“Trago seu amor de volta em sete dias.”
Aquele que nunca teve o coração partido e cogitou — mesmo que por um mini, micro, nano-segundinho — recorrer aos “astros”, que atire a primeira pedra!
Contudo, eis uma boa notícia para os coraçõezinhos despedaçados: diferentemente das paixões, existe um truque mágico para recuperar seus clientes!
E o melhor: nem é preciso esperar sete dias.
Não é feitiçaria! É retargeting!
A técnica do retargeting, ou remarketing, compreende uma estratégia reativa extremamente eficaz junto aos consumidores, muito utilizada por grandes empresas.
Trata-se, basicamente, de um recurso de marketing, cujo objetivo é atrair aquele cliente — ou quase cliente — que visitou sua loja em determinada ocasião mas não chegou a efetuar uma compra.
E como funciona esse retargeting?
Tomemos o Google Adwords — uma das ferramentas de retargeting mais populares do mercado — como exemplo. Olhe só como ele trabalha:
Ao captar o interesse do usuário por algum serviço ou produto, seu sistema passa a enviar anúncios com conteúdos similares para este sujeito, amplificando — e muito — seu potencial de consumo. Demais, não?
Caso você deseje informações mais completas sobre esta ferramenta, acesse o link:
https://support.google.com/adwords/answer/2454000?hl=pt-BR
Tá, mas e o bambu?
Tá bem, tá bem, foco no e-mail marketing.
Abordar o retargeting dentro de nosso segmento é como falar de Romeu e Julieta. Parece que nasceram um para o outro!
Isso porque é muito simples aplicar o conceito com a ferramenta.
Arrume uma caneta e afaste o pó de sua caderneta, meu amigo, pois é hora de aprender a trabalhar este recurso.
Lição de casa sobre e-mail marketing
Sempre que disparar uma campanha de e-mail marketing — especialmente se nela oferecer algum produto ou serviço —, avalie como seus destinatários interagiram com ela.
Em seguida, adote uma das estratégias abaixo:
Estratégia 01 – Repescagem via e-mail
Caso seu destinatário tenha clicado no link de um produto, mas não tenha realizado a compra, reenvie, dentro de alguns dias, uma segunda campanha de e-mail marketing para ele apresentando produtos semelhantes.
Muitas vezes, tudo o que seu cliente precisa para efetuar a compra é de um empurrãozinho.
Dê a ele essa “mãozinha”. Sua loja agradece!
Estratégia 02 – Cercando o frango com e-mail marketing
Agora se o seu cliente comprou um produto, aguarde uma ou duas semanas.
Depois, envie-o uma campanha feita sob medida, recheada de acessórios e complementos para o produto adquirido.
Seu cliente irá adorar a iniciativa e, muito provavelmente, ficará tentado a incrementar sua aquisição.
Em ambos os casos, vale destacar, o segredo é a segmentação.
Portanto, só envie campanhas de retargeting se estas estiverem alinhadas com as preferências dos destinatários, ok?
Nada de e-ressaca
Outra dica fundamental: não exagere na dose.
Não é porque você tornou-se um grande mestre na arte do retargeting que irá entupir as caixas de e-mails de seus contatos, certo?
Vá com calma, tigrão, caso contrário nem mesmo os “astros” trarão seu amado cliente de volta!
Um abração e até a próxima!
Muito bom o artigo me ajudou muito a compreender o retargeting, além de ter sido bem empolgante de ler, com as imagens e a forma de escrita.. Parabéns.
Renata, muito obrigado.
Excelente artigo para se entender o retargeting. Obrigado!
Obrigado pelo elogio, Nelson.
Fico feliz por tê-lo ajudado.
Abraço.