Dono de e-commerce: descubra como anunciar os novos produtos

/, E-commerce/Dono de e-commerce: descubra como anunciar os novos produtos

Dono de e-commerce: descubra como anunciar os novos produtos

Novidades são sempre ótimas chances de manter o interesse do seu público e atrair novos clientes. Não basta, porém, disponibilizar os itens mais incríveis e esperar que sejam vendidos: é preciso montar um planejamento voltado para anunciar novos produtos.

Se bem realizado, o anúncio das novidades vai criar um apelo antes mesmo do lançamento. Utilizando eficientemente estratégias de marketing como o lançamento de e-mails ou as postagens nas redes sociais, a tendência é que a conversão de vendas seja potencializada.

Por isso, elaboramos o conteúdo a seguir com dicas essenciais à promoção de novos produtos. Falaremos da importância do período pré-venda e listaremos estratégias que podem ser utilizadas. Confira!

Invista na pré-venda

Se você acompanha alguma série televisiva, sabe da importância do período que antecede o lançamento de um produto. Afinal, o que são os trailers senão uma forma de criar expectativa para a estreia das produções? Será que você ligaria tanto para a oitava temporada de um seriado se não fosse alimentado por teasers que instigassem sua curiosidade?

Mesmo sem todo o glamour de uma produção audiovisual, o período pré-venda é essencial para a inserção de novos produtos no mercado. Esse é o momento em que você apresenta a novidade ao cliente e cria expectativas sobre seu lançamento. O objetivo é, no mínimo, despertar a curiosidade do público.

Então, criar apelo para o produto antes mesmo de seu lançamento é essencial — especialmente quando se trata de uma mercadoria inovadora. Basta pensar nas grandes convenções realizadas pela Apple para anunciar dispositivos que, muitas vezes, não tem nem a data de lançamento definida ainda.

É claro que estamos falando de um produto de proporções diferentes, mas a ideia é a mesma. Portanto, antes de efetivamente lançar um item para a venda, certifique-se de que seus clientes já fiéis saibam e esperem a novidade. Muitas estratégias podem ser úteis para a finalidade.

Adote estratégias de marketing diferenciadas

Boas novas: existem diversas técnicas de marketing que lidam com a preparação de terreno para o lançamento de um produto. Conhecendo bem sua audiência, você pode escolher a mais adequada ou combinar diferentes ideias. Antes de tudo, é preciso se perguntar: o que posso fazer para atingir minha persona?

Se o perfil do seu consumidor inclui a atividade em redes sociais, você não deve, de forma alguma, deixar esse canal de lado. Instagram, Facebook e outras mídias ganham cada vez mais força no relacionamento entre marcas e clientes. No atual cenário digital, não marcar presença por lá significa não existir.

Dê atenção ao marketing de influência

Esta abordagem visa utilizar indivíduos que exerçam certa influência sobre potenciais compradores. Trata-se dos digital influencers — sobre os quais você certamente já ouviu falar, não é verdade?

A tendência social é que os consumidores cada vez mais confiem nas opiniões e indicações dessas personalidades, em vez de avaliarem diretamente o que a marca tem a dizer sobre o produto. Segundo Philip Kotler, autor de Marketing 4.0, isso se dá por uma perda de confiança da população em relação às empresas no geral.

Por isso, utilizar influenciadores pode ser uma grande forma de engajar a audiência durante o período promocional e criar demanda para o novo produto. A distribuição gratuita da mercadoria para essas personalidades é uma forma de incentivá-las a recomendarem o item.

Parcerias que envolvem posts pagos ou aparições em eventos também são opções. O essencial mesmo é encontrar os indivíduos que exercem real influência sobre a persona da sua marca.

Aposte no marketing de conteúdo

Não é à toa que o marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Uma pesquisa aponta que essa abordagem custa 62% menos do que o marketing tradicional e traz resultados até três vezes mais eficientes.

A alma dessa estratégia consiste em produzir conteúdo de qualidade e pertinente à persona, de forma a atraí-la para o seu site e, eventualmente, fazer com que se converta em cliente. O método se encaixa perfeitamente na promoção de novos produtos.

Se utilizado com maestria, o marketing de conteúdo tem o potencial de tornar sua empresa uma autoridade no assunto. Quem melhor do que uma autoridade para anunciar e incentivar o consumo de novidades? Esse processo, porém, exige um trabalho devidamente planejado e executado.

É recomendada a criação de um blog que aborde assuntos de interesse da persona. Os conteúdos podem ser gerados em texto, vídeo ou o que for mais apropriado para a audiência. Assim, é possível educar o cliente sobre suas necessidades e indicar como o novo produto pode resolver seus problemas.

Utilize o e-mail marketing para anunciar novos produtos

Alguns dizem que o uso de e-mails está ultrapassado. Esse pode até ser o caso da comunicação pessoal, mas definitivamente não se aplica à realidade do marketing digital. Em uma pesquisa realizada no ano de 2018, a Rock Content revelou que 76,7% das empresas utilizam essa estratégia.

O e-mail pode ser muito eficiente para um processo promocional de lançamento. Se você já adota esse método, conta com uma base de contatos que sabe que pode se interessar pelo que tem a dizer. Trata-se de uma vantagem tanto para o período pré quanto para o pós-lançamento.

É crucial lembrar que a forma de elaboração e execução da estratégia de e-mail marketing é determinante para o seu sucesso. As mensagens devem contar com títulos chamativos, designs elaborados da maneira adequada, bons textos e calls-to-action devidamente arquitetados.

Além disso, é importante tomar cuidado para não importunar a audiência. Portanto, definir uma frequência saudável de envios mostra-se fundamental.

Promover o lançamento de produtos é algo almejado por todo e-commerce que busca se manter em constante crescimento. Realizar esse processo de forma planejada é a chave para que os novos itens criem apelo entre os consumidores e gerem a demanda desejada.

Existem diversas estratégias para a promoção de itens. Por isso, o primeiro passo é sempre entender a melhor forma de se comunicar com os consumidores e clientes em potencial.

E aí, pronto para promover anunciar novos produtos? Caso tenha se interessado pela estratégia de e-mail marketing, que é uma das mais utilizadas no mercado, continue pelo blog e torne-se um e-mail marketing expert!

Sobre o Autor:

Especialista em vendas há 9 anos e com amplo conhecimento em gestão de novos negócios. Atualmente, é supervisora e seu objetivo é identificar oportunidades de vendas.

Deixar Um Comentário

Atendimento online