Personalização: use-a ao seu favor

As marcas que entenderam o valor do digital já adotaram o e-mail marketing como parte de sua estratégia. Com o crescimento do investimento em e-mail, o número de consumidores que recebem mensagens spam e sem relevância aumentou. E-mail no lixo eletrônico não traz resultado!

As empresas que ainda utilizam este tipo de abordagem terão que se atualizar para mudar o cenário e conseguir atingir a caixa de entrada de seus clientes.

Black List – a casa do Spammer

blacklist

A Black list, como a própria tradução diz, nada mais é do que uma “lista negra” de domínios e IP`s que praticam o envio de “Spam”, ou e-mails não solicitados e de baixa relevância.

As empresas brasileiras são as que mais entram em blacklists: “79% dos endereços IP tendo sido listados pelo menos uma vez em alguma Black list” (fonte: http://returnpath.com/pt-br/pesquisas/infografico-blacklists/).

O Brasil continua sendo um dos países com uma das piores taxas de entrega de e-mail do mundo. Este levantamento mostrou, mais uma vez, que os profissionais de marketing seguem enfrentando sérias dificuldades na adoção das melhores práticas para envio de mensagens, o que reduz o alcance das campanhas de e-mail marketing junto aos destinatários”, assinala Louis Bucciarelli, Diretor Geral da Return Path no Brasil.

Desde 2011 estou à frente do departamento Antispam da @MediaPost e notei que a personalização é o coração de algumas tendências que tem se tornado cada vez mais presentes nas estratégias das empresas que lideram hoje o digital. Confira só:

Campanhas Real Time

campanhas

O Big Data, ou o “Grande Banco de Dados”, permite através da análise de dados detalhados de consumo que as marcas criem campanhas altamente eficazes e personalizadas, segmentando seu público por navegação e histórico de compras.

O e-mail marketing em tempo real, real time, baseado no histórico de navegação ou informações relevantes, como cliques, por exemplo, é muito mais lido, pois o envio da mensagem acontece logo a após a pessoa ter interagido com a marca. O assunto ainda esta fresco na cabeça do seu contato, a marca faz parte do grupo “top-of-mind” do seu cliente (marcas que são mais populares na mente dos consumidores).

A utilização do Big Data vem ajudando o e-mail marketing a evoluir. Com ele é possível saber não só quais tipos de conteúdos seus clientes são mais propensos a ler e consumir, mas quando e aonde eles irão abrir a mensagem.

Mais dados no canal de e-mail é igual a uma experiência altamente personalizada.

Funil de Vendas

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Muitas empresas colocam o e-mail marketing no fundo desse funil, com foco na conversão, mas daqui pra frente esse não será mais o caso.

As empresas líderes no digital já reconhecem a eficácia do e-mail marketing no topo do funil de vendas, como uma poderosa ferramenta de branding (divulgação da marca, seus valores e posicionamento).

Muito do e-mail marketing hoje pode ser automatizado e as empresas podem focar em entender o que o cliente deseja, utilizando a personalização para entregar mensagens criativas e pessoais.

Relatório das mensagens – o mapa da mina!

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Analisar os relatórios de retorno das suas mensagens de forma minuciosa é a maneira mais eficaz para determinar o que está funcionando e o que não está.

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Informações como quantos clientes visualizaram uma mensagem, quais links foram clicados e etc., permitirão que você trate esses dados colocando sua empresa em posição de destaque.

O E-mail marketing como porta de entrada

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Os canais digitais disponíveis, como as redes sociais, buscadores, portais, enfim, não concorrem entre si. Ao contrário, eles somam seu poder de atuação quando bem trabalhados e em sincronia, pois possuem objetivos diferentes, que convergem para um resultado maior: trazer o seu cliente para perto de você e mantê-lo interessado naquilo que você tem a oferecer.

Uma boa régua de boas vindas é uma excelente forma de utilizar do e-mail marketing como a porta de entrada para um relacionamento perene e cheio de bons frutos!

Use os dados disponíveis hoje na internet ao seu favor e com isso terá ótimos resultados.

Até logo.

Abraço .

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2 Comentários

  1. Renata disse:

    Excelente artigo.

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