Jornada de sucesso com e-mail marketing: gestão de envios

//Jornada de sucesso com e-mail marketing: gestão de envios

Jornada de sucesso com e-mail marketing: gestão de envios

O e-mail marketing pode ser uma das bases mais sólidas para que a empresa consiga apoiar sua incansável missão de satisfazer e reter clientes. Desde o envio de conteúdos interessantes e sugestões de compra segundo a preferência do consumidor até o envio de alertas sobre redução de preços ou que o produto de que gostou está acabando, tudo faz parte da jornada de sucesso com e-mail marketing.

Contudo, para alcançar os resultados desejados — como melhorar as vendas e a imagem da empresa —, as coisas devem ser bem planejadas. Afinal, existe uma linha tênue entre agradar o cliente e saturá-lo com informações em excesso a partir de um envio deliberado de e-mails.

Mas não se preocupe, pois isso não acontecerá! Neste post mostraremos o caminho das pedras para implementar uma política eficiente de envio de e-mails e que garantirá o sucesso da estratégia do seu negócio. Continue com a leitura e entenda como fazer uma gestão de envios impecável!

Por onde começar?

Antes de partirmos para a gestão de envios propriamente dita, é válido destacar a importância da etapa de planejamento e criação do e-mail. Essa é uma fase igualmente estratégica, pois garantirá a identificação do conteúdo da mensagem com o público ao qual ela se destina.

Nesse contexto, é essencial trabalhar com a linguagem ideal para o público-alvo, personalizando ainda mais a interação. Vejamos:

  • na parte de conteúdo, é preciso saber identificar aqueles que são mais relevantes e que despertarão mais interesse no destinatário. Pode-se pensar em e-mails promocionais que destacam o valor de um produto ou a chance única de adquirir determinado produto por esse preço;
  • quanto à apresentação, leiaute, template e toda a composição do e-mail, eles devem ser pensados para despertar a emoção de quem o visualiza, tornando-o mais agradável aos olhos e de fácil assimilação.

Ter esses cuidados iniciais é o que reforçará o sucesso do que ainda está por vir, que é a etapa de gestão de envios, mas isso nós veremos a seguir.

O que é a etapa da gestão de envios?

A etapa da gestão de envios é, sem dúvida, o trabalho que tem mais impacto na percepção de valor pelo cliente. Embora essa seja uma fase importante da estratégia de e-mail marketing, muitos tomadores de decisão das empresas desconhecem a sua complexidade até tentarem fazer um agendamento de envio por conta própria.

Nessa hora, é comum haver uma demora ou dificuldade em acessar um software que necessita de certa familiaridade para conseguir traduzir as ideias dele naquele sistema e assim disparar as mensagens.

Na etapa de gestão de envio, é preciso atentar para alguns itens, como:

  • qual é o remetente da campanha que se pretende usar;
  • o assunto a ser colocado na campanha;
  • se quer fazer teste a/b;
  • qual mensagem será enviada;
  • se o conteúdo está bem formatado, com todos os links, na data e horário de envio;
  • qual o banco de dados que vai ser utilizado e quais serão os contatos que participarão daquele envio.

Bastante coisa, não é mesmo? Todas as possibilidades que envolvem um único envio de e-mail marketing são tratadas nesse momento da gestão de envios. Isso acontece de uma maneira orgânica e totalmente fluida em empresas especializadas nessa atividade.

Por isso, contar com apoio técnico especializado pode tornar a estratégia da sua empresa menos onerosa e morosa, mais eficiente, mas disso trataremos a seguir.

Por que é importante contar com uma empresa que tem experiência?

Para que a gestão de envio aconteça sem erros, ela precisa de alguém com bastante experiência, inclusive para identificar onde as possíveis falhas podem ocorrer. Como vimos, é muita coisa para quem não é especialista cuidar, prever e pensar para ter a garantia de sucesso de que o e-mail chegará até a caixa de entrada do destinatário.

A gestão de envio é a garantia de que o processo de performance por meio de uma jornada de sucesso vai ser colocado em prática. A partir dessa gestão, todas as etapas indispensáveis à campanha são devidamente observadas e colocadas em ação a tempo de gerar bons resultados.

Todo esse processo segue um fluxo de ordem interna: o cliente recebe um briefing no qual deve preencher o dia e a hora do envio, aprovação do assunto da mensagem, do conteúdo que está sendo enviado.

O trabalho de gestão é justamente aquele em que a equipe de atendimento do sucesso coloca a mão na massa para traduzir em realidade aquilo que foi planejado na etapa 1 e construído na etapa 2, da criação.

Quais os principais benefícios da gestão de envio?

O benefício que as empresas percebem na gestão de envio é a segurança porque elas têm a certeza de que uma estratégia mais adequada para garantir que nada vai dar errado está sendo utilizada. Além disso, sabem que haverá uma constância na distribuição das mensagens, o que aumenta potencialmente os resultados.

Nem todos os líderes e empresários têm conhecimento de quantos elementos diferentes estão envolvidos no envio de uma campanha de e-mail marketing. O fato é que tudo é muito mais complexo do que se pode imaginar. Por isso é tão importante buscar auxílio.

No entanto, vale destacar que, mesmo com apoio especializado, em nenhum momento a empresa perde a liberdade na composição da sua campanha. Pelo contrário, o parceiro especializado atua como reforço, trabalhando a quatro mãos e mostrando o melhor caminho a ser seguido, cabendo sempre a você a decisão final.

Como as coisas acontecem na prática?

A gestão está vinculada à criação. Ela começa assim que o conteúdo e a arte são finalizados e aprovados pelo cliente. A partir daí, é feito um cronograma de disparos, com base em critérios técnicos cuidadosamente analisados.

Ao longo de um trabalho de gestão de envio, depois de um período, um relatório referente àquela campanha é desenvolvido considerando, entre outros pontos:

  • taxa de abertura;
  • taxa de clique;
  • taxa de devolução.

Caso alguma coisa saia da normalidade, o cliente é acionado para que as providências sejam debatidas. Do contrário, a análise aprofundada dos resultados quantitativos e qualitativos é feita durante reunião trimestral com o cliente.

Para que exista o engajamento de uma pessoa em uma estratégia de relacionamento como é o e-mail marketing, essa estratégia demanda uma disciplina. É fundamental existir uma constância, e a gestão de envio existe para isso. A gestão traz disciplina para a estratégia de comunicação, o que naturalmente traz resultados.

E os resultados?

Por falar em resultados, a ferramenta da MediaPost, comprovadamente, pode trazê-los. Com o nosso apoio, a Toyota conseguiu aumento de 253% nas suas leads para test drive. A Vizcaya Cosméticos, por sua vez, experimentou crescimento de 66% na taxa de abertura dos seus e-mails, e a Unesco conseguiu um acréscimo de 335% na taxa de cliques das suas mensagens.

Por fim, como foi possível perceber, o sucesso com e-mail marketing está mais próximo do que imagina. Com o apoio certo e uma estratégia inteligente, os resultados certamente serão os melhores. Agora é com você!

Então, gostou deste post? Quer ter uma jornada de sucesso com e-mail marketing? Temos a ferramenta ideal para ajudar você! Entre em contato com a MediaPost e conheça!

2019-02-25T14:10:32-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário