Saiba como atrair leads qualificados sem gastar dinheiro

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Saiba como atrair leads qualificados sem gastar dinheiro

Criar uma boa base de contatos não é uma tarefa nada fácil, além de você se preocupar na sua estratégia de atração de leads, você precisa ter certeza que seu público é qualificado para o seu negócio.

Por conta dessa dificuldade, muitas pessoas deixam de lado as boas práticas da geração de leads e preferem comprar listas de contatos, que além de serem ilegais, geram péssimos resultados a sua campanha.

Para te ajudar a construir uma lista, eu selecionei 6 técnicas para a geração de leads qualificados de forma orgânica, confira:

1- Pop-Ups

Os pop-ups são aqueles avisos que tomam conta da tela enquanto você navega em algum site, essa estratégia é uma ótima maneira de chamar a atenção do seu público a se fazer parte da sua base de contatos. 

Existem algumas maneiras bem eficientes de colocar essa técnica em prática:

Boas-vindas: Você tem em média 7 segundos para convencer o seu público a permanecer em seu site, e utilizar pop-up de boas-vindas pode mostrar de forma clara o que esperar ao navegar no seu site, tendenciando o leitor a conferir um conteúdo rico para se aprofundar em algum assunto em troca de seu e-mail.

Algumas empresas apostam em incentivos financeiros para atrair novos leads, como dar cupons na primeira compra, frete grátis e/ou brindes, veja o mais adequado e implemente em sua estratégia.

Intenção de abandono de site: Esse tipo de pop-up aparece quando o usuário faz alguma ação que sugere o abandono do site, como: passar o mouse no botão de fechar página do navegador, ficar alterando de aba, etc. 

A partir dessas ações o pop-up aparece e tenta convencer seu público a permanecer na página, muitas empresas optam usar uma linguagem emocional, do tipo “Você pensou em nos abandonar?” acompanhado com algum conteúdo para se aprofundar em algum assunto em troca de seu e-mail, igual no boas-vindas.

Divulgação de conteúdo: Se o leitor está em uma página de um tema específico, você pode criar um pop-up de algum conteúdo complementar ao tema, o ideal é indicar um conteúdo rico em troca do e-mail.

Mas atenção! É importante que você não exagere na quantidade de pop-ups do seu site, apesar de gerar grande visibilidade a sua mensagem, o excesso da sua utilização pode incomodar o seu público e prejudicar a taxa de rejeição da sua página.

2- Landing Pages

As landing pages são páginas dedicadas a atrair leads, através dela você utiliza diversos argumentos de venda para o leitor preencher suas informações em troca de algum benefício, como:

  • Cursos;
  • Promoções exclusivas;
  • Vídeos exclusivos;
  • Infográficos;
  • Pesquisas de mercado;
  • E-books;
  • Planilhas;
  • Teste grátis.

Para ter uma boa landing page não basta possuir um bom atrativo, a estrutura da página faz toda diferença para atrair leads.

Título: o título é o principal chamariz da sua ‘oferta’, portanto seja direto e criativo.

Texto atrativo: quando você ressalta os benefícios detalhadamente daquele benefício, aumentam significativamente o número de cadastros da sua landing page.

Imagem: utilize imagens que faça sentido com a experiência do cliente com o benefício, não com sua empresa.

Formulário: O formulário de cadastro é peça chave para sua landing page, afinal ele é o responsável pela geração de leads, tome cuidado com o tamanho do seu formulário solicite apenas os dados relevantes para diminuir o esforço dos usuários que possuem interesse em seu material.

3- Eventos

Se sua empresa participa de eventos, é fundamental criar uma estratégia de geração de leads, já que você tem certeza que nesses eventos possui potenciais clientes para sua empresa.

Ofereça algum benefício em troca do lead de seus visitantes, quanto mais criativo e atrativo ele for maior será o número de pessoas que irão visitar seu stand e maior será a geração de leads.

Dar copos, cadernos e garrafas d’água são ótimos atrativos, você também pode realizar um sorteio de um prêmio mais caro, como relógios, kits ou um cupom exclusivo para o ganhador.

4- Indicação de amigos

Campanhas de indicação de amigos é uma ótima maneira de atrair leads qualificados para sua empresa de forma rápida.

Segundo uma pesquisa da Nielsen, 90% dos consumidores em todo o mundo, dizem que confiam no boca a boca de seus amigos e familiares acima de todas as outras formas de publicidade.

E para incentivar que seus clientes te indiquem você deve oferecer algum benefício, no clássico “indique e ganhe”.

A melhor maneira para entrar em contato com seus clientes e realizar esse tipo de estratégia é através de campanhas por e-mail marketing.

5- Redes Sociais

Para atrair leads nas redes sociais você precisa identificar qual é a rede mais adequada para encontrá-los.

Grupos do Facebook: Participe de grupos de interesse que fazem sentido com sua empresa, por exemplo:

Se você possui um e-commerce de moda feminina, você pode participar em grupos exclusivos de mulheres e oferecer conteúdos relevantes, como tendências de moda, promoção relâmpago, etc. É importante que suas publicações não soem vendável, e sim como uma indicação de amiga.

Mas não se esqueça de direcionar seu público para alguma página fora da rede social para ficar ainda mais próximo da sua loja.

Grupos do LinkedIn: Como no Facebook, você pode participar de grupos de interesses e oferecer conteúdos relevantes, mas já que o LinkedIn é uma rede social profissional, crie conteúdos voltados a profissão da pessoa e a experiência que ela irá ganhar com aquilo.

6- Chat online

Ter um chat em seu site é uma boa maneira de atrair leads e tirar suas dúvidas de forma instantânea.

Antes dos visitantes entrarem em contato com seus atendentes, você pode dar a condição de solicitar alguns dados para o atendimento ser mais eficiente, como: nome, e-mail e telefone.

O que você achou dessas dicas? Implemente em sua estratégia e me diz no campos dos comentários como foi sua performance! Até a próxima.

2020-10-09T12:19:02+00:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de marketing há 1 ano e atualmente busca especialização em motion designer e análise de dados.

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