dia é das mães, elas são o público-alvo natural.

Esse é um erro básico, mas incrivelmente comum. Apesar de contar com produtos que podem ser do interesse das mães, as ações não devem ser direcionadas a elas. Por quê? Porque não são as mães que fazem as compras, mas seus filhos, cônjuges, netos etc. Sendo assim, estude profundamente as características dessas personas e defina sua estratégia baseada nelas.

Vamos a um exemplo: de modo geral, podemos assumir que maridos e filhos estão dispostos a adquirir presentes mais caros, enquanto netos e genros tendem a procurar por lembranças com preços mais baixos. Desse modo, fica claro que a linguagem utilizada e o produto oferecido a cada grupo devem ser diferentes.

Promova a data nas redes sociais

As redes sociais são uma arma poderosa em qualquer data festiva, especialmente nas que envolvem a conexão familiar. Portanto, fazer bom uso dessas ferramentas é essencial para sua campanha de Dia das Mães.

Baseado no seu público-alvo, defina as redes que merecem maior atenção. A partir daí, crie conteúdos interessantes e pertinentes à sua audiência com a intenção de manter a lembrança da data sempre viva. Uma prática interessante é realizar promoções com kits exclusivos para o dia. Além disso, você pode fazer promoções e disponibilizar cupons para serem utilizados exclusivamente na compra de um presente.


Invista em links patrocinados

Essa é uma das formas mais rápidas de obtenção de resultado no marketing digital. Sabe quando você realiza uma busca no Google e os primeiros resultados vêm com uma pequena etiqueta com a palavra “Ad”? Esses são os links patrocinados.

No contexto da campanha de Dia das Mães, sua principal vantagem é a facilidade de segmentação, isto é, eles serão exibidos para pessoas que já realizam buscas de produtos ou conteúdos semelhantes. O que isso significa? Uma taxa de conversãmuito maior.

Como todos os que visualizam o anúncio têm, supostamente, algum interesse no que você oferece, não será necessário investir recursos com usuários que não são relevantes para a campanha.

Evite o lugar-comum

Em um período no qual praticamente todas as lojas estão desenvolvendo campanhas para atrair clientes, diferenciar-se é fundamental. Por isso, evite cair em estereótipos e apresente soluções criativas para seus clientes.

Sendo assim, evite resumir a ideia de mãe àquela velha caricatura da mulher forte que toma conta dos filhos. Que tal, por exemplo, criar listas de presentes específicas para mães atletas, executivas, viajantes etc.?

Qual a importância do e-mail marketing nesse processo?

Como em qualquer estratégia de marketing que vise à aproximação com o consumidor, o uso do e-mail marketing é essencial. Utilizando o fluxo de nutrição, você é capaz de despertar e manter o interesse do seu contato na data. Assim, basta realizar a comunicação correta para direcioná-lo à decisão de compra.

A mensagem pode variar de acordo com a sua segmentação de contatos. Os e-mails enviados para as mães podem conter congratulações e pequenos brindes, como cupons de descontos e promoções exclusivas. Nesse caso, o principal objetivo é realizar uma aproximação entre marca e cliente. Já as mensagens enviadas para os contatos que são potenciais compradores devem conter informações claras sobre preços, produtos, promoções e dicas de compra.

Vale lembrar, mais uma vez, que não basta ter informação pertinente: é preciso se destacar. Para isso, é crucial criar e-mails realmente atrativos e inovadores, que se diferenciem das outras dezenas de mensagens que podem chegar na caixa de entrada do seu público.

Criar uma campanha de Dia das Mães é uma tarefa que exige um bom planejamento estratégico e, se bem-executada, pode render bons frutos ao seu e-commerce. Lembre-se de definir seu público-alvo com antecedência a fim de contar com tempo hábil para idealizar e executar as ações.

E aí, pronto para seguir nossas dicas e criar campanhas eficientes para o Dia das Mães? Aproveite que está por aqui e dê uma olhada no nosso artigo que ensina como usar o e-mail marketing para gerar compras por impulso. Boa leitura!

2019-03-15T15:25:38+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Coordenador de Marketing na empresa @MediaPost, atua na área desde 2013. Formado em Marketing e especialista em performance de Marketing Digital.

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