A jornada de um e-mail (e os monstros pelo caminho)!

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A jornada de um e-mail (e os monstros pelo caminho)!

Você sabe o que acontece com seu e-mail quando aperta o botão enviar? Parece ser simples, não? Aperto o botão Enviar e pronto. O e-mail chega na caixa de entrada do meu cliente.

Realmente, na teoria tudo é simples, mas na prática, infelizmente não é bem assim. Veja só o “corredor polonês” que seu e-mail precisa superar até chegar a seu destinatário:

1. Validações da plataforma de envio

Validações-da-plataforma-de-envio

A primeira barreira pela qual seu e-mail precisa passar é a validação da plataforma de envio.

Toda ferramenta de envio, seja de email marketing ou cliente de e-mail gratuito (Gmail, Outlook etc.), valida seu e-mail antes de colocá-lo para envio.

Nesta etapa, é verificado se a mensagem enviada é segura, ou seja, não contém links para sites com vírus, por exemplo.

DICA: Valide o conteúdo de sua mensagem antes do disparo. Nas principais plataformas de email marketing você terá à sua disposição uma ferramenta de Análise Anti Spam.

Passando por esta etapa, o e-mail está pronto para ser entregue. Com isso, iremos para a próxima.

2. Comunicação entre os servidores

Comunicação-entre-os-servidores

Nesta etapa, o servidor de origem procura, localiza e inicia uma conexão com o servidor de destino. Através desta, os servidores se comunicam (igual o carteiro e o porteiro de um prédio).

Durante esta conversa, a reputação do servidor de origem é verificada. Se o IP ou domínio dele estiver listado em alguma blacklist, a conexão é cancelada.

Fazendo uma analogia simples, verifica se a empresa está com o nome sujo em algum órgão importante.

Também é verificado o domínio de remetente e os links da mensagem e se algum destes estiver em blacklist, o envio é rejeitado.

Em caso de rejeição, o servidor de origem é informado.

Quando uma empresa pratica muito spam, seus envios param nesta etapa.

DICA 1: Mantenha sua lista higienizada, removendo os e-mails inválidos. Muitos servidores rejeitam conexões quando no envio muitos e-mails são inválidos.

DICA 2: Ter uma estrutura de envios exclusiva, facilita a gestão dos IPs e Domínios, visto que apenas sua empresa os utilizarão.

Após isso, seu e-mail passará para última etapa.

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3. Validação Anti Spam do cliente de e-mail

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É nesta etapa que muitos dos e-mails são barrados.

Após o e-mail ser entregue no servidor de destino, ele ainda passa por um filtro anti spam rigoroso até atingir a caixa de entrada do contato. Este filtro avalia os seguintes fatores:

  • Remetente

A reputação de seu remetente é baseada na quantidade de vezes que suas mensagens são marcadas como spam pelos usuários. Neste caso, quanto mais spams você enviar, mais usuários irão marcar suas mensagens como tal e menos você entregará na caixa de entrada.

Além disso, também são levadas em consideração as taxas de aberturas e de cliques de seus e-mails. Se poucos usuários abrirem e clicarem nos links de suas mensagens, a reputação de seu remetente cai.

DICA: Envie mensagens relevantes, trabalhando o engajamento dos contatos e NUNCA pratique spam. Você será penalizado!

  • Assunto

O assunto de uma mensagem é considerado a vitrine da loja. Por isso, todo mundo quer chamar a atenção para si e é neste ponto que muitas empresas pecam.

Assuntos com palavras consideradas negativas, todo em CAIXA ALTA e muito longos não ajudam. Pelo contrário, prejudicam e muito seus disparos.

Os filtros anti spam irão avaliar cada caractere de seu assunto e irá penalizar sempre que necessário.

DICA 1: Assuntos curtos convertem mais!

DICA 2: Não deixe o assunto todo em caixa alta e evite o excesso de exclamações e interrogações!!! Entendeu???

  • Conteúdo

Este ponto é o mais complexo.

Filtros Anti Spam inteligentes comparam o conteúdo de sua mensagem com outras mensagens já marcadas como spam pelo usuário.

Por exemplo, se sua mensagem contiver a palavra “Viagra”, será penalizada, porque muitas outras mensagens com o mesmo conteúdo foram marcadas como spam.

Mensagens compostas apenas por imagens são penalizadas, pois seu conteúdo não pode ser identificado. Quem pode garantir que sua imagem não é uma foto de alguém nú?

DICA 1: Esta é velha. Crie suas mensagens mesclando textos com imagens. O ideal é que a maior parte de sua mensagem seja texto.

DICA 2: Evite palavras já conhecidas como spam: Grátis, Compre já, Clique aqui, Viagra etc.

DICA 3: Tente criar um e-mail sucinto e objetivo. Preze pelo tempo de seu cliente e vá direto ao ponto. Se ele for engajado com sua marca, irá comprar seus produtos.

BÔNUS:

Ferramenta para análise Anti Spam grátis!

Ferramenta-para-analise-Anti-Spam-gratis

Segue o link para uma ótima ferramenta de análise Anti Spam.

Ela avalia quase todos os pontos citados neste artigo, como, blacklists de IPs e Domínios, conteúdo, remetente etc.

http://www.mail-tester.com/

Seu uso é simples. Acesse o endereço acima, copie o e-mail que lhe é exibido, envie uma mensagem a este e clique em Verifique sua pontuação.

Após a análise, seu e-mail receberá uma pontuação de 0 a 10 e terá um relatório frisando onde precisa melhorar. Legal, não?

***

Bom, é isso!

Este é todo o trajeto que seu e-mail precisa percorrer até chegar na caixa de entrada de seus contatos.

Abraço e até a próxima.

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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