10 dicas do que NÃO fazer nas campanhas de e-mails

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10 dicas do que NÃO fazer nas campanhas de e-mails

Uma das primeiras estratégias de marketing digital foi o e-mail marketing, pelo seu baixo custo e alta lucratividade, e por permitir a construção de um relacionamento entre a empresa e o consumidor, garantindo o aumento das vendas.

No mundo digital, nos deparamos com dicas e dicas sobre e-mail marketing e o que devemos fazer para ter sucesso, aliás, são tantas dicas que, muitas vezes, nos perdemos em meio ao que não deve ser feito, pois há algumas falhas nas estratégias que podem comprometer a assertividade de toda a ação.

E ao mencionar  falhas, não me refiro a questões de  ortografia ou design, mas, sim, a problemas de configuração que podem fazer com que seus contatos não abram os seus e-mails. 

Para evitar esses tipos de falhas, neste artigo, apresento 10 dicas do que NÃO fazer nas campanhas de e-mail:

  • Assunto não ser persuasivo

O assunto é uma das estratégias mais importantes numa campanha de e-mail marketing, pois ele é a vitrine da sua mensagem, é a primeira coisa que o seu lead vê e, por isso, precisa ser persuasivo. Outras dica do que não fazer é criar assuntos longos, pois isso pode impactar o recebimento da mensagem, pode ser cortado pelos servidores de e-mail. Portanto, seja claro e objetivo, alinhado com a campanha. 

  • Utilizar “no reply”

As pessoas gostam de interagir com seres humanos,  atente-se a isso e não cadastre o seu remetente como “no reply”, porque é um erro gravíssimo cometido pela maioria das empresas. 

Uma das principais características do e-mail marketing é a proximidade, portanto, quanto mais humanizada for a sua mensagem, melhor.

  • Usar apenas imagens

Usar imagens não é ruim, o grande problema é usar apenas imagens., Uma vez que os servidores de emails podem barrar a sua mensagem e não entregar na caixa de entrada, essa falha impactará seus resultados. Isso acontece porque as imagens pesam e o risco de ser considerado spam é grande.

Como usar imagens sem exagerar? Use, no máximo, uma imagem e prefira os CTAs, a ideia é equilibrar imagem e textos. 

  • Não utilizar CTAs

Já que mencionamos sobre os CTAs, eles não podem faltar nessa lista. Quando fazemos uma campanha de e-mail marketing, a ideia é usar o e-mail como isca, e a melhor forma de medir a conversão é ter um CTA na sua mensagem. 

  • Não ter frequência de disparos

 

O maior erro de muitas empresas é não ter um equilíbrio no envio das suas mensagens. 

Por um lado, enviar muitos emails acaba perturbando o destinatário e refletindo de maneira negativa, mas, por outro lado,enviar pouco também não é bom, porque quem não é visto, não é lembrado. 

Para resolver isso, o ideal é testar até conseguir alcançar a frequência correta para a sua base de contatos, a sugestão é disaparar, pelo menos, uma vez por semana. 

  • Não realizar as configurações de remetente

 

Um dos pontos importantes é ter uma boa reputação do seu remetente. É imprescindível realizar as configurações de SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (DomainKeys Identified Mail), para saber mais clique aqui

Estas configurações aumentam as chances de sua mensagem atingir a caixa de entrada dos contatos, pois quando validadas, significa que a mensagem partiu de um servidor autorizado e seguro. 

  • Enviar e-mails para contatos desengajados

Enviar emails para contatos desengajados faz com que as mensagens sejam entregues na caixa de SPAM, prejudicando a reputação de seus envios como um todo. Portanto, desapegue dos contatos que não tenham interagido, pois eles podem danificar a sua base toda. 

  • Enviar para contatos que não são Opt-in

Não é uma boa ideia comprar listas ou mesmo captar emails por outras fontes que não seja Opt-in. Isso mancha a reputação da sua empresa e os resultados serão ruins. 

  • Não realizar testes

Não deixe de realizar testes em suas mensagens, não tem como adivinhar o que os leads gostam de receber. Uma boa opção é fazer o teste A/B,  que pode ser feito para assuntos, CTAs, por exemplo. 

Para saber como fazer, leia nosso artigo “Aumente os resultados do seu e-mail marketing fazendo o Teste A/B”.

  • Não acompanhar os resultados

Não acompanhar os resultados das suas campanhas é um erro grave, sem isso, é impossível identificar o ponto em que você está errando e qual a solução para melhorar.

 

As ferramentas de e-mail marketing servem para ajudar a mensurar os resultados, deste modo, tudo o que precisa fazer é anotar os números de aberturas, cliques, entender porque as mensagens estão sendo consideradas spam, para das próximas vezes conseguir melhorar a performance dos seus envios.  Quer fazer um teste? Crie sua conta teste

O e-mail marketing é uma das principais estratégias do marketing digital, por isso é importante atentar-se para não cometer esses erros, pois falhas na comunicação prejudicam a reputação da empresa e afetam diretamente os resultados de vendas. Eu tenho certeza de que você não quer isso, não é mesmo?

2021-04-26T13:55:38-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Especialista em vendas há 9 anos e com amplo conhecimento em gestão de novos negócios. Atualmente, é supervisora e seu objetivo é identificar oportunidades de vendas.

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