7 ações para melhorar o engajamento com a sua base de emails

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7 ações para melhorar o engajamento com a sua base de emails

Você precisa obter um bom índice de engajamento com a base de e-mails se quiser impactar a sua audiência de maneira significativa. O envio de e-mail marketing é uma ótima forma de trazer mais visibilidade e negócios para a sua empresa, bastando implementar uma estratégia de qualidade para esse canal.

Cada vez mais as pessoas são sobrecarregadas por informação na internet. Se você deseja divulgar os seus produtos e serviços de modo eficaz, precisa contar com a melhor abordagem possível ao trabalhar com e-mail marketing. É necessário conhecer bem o perfil da sua audiência para desenvolver uma redação que seja persuasiva para ela.

Para facilitar o seu dia a dia, existem algumas iniciativas que você pode utilizar e potencializar o engajamento com a base de e-mails. São pequenas mudanças que causam impacto significativo nos seus resultados se implementadas corretamente.

Quais métricas ajudam a mensurar o engajamento com a base de e-mails?

Para acertar com as suas ações de marketing, você precisa olhar para os números certos. Se o seu objetivo é melhorar a taxa de engajamento com a base de e-mails, é necessário voltar a sua atenção para indicadores que conseguem traduzir o seu sucesso.

A taxa de conversão mostra a proporção de público que se interessou pela sua oferta e optou por obtê-la em relação ao total de gente impactada pelo e-mail. Você também pode observar a evolução da taxa de cliques, que mostra o quanto seus links convencem os destinatários a acessá-los. Por fim, a taxa de abertura mostra a eficácia dos seus assuntos em convencer os destinatários a abrirem o conteúdo.

Para garantir sucesso em sua estratégia de e-mail marketing, certifique-se de analisar os seus resultados de maneira periódica. Assim, você conseguirá comparar seus retornos com os períodos anteriores e, assim, detectar a sua evolução ao longo do tempo.

Como melhorar o engajamento com a sua base de e-mails?

1. Acerte no assunto

Você já parou para pensar em como o assunto é o primeiro elemento do seu e-mail marketing que o público vê? Trata-se de algo decisivo para convencer essas pessoas a abrir sua mensagem. Se esse assunto não for suficientemente persuasivo, ficará difícil atrair a atenção da audiência.

Para obter mais engajamento com a base de e-mails, você precisa escrever assuntos que convidem o público a abrir a mensagem. Leve em consideração as características e necessidades do seu público-alvo para apostar em frases que realmente convençam.

2. Crie landing pages

Para quais destinos os links dos seus e-mails estão direcionando o público? Se você os manda direto para a página principal do seu site, eles podem ficar sem saber qual ação tomar e aquela venda certamente será perdida.

Em vez disso, desenvolva landing pages para receber esses acessos. Se o e-mail marketing divulga uma oferta específica, os CTAs dele devem apontar para a landing page daquele produto ou serviço, com uma mensagem clara de valor.

3. Use bons CTAs

A sigla CTA significa call-to-action (ou chamada para ação) e pode ser desde um link ou até um botão. Seu propósito é convencer seu público a clicar nele e ser direcionado para a página da sua oferta. Se o CTA é ineficaz, esse caminho não é completado e você não fecha negócio.

Obtenha mais engajamento com a base de e-mails ao distribuir CTAs de qualidade em seu conteúdo. Isso significa deixar bem claro o valor da sua oferta e posicionar seus CTAs em locais que chamem a atenção, como no topo e no rodapé da mensagem.


4. Faça testes A/B

Não tem certeza em relação à melhor abordagem para aumentar o engajamento com a base de e-mails? Então, você precisa realizar experimentos. Os chamados testes A/B consistem em disparar mensagens quase idênticas, salvo por alguns detalhes estratégicos. Ao analisar os resultados, ficará clara qual variação consegue trazer resultados superiores.

Ao experimentar possibilidades em seus disparos de e-mail, você poderá se aproximar mais das melhores combinações de elementos que geram bons resultados para a sua empresa. Somente com testes A/B você terá certeza das suas decisões.

5. Ofereça valor com seu conteúdo

Com mais concorrência pela atenção do público, a sua empresa não pode se limitar a enviar e-mails de pouco apelo. É necessário conhecer muito bem as preferências e necessidades da sua audiência e se esforçar para entregar valor a ela com os seus envios.

É preciso pensar nesse trabalho como uma troca: você tem que oferecer algo ao seu público para, em compensação, receber o engajamento dele. Isso pode ser um cupom de desconto, uma promoção personalizada, um conteúdo estratégico, entre outros.

6. Estimule o envio de respostas

Os seus e-mails são disparados com um remetente como “não responder”? Então trate de modificá-lo, já que é muito valioso para o engajamento com a base de e-mails estimular ao máximo as respostas do público.

Para facilitar ainda mais esse processo, faça perguntas em seu conteúdo. Ao pedir a opinião dos destinatários, você aumenta consideravelmente as chances de obter respostas dele.

7. Analise seus resultados

A melhor forma de garantir mais engajamento com a base de e-mails envolve acompanhar os seus resultados para detectar oportunidades de melhoria. Por exemplo, você pode perceber que há queda nas aberturas em determinados dias e horários. Portanto, vale a pena experimentar outras datas.

Uma das principais vantagens de trabalhar com e-mail marketing é poder acessar os seus números de performance em tempo real. Então, não deixe de aproveitar esse benefício e descobrir novas maneiras de melhorar suas campanhas.

Agora que você já conhece as melhores formas de melhorar o engajamento com a base de e-mails, tem tudo o que precisa para dar início a uma estratégia eficaz. Avalie bem os seus objetivos e estude o perfil do público que você pretende atingir. Faça alguns experimentos e fique de olho nos seus resultados para aprimorar suas campanhas cada vez mais.

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Sobre o Autor:

Formada em Marketing, especialista em Customer Success e Customer Experience em Estratégias de Performance por e-mail marketing.

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