Atualizar ou desapegar da minha lista de contatos?

/, Estratégia/Atualizar ou desapegar da minha lista de contatos?

Atualizar ou desapegar da minha lista de contatos?

Quando se trata de falar sobre lista de contatos, geralmente a gente fica um pouco perdido sobre qual procedimento tomar para que tenhamos um melhor resultado nas campanhas de e-mail marketing.

Mas a real é que em uma lista de contatos pode ter leads com perfis e características muito diferentes uns dos outros, das quais se você não souber segmentar pode ter problemas futuramente. Sabia disso? ?

E esses leads, aí? Eles fazem parte da minha lista de contatos?

Sim. A partir do momento em que a pessoa realiza alguma das atividades abaixo, ela se torna um lead. Um lead nada mais é do que uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. ?

Eles podem ser classificados como:

  • pessoas que já compraram algum produto no seu site;
  • pessoas que se cadastraram recentemente no seu blog;
  • pessoas que autorizaram receber seus e-mails e newletter (opt-in);
  • pessoas que preencheram formulário para receber algum material.

Para capturá-los existem iscas que podem ser utilizadas, como: realizar webinars sobre algum tema de interesse do público, oferecer e-books com materiais ricos, vídeos ou infográficos para instigar que a pessoa se torne um lead.

Por que eu preciso segmentar minha lista de contatos?

Já ouviu aquele ditado: “uma mulher prevenida vale por duas?” Com a segmentação não é diferente! 

A segmentação é primordial para garantir a entrega de uma mensagem à pessoa certa. Para você fazer isso, conte com uma Sant@juda perfeita para te auxiliar na organização e segmentação de sua lista de contatos.

Vamos a um exemplo claro da falta de segmentação:

“Um e-commerce envia para seus clientes ofertas de camisetas do Corinthians para uma lista de contatos de torcedores do Palmeiras.”

Já se imagina o que poderia ocorrer, né? Sem dúvidas os torcedores Palmeirenses não iriam gostar nadinha e consequentemente iriam se descadastrar (opt-out) da lista de contatos.?

 


Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário