Gestão de envio de e-mails: por que devo me preocupar com isso?

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Gestão de envio de e-mails: por que devo me preocupar com isso?

O e-mail é uma das ferramentas mais decisivas para o e-commerce. Além de ser essencial para comunicar o status dos pedidos aos clientes, ele também é importante para que as equipes de marketing e vendas consigam planejar e enviar ofertas estratégicas para o público. Sem isso, fica impossível obter bons resultados nesse setor.

No entanto, ainda é comum ver empresas que não contam com uma boa estrutura de gestão de envio de e-mail e sofrem as consequências negativas disso todos os dias. São contatos que se perdem, caixas de entrada lotadas, distribuição de vírus, inabilidade de se comunicar com os clientes de forma eficaz, entre outros.

Não deixe que isso aconteça no seu e-commerce. Continue a leitura e entenda o porquê é importante contar com todas as vantagens que essa ferramenta oferece para driblar a concorrência:

O que é uma boa gestão de envio de e-mail?

Por ser uma loja completamente baseada no ambiente virtual, um e-commerce não pode cair no erro de ter processos improdutivos relacionados às suas ferramentas de comunicação. Se um e-mail não é enviado no momento adequado, por exemplo, uma quebra na confiança do público pode ocorrer.

Um sistema de gestão de e-mail é capaz de oferecer confiabilidade e eficiência ao time de vendas e marketing. Para isso, é necessário optar pela estrutura correta, capaz de oferecer as funcionalidades que a sua empresa necessita. Existem diversas opções no mercado, mas é preciso saber escolher a ideal para você.

Caixa de entrada organizada, garantia da segurança dos dados enviados, oportunidades de integrações inteligentes, possibilidades de contatos estratégicos a partir de informações dos clientes, entre outros, são alguns dos benefícios de um sistema de gestão de e-mail. É possível trabalhar sem ele, mas você abrirá mão de vantagens competitivas bastante atraentes.

Quais as vantagens de uma estrutura de gestão de envio de e-mail?

Então veja a seguir os principais motivos para se preocupar com uma gestão de envio de e-mail eficiente em sua marca:

1) Mais controle na comunicação

O meio digital oferece constantes oportunidades para engajar os seus clientes com ofertas direcionadas a eles. Para sempre garantir a melhor abordagem, você precisa de uma estrutura robusta de envio de e-mail em seu e-commerce. Isso significa ter maneiras inéditas de interagir com essas pessoas e oferecer o que estão procurando.

Além disso, esse sistema vai evitar que a sua equipe passe por problemas relacionados a e-mail que prejudicam a habilidade de se comunicar com potenciais clientes, como vírus e spam. Uma estrutura organizada gera identificadores para cada conversa, permitindo um controle mais cuidadoso dos contatos.

2) Economia de gastos

Ao contar com uma boa gestão de envio de e-mail, será possível economizar recursos da empresa. Afinal, a automatização evita que sua equipe realize todo esse serviço manualmente, atividade que requer tempo e comprometimento.

Com o tempo livre, a equipe poderá se dedicar a outras tarefas importantes, sendo capaz de absorver mais demandas e gerar mais valor aos objetivos do seu e-commerce. Você também não precisará contratar mais gente para suprir as tarefas do dia a dia.

3) Processo facilitado por ferramentas

Quem disse que você precisa cuidar da sua gestão de envio de e-mail manualmente? Hoje, contamos com uma série de ferramentas capazes de otimizar esse trabalho e ajudar a obter resultados cada vez melhores em menos tempo. Ao escolher o software certo, você passará a aproveitar diversas funcionalidades que trazem resultados superiores à sua empresa.

Por meio dessas ferramentas, é possível monitorar a taxa de resposta, acompanhar a satisfação do seu público, garantir uma comunicação produtiva para direcionar ofertas ou informações sobre os pedidos, entre outros. Leve em conta as suas necessidades ao escolher qual software será usado pela sua equipe e analise cuidadosamente as características de cada opção.

4) Aumento na taxa de fidelização

É muito mais fácil e produtivo fidelizar um cliente do que ir atrás de um novo. Com uma estratégia eficaz de envio de e-mail, você contará com uma ferramenta poderosa para atingir esse objetivo. Afinal, trata-se de um meio que consegue impactar as pessoas certas no momento adequado ao implementar a redação mais persuasiva para aquele perfil específico.

Disparar e-mails estratégicos é uma ótima forma de divulgar ofertas especiais para quem já comprou de você. Isso dá a sensação de um contato exclusivo, gerando mais satisfação às pessoas por serem tratadas de forma especial pela marca.

5) Acesso a integrações inteligentes

Vivemos em um tempo no qual a tecnologia não só progride a passos rápidos, mas também permite cada vez mais integrações produtivas entre diversas ferramentas. A sua gestão de envio de e-mail poderá contar com essa vantagem para gerar resultados cada vez melhores ao seu e-commerce.

Um software de CRM, por exemplo, é plenamente integrado a ferramentas de e-mail, permitindo contatos mais estratégicos da parte da sua equipe de marketing e vendas. Também é possível realizar integrações com sistemas de monitoramento de produtividade para avaliar a eficiência do time.

6) Mais segurança e confiabilidade

Ao lidar com um e-commerce, o público precisa ter a sensação de segurança. Afinal, qualquer deslize pode ser decisivo para nunca mais fazer negócio com aquela loja. Uma estrutura como essa vai permitir a realização de auditorias que garantem a eficácia do funcionamento de tudo. Por exemplo, quem enviou determinada mensagem, se o e-mail foi aberto, se mandou o retorno adequado, além de garantir que os dados dos clientes estejam protegidos.

Aproveite essas vantagens em seu e-commerce!

Uma boa gestão de envio de e-mail vai oferecer à sua loja virtual a possibilidade de aproveitar cada vez mais oportunidades vantajosas junto aos times de vendas e marketing. Entrando em contato com as pessoas certas na hora certa, afinal, você aumenta consideravelmente as chances de fechar um bom negócio e de fidelizar esses clientes no futuro.

Como você viu, contar com essa ferramenta é fundamental para o funcionamento eficiente de um e-commerce. Tenha em mente a importância de ter diferenciais competitivos em sua área de atuação e garanta a estrutura certa para isso agora mesmo.

Restou alguma dúvida sobre gestão de envio de e-mail? Deixe suas perguntas aqui nos comentários!

2019-02-25T14:54:29-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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