Mapa da jornada do cliente: 5 dicas para alcançar melhores resultados!

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Mapa da jornada do cliente: 5 dicas para alcançar melhores resultados!

As pessoas que ainda não estão prontas para comprar de você devem receber um conteúdo diferente daquelas que estão prestes a fechar negócio. Um mapa da jornada do cliente ajuda a definir as iniciativas que serão implementadas em cada estágio de consideração do seu público em relação à sua empresa.

O sucesso das suas campanhas de marketing digital depende da sua habilidade de prever as necessidades e motivações do seu público, para oferecer exatamente o que ele está procurando. A sua marca deverá surgir como uma solução para ele no momento certo, utilizando um conteúdo estratégico como atrativo.

Como se trata de uma etapa essencial para a estrutura da sua campanha, pode ser bastante intimidador pensar em todo o processo. Afinal, qualquer problema aqui pode prejudicar diretamente a sua capacidade de impactar sua audiência. Felizmente, existem algumas maneiras rápidas e fáceis de estruturar essa parte da sua estratégia.

Pensando nisso, apresentamos neste artigo 5 dicas para você alcançar melhores resultados. Quer saber mais? Venha conferir!

O que é preciso para alcançar melhores resultados com um mapa da jornada do cliente?

A seguir, listamos algumas dicas para você conseguir mapear a jornada do seu cliente e, assim, poder pensar em melhores conteúdos para otimizar os resultados do seu negócio. Acompanhe!

1. Considere as necessidades da sua audiência

Todo o propósito de um mapa da jornada do cliente é ajudar você a oferecer o melhor conteúdo para cada pessoa, respeitando o grau de consideração que ela tem em relação ao seu produto. Portanto, um passo importante desse processo consiste em considerar as particularidades dessas pessoas.

O segredo está em desenvolver personas, que são verdadeiros personagens inspirados em fatias do seu público-alvo. Nessa etapa, você deve ter em mente quais são as principais necessidades dessa audiência e de que forma elas se modificam ao longo da jornada.

Você também não deve deixar de observar os interesses e até os medos dessa persona. Muitas estratégias de marketing são bem-sucedidas ao aproveitar os temores do público para oferecer exatamente o que estão precisando. Além disso, todas essas informações serão decisivas para a redação do seu conteúdo.

2. Detalhe as etapas da resolução do problema

O seu produto deve ser uma solução para algum problema da persona e o mapa da jornada do cliente deve mostrar esse progresso. Então, ao desenvolvê-lo, você precisa pensar em todas as etapas da resolução desse problema e de que forma a sua persona vai solucioná-lo.

Comece pensando no problema em si. Depois, imagine possíveis soluções para ele, levando em conta uma aproximação do público até a sua solução. Eventualmente, o caminho dele deve chegar até a sua empresa e os serviços que ela oferece.

Se isso não ocorrer, então você precisa repensar os caminhos planejados. Mergulhe na essência do seu produto e em quais contextos ele é uma solução para a sua persona específica. O mapa da jornada do cliente deve sair a partir desse raciocínio.

3. Planeje quais tipos de conteúdo serão distribuídos

Um dos pontos mais importantes de um mapa da jornada do cliente é planejar de que maneira você vai impactar sua audiência em cada um desses estágios. Existem diversos tipos de conteúdo diferentes e é necessário pensar nas combinações adequadas para cada etapa da jornada.

Você também precisa considerar o perfil das suas personas e de que forma costumam consumir informações na internet. Não é todo tipo de material que vai funcionar com sua audiência, então, é necessário pensar em como será o nível de identificação dela com o que você criar.

Entre os formatos possíveis estão posts de blog, e-books, webinars, vídeos, whitepapers, infográficos, guias e podcasts. O que vai determinar as melhores escolhas para a sua estratégia são os objetivos da sua campanha e o perfil das suas personas.

4. Escolha os canais de marketing que serão utilizados

Depois de pensar nos tipos de conteúdo, é necessário considerar quais canais de marketing serão usados em cada etapa do seu mapa da jornada do cliente. O meio digital conta com diversas possibilidades diferentes nesse sentido e você precisa acertar nas escolhas.

Assim como os demais aspectos da sua estratégia, essa decisão será definida quase exclusivamente pelo perfil da sua persona. Se ela frequenta determinada rede social, então ela precisa estar presente no seu planejamento.

Como cada canal de marketing tem possibilidades distintas, é possível encontrar excelentes combinações para as necessidades das suas personas. Basta conhecer bem as particularidades de cada um desses meios e fazer as escolhas certas.

5. Mantenha-o sempre em aprimoramento

O momento da criação do mapa da jornada do cliente não precisa e nem deve ser definitivo. Ao longo do desenrolar da sua campanha, pode ser que você perceba ou seus resultados apontem alguns pontos a serem ajustados. Por isso, é importante sempre poder ajustar seu planejamento.

Por exemplo, é capaz que você note que a solução do problema da persona é mais complexa do que o antecipado. Isso exige que você reveja a progressão de alguns estágios, talvez modificando as estratégias implementadas neles.

Não pense que isso significa que você deve mudar completamente os estágios da jornada a cada obstáculo encontrado. O seu objetivo precisa ser sempre o de aprimorar cada vez mais a estrutura básica dela para que corresponda totalmente à forma como o seu público se aproxima do seu produto.

Quais os próximos passos?

Agora que você já conhece os melhores caminhos para a criação do mapa da jornada do cliente das suas campanhas de marketing, está na hora de começar o seu planejamento. Leve em consideração todas as dicas acima para garantir mais qualidade em suas entregas e abordagens mais estratégicas em suas iniciativas.

Acompanhar os seus resultados é essencial para saber se você está no caminho certo. Nunca deixe de observar seus números e tomar decisões certeiras no momento adequado para trazer mais sucesso em suas campanhas. Uma correção de rota pode livrar a sua empresa de ter seus retornos altamente prejudicados.

Além disso, não dispense o auxílio de outra empresa para isso se você perceber que não é possível atingir o nível de qualidade que a sua marca necessita. Agências de marketing digital são plenamente capazes de estruturar um mapa da jornada do cliente integrar seus esforços de maneira efic

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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