Você sabe o que acontece com seu e-mail quando aperta o botão enviar? Parece ser simples, não? Aperto o botão Enviar e pronto. O e-mail chega na caixa de entrada do meu cliente.
Realmente, na teoria tudo é simples, mas na prática, infelizmente não é bem assim. Veja só o “corredor polonês” que seu e-mail precisa superar até chegar a seu destinatário:
1. Validações da plataforma de envio
A primeira barreira pela qual seu e-mail precisa passar é a validação da plataforma de envio.
Toda ferramenta de envio, seja de email marketing ou cliente de e-mail gratuito (Gmail, Outlook etc.), valida seu e-mail antes de colocá-lo para envio.
Nesta etapa, é verificado se a mensagem enviada é segura, ou seja, não contém links para sites com vírus, por exemplo.
DICA: Valide o conteúdo de sua mensagem antes do disparo. Nas principais plataformas de email marketing você terá à sua disposição uma ferramenta de Análise Anti Spam.
Passando por esta etapa, o e-mail está pronto para ser entregue. Com isso, iremos para a próxima.
2. Comunicação entre os servidores
Nesta etapa, o servidor de origem procura, localiza e inicia uma conexão com o servidor de destino. Através desta, os servidores se comunicam (igual o carteiro e o porteiro de um prédio).
Durante esta conversa, a reputação do servidor de origem é verificada. Se o IP ou domínio dele estiver listado em alguma blacklist, a conexão é cancelada.
Fazendo uma analogia simples, verifica se a empresa está com o nome sujo em algum órgão importante.
Também é verificado o domínio de remetente e os links da mensagem e se algum destes estiver em blacklist, o envio é rejeitado.
Em caso de rejeição, o servidor de origem é informado.
Quando uma empresa pratica muito spam, seus envios param nesta etapa.
DICA 1: Mantenha sua lista higienizada, removendo os e-mails inválidos. Muitos servidores rejeitam conexões quando no envio muitos e-mails são inválidos.
DICA 2: Ter uma estrutura de envios exclusiva, facilita a gestão dos IPs e Domínios, visto que apenas sua empresa os utilizarão.
Após isso, seu e-mail passará para última etapa.
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3. Validação Anti Spam do cliente de e-mail
É nesta etapa que muitos dos e-mails são barrados.
Após o e-mail ser entregue no servidor de destino, ele ainda passa por um filtro anti spam rigoroso até atingir a caixa de entrada do contato. Este filtro avalia os seguintes fatores:
- Remetente
A reputação de seu remetente é baseada na quantidade de vezes que suas mensagens são marcadas como spam pelos usuários. Neste caso, quanto mais spams você enviar, mais usuários irão marcar suas mensagens como tal e menos você entregará na caixa de entrada.
Além disso, também são levadas em consideração as taxas de aberturas e de cliques de seus e-mails. Se poucos usuários abrirem e clicarem nos links de suas mensagens, a reputação de seu remetente cai.
DICA: Envie mensagens relevantes, trabalhando o engajamento dos contatos e NUNCA pratique spam. Você será penalizado!
- Assunto
O assunto de uma mensagem é considerado a vitrine da loja. Por isso, todo mundo quer chamar a atenção para si e é neste ponto que muitas empresas pecam.
Assuntos com palavras consideradas negativas, todo em CAIXA ALTA e muito longos não ajudam. Pelo contrário, prejudicam e muito seus disparos.
Os filtros anti spam irão avaliar cada caractere de seu assunto e irá penalizar sempre que necessário.
DICA 1: Assuntos curtos convertem mais!
DICA 2: Não deixe o assunto todo em caixa alta e evite o excesso de exclamações e interrogações!!! Entendeu???
- Conteúdo
Este ponto é o mais complexo.
Filtros Anti Spam inteligentes comparam o conteúdo de sua mensagem com outras mensagens já marcadas como spam pelo usuário.
Por exemplo, se sua mensagem contiver a palavra “Viagra”, será penalizada, porque muitas outras mensagens com o mesmo conteúdo foram marcadas como spam.
Mensagens compostas apenas por imagens são penalizadas, pois seu conteúdo não pode ser identificado. Quem pode garantir que sua imagem não é uma foto de alguém nú?
DICA 1: Esta é velha. Crie suas mensagens mesclando textos com imagens. O ideal é que a maior parte de sua mensagem seja texto.
DICA 2: Evite palavras já conhecidas como spam: Grátis, Compre já, Clique aqui, Viagra etc.
DICA 3: Tente criar um e-mail sucinto e objetivo. Preze pelo tempo de seu cliente e vá direto ao ponto. Se ele for engajado com sua marca, irá comprar seus produtos.
BÔNUS:
Ferramenta para análise Anti Spam grátis!
Segue o link para uma ótima ferramenta de análise Anti Spam.
Ela avalia quase todos os pontos citados neste artigo, como, blacklists de IPs e Domínios, conteúdo, remetente etc.
Seu uso é simples. Acesse o endereço acima, copie o e-mail que lhe é exibido, envie uma mensagem a este e clique em Verifique sua pontuação.
Após a análise, seu e-mail receberá uma pontuação de 0 a 10 e terá um relatório frisando onde precisa melhorar. Legal, não?
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Bom, é isso!
Este é todo o trajeto que seu e-mail precisa percorrer até chegar na caixa de entrada de seus contatos.
Abraço e até a próxima.
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