Como Segmentar CORRETAMENTE sua lista de contatos?

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Como Segmentar CORRETAMENTE sua lista de contatos?

Para ter bons resultados em suas campanhas de e-mail marketing, você precisa ter uma lista de contatos própria e que você conheça. Além disso, é importante segmentar essa lista para criar estratégias assertivas e personalizadas.

Se os seus e-mails já estão segmentados, ou seja, já tem informações relevantes para o seu negócio, então você já tem meio caminho andado, para quando for montar um planejamento de campanhas com mensagens que seu público deseja receber…

Dessa forma, torna-se assertivo falar com quem se interessa pelo o que você oferece… Muitas empresas costumam só ter o e-mail e mais nenhuma outra informação sobre o lead captado. 

Dessa forma, acabam gerando diversas dúvidas sobre os resultados e aí é que vêm a pergunta: como segmentar a lista de contatos? Isso é o que vou te mostrar agora, acompanhe o post.

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Use o próprio e-mail como estratégia de segmentação da lista de contatos

Para quem construiu a lista de contatos somente com e-mails, a melhor forma de segmentá-la é a partir do envio de uma campanha, pois assim, você conseguirá analisar os dados do relatório. 

A maioria das ferramentas oferece informações como: taxas de abertura, cliques, leitores engajados, cancelamentos, localização, dentre outras informações, que já ajudam bem a segmentar a lista e a conhecer o perfil do público que está interagindo com suas mensagens. 

Dessa maneira, quando você enviar sua campanha, você poderá cruzar as informações e iniciar os primeiros passos da segmentação. Para isso, trace os dados que gostaria de analisar, como:

  • contatos que abriam a mensagem e clicaram no link;
  • contatos que abriram a mensagem e não clicaram em nenhum link;
  • contatos que abriram a mensagem, clicaram em um link e preencheram formulário;
  • contatos que cancelaram o recebimento da mensagem; 
  • contatos que ficaram com a mensagem aberta por mais de 10 segundos.

Colete esses dados e crie os grupos de acordo com os interesses. Caso o seu negócio seja um E-commerce, por exemplo, você conseguirá analisar o perfil do seu público, através dos produtos que foram clicados e criar grupos de interesse a partir disso.

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Faça teste A/B de assuntos e também horários

Estas informações vão depender da disponibilidade de tempo, interesse no assunto e outros motivos, mas sempre terá uma data e hora e o assunto  que seus contatos vão engajar mais. Então se você não sabe ainda quando é que seus envios geram esses resultados, faça disparos alternados. 

Exemplo: faça um envio de manhã, um à tarde, um à noite e outro de madrugada e veja qual período do dia seus destinatários costumam abrir mais suas mensagens. Teste também os dias para os envios. Além do teste de horário, teste também os tipos de assuntos. 

Faça um envio na segunda, um na terça, um na quarta e continue até ter testado todos os dias. E ao analisar os resultados, você conseguirá tomar melhores decisões para os próximos envios.

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Personalize seus envios

Se você tem uma lista de contatos com o nome dos destinatários, personalize suas mensagens, isso fará com que os contatos se sintam mais à vontade para abrir o e-mail.

Cruze os dados das campanhas para novas estratégias

Após criar os grupos de interesse que fazem sentido para a sua estratégia, faça novas campanhas e analise os resultados. Dessa maneira, você saberá quais grupos de interesse criar, com base no seu entendimento sobre o comportamento dos contatos, pois ficará cada vez mais específico.

Com a análise dos resultados, você também conseguirá entender quem sempre abre suas mensagens e quem nunca interage, e a partir disso poderá criar estratégias para descansar a lista de contatos e depois aquecê-las novamente com informações coletadas em outras análises. Essas análises devem ser contínuas, para cada vez mais entregar mensagens que sejam interessantes para o contato. 

Segmente sua lista de contatos por meio de campanhas com formulários preenchidos

Através de campanhas por e-mail, você poderá criar uma campanha oferecendo algo novo para seu contato, desde que ele preencha um formulário. Assim, você conseguirá captar novas informações úteis para cada vez mais conhecer o seu perfil de clientes. Essas informações podem ser diversas e serão de acordo com o seu negócio e o que faz sentido na hora da captação.

Eu separei alguns dados para aumentar o engajamento e seu relacionamento com a lista de contatos:

  • Data de nascimento: já pensou em enviar uma oferta especial para os aniversariantes do mês? Mensagens desse tipo, criam relacionamento com o contato e torna cada vez mais humana a comunicação. 
  • Idade: conhecer a faixa etária do seu público é muito importante na hora de criar os conteúdos, pois dessa forma, toda a comunicação será voltada para esse perfil. 
  • Localização: saber onde o Lead está localizado é importante para segmentar uma campanha que seja somente para o estado de São Paulo, por exemplo.

Essas são algumas estratégias que você pode aplicar em sua lista de contatos. A maioria das empresas relata que não tem resultado por e-mail, mas o que percebi é que isso acontece devido a um problema muito frequente de falta de segmentação. 

Porque não adianta ter uma lista de contatos grande e criar campanhas únicas para todos, mas não ser assertivo na comunicação e nem falar com as pessoas certas. Por isso que a segmentação é essencial, porque com ela é possível direcionar a mensagem à pessoa certa. 

Os leads gostam de serem tratados de maneira exclusiva, por isso que é importante conhecê-los bem. Porque assim, será possível focar cada vez mais em conteúdos que os agradem, de fato.  

Essas são algumas dicas básicas de como segmentar uma lista de contatos e eu espero que a partir delas você comece a fazer isso em suas listas. Saiba que se caso você não conseguir, você pode nos pedir ajuda… 

Com nosso serviço de validação conseguimos verificar a qualidade de sua lista e fazer uma limpeza nos contatos que podem prejudicar sua reputação e a entregabilidade de suas campanhas. 


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Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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