BlackLists: Solução para uns e problemas para outros

BlackLists: Solução para uns e problemas para outros

BlackList é uma lista onde são registrados IPs/Domínios das empresas que praticam spam. A causa é nobre, mas a forma, ainda é a incorreta.

Na maioria das vezes a empresa é adicionada a uma BlackList através da denúncia de um destinatário ou por enviar e-mails para uma Spam Trap. Até aí tudo bem, pois se o destinatário fez a denúncia ou a empresa enviou e-mails para uma Spam Trap, ela está fazendo errado e já é culpada, mas as empresas que prestam serviço de envio de e-mail são prejudicadas, pois não existe, hoje, uma opção de saber quem é spammer antes do envio.

Vamos imaginar um cenário:

Você, leitor, é uma empresa de envio de e-mail. Eu vou contratar seus serviços para enviar meus e-mails (lista desconhecida, comprada, extraída, etc.) e faço o envio. No meio da minha lista havia uma Spam Trap ou um destinatário denunciou o envio como spam e os IPs/Domínios de sua empresa foram parar em uma BlackList. Como você faz para retirar este registro? Tudo bem que maioria das vezes você solicita e eles retiram o registro, mas você não resolveu o problema que é identificar qual dos seus clientes é o spammer, certo?

Os responsáveis pela BlackList não vão te informar exatamente o motivo. Você possui vários clientes. Como você vai punir o responsável sem saber quem é? Você vai bloquear todos os clientes de sua empresa? Essa não é uma opção, certo?

As BlackLists possuem uma causa nobre, mas precisam entender que hoje existem muitas empresas que prestam serviços de envio de e-mail e precisam ajudar a identificar quem é o autor da mensagem e não bloquear todos os envios de um servidor.

E isso vale até mesmo para a gigante Google. Muitas empresas usam o Google APPs. Pra quem não sabe o que é, veja esse link: http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/
Bom, como muitas empresas usam os servidores da Google como seus servidores de e-mail e por ser fácil se cadastrar, empresas spammers usam o servidor para disseminar seus spams e quando barram em uma denúncia ou Spam Trap o que acontece? Bloqueiam todos os envios daquele servidor (IP/Domínio). É inviável a Google disponibilizar um IP e um domínio para cada empresa cadastrada no Google Apps, ou seja, são servidores compartilhados.

O problema é que todas as empresas que usam aqueles servidores para enviar seus e-mails pagam pelo problema causado por uma ou duas empresas sem maturidade para utilizar esta ferramenta.

Os responsáveis pelas BlackLists deveriam passar algumas informações para as empresas que prestam serviços de envio de e-mail, como, cabeçalho da mensagem ou até mesmo a mensagem completa, mesmo que omitam o destinatário que fez a denúncia ou a Spam Trap, mas pelo menos algo que ajudem as empresas identificarem qual dos seus clientes é responsável pelo disparo, mas isso não acontece nos dias de hoje.

Espero que este post sirva de start para que as pessoas/empresas responsáveis pelas BlackLists pensem neste cenário que é cada vez mais constante.

Se tiver um pensamento diferente ou desejar acrescentar algo neste post, deixa seu comentário.

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1 Comentário

  1. Anonymous disse:

    Muito interessante estas colocaçoes!

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