Que o design esteja com você!

Andando na rua, passo por uma banca de jornal e me deparo com uma revista que possui uma bela capa. Resolvo pegar a revista e folheá-la.

Além do apelo visual da capa, o conteúdo também interessa. Compro a revista de impulso.

Assim como os livros e as revistas, uma das coisas que chamará a atenção do seu consumidor é o design.

Foi pensando nisso que me ocorreu à pergunta: como anda o design do seu email marketing?

A primeira impressão é a que fica

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O email marketing, muitas vezes, será a primeira experiência que o consumidor terá com a sua empresa ou com o seu produto no meio digital.

Por mais que o assunto seja cativante, se a empresa ou o produto não possuir uma boa apresentação, o público-alvo não se sentirá atraído.

O design bem executado na peça aumenta as chances do contato interagir ou fechar negócio.

Um exemplo do quanto o design pode impactar os seus resultados é o case de estudo realizado pela Digital Telepathy, agência especializada na construção de designs para produtos e serviços, sobre o site www.crazyegg.com que apresentou um crescimento de 21,6% nas taxas de conversão após o redesign das artes que eram anteriormente utilizadas por eles (http://www.dtelepathy.com/case-studies/crazyegg).

É importante que o design do template de email marketing tenha vínculo com a identidade visual da empresa, por exemplo, se a sua marca possui as cores azul e branco, o template não deve ser vermelho e amarelo, pois isso faz com que o seu cliente perca a familiaridade com sua marca.

Além disso, pela falta de coesão do template com a marca da empresa o consumidor pode se sentir desconfiado e pensar que a sua mensagem é uma tentativa de golpe.

Outono é sempre igual… Seu template não!

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Apesar da ligação necessária do template com a marca, o design não precisa ser sempre o mesmo. Busque mudar algum detalhe, como o botão de call-to-action ou o cabeçalho.

O consumidor adora uma novidade, por isso, explore novas possibilidades.

Datas comemorativas costumam ser excelentes fontes de inspiração na hora do desenvolvimento de um novo template e ajudam a alavancar os lucros da empresa.

Não se acanhe caso possua alguma ideia para o seu template. Exponha sua ideia para a equipe de criação e preencha o briefing com o máximo de detalhes possíveis para, juntos, chegarem ao resultado esperado.

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Lembre-se: menos com menos é mais!

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O template, além de ter beleza, tem que ser funcional. Pense no público-alvo que receberá a campanha e nos servidores de e-mail.

Se a mensagem for somente uma imagem, o cliente que possuir conta no Outlook, por exemplo, não conseguirá visualizar nada.

Procure usar o código HTML* nos textos e links. Tenha clareza e objetividade com a sua mensagem. A maioria dos usuários não tem paciência com textos longos e letras pequenas. Evite fundos coloridos ou pretos no template, pois tornam a leitura cansativa.

*HTML é a linguagem que os servidores de e-mail utilizam para decodificar as mensagens enviadas.

Vida longa e próspera!

vida-longa-e-prospera

Procure explorar mais a parte imagética da peça, pois como foi dito no início do texto, a primeira coisa que atrai o consumidor é a capa da revista. Caso o seu público-alvo queira mais informações, ele clicará no botão “Saiba Mais” ou no “Comprar”.

Em média, o tempo de visualização de uma boa campanha de email marketing é de 36 segundos. Se as suas campanhas estiverem com uma média muito abaixo desse tempo é motivo para se preocupar e realizar algumas mudanças.

Essas dicas alinhadas com uma boa lista de contatos irão fazer a sua campanha obter resultados melhores, pois tornará o consumidor fiel e ansioso para receber novidades.

Dúvidas? Escreva abaixo para que eu possa respondê-las. =)

Bibliografia:

Munari, Bruno; Das Coisas Nascem Coisas; 2010

http://designzeroum.com.br/layoutando-de-forma-rapida-e-facil-parte-5-de-7/

http://www.shutterstock.com/pt/blog/15-tendencias-de-marketing-online-para-ficar-de-olho-em-2015

http://www.limaonagua.com.br/decoracao/infografico-a-psicologia-das-cores-uma-poderosa-ferramenta-para-designers-arquitetos-e-decoradores/

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