O que é autoresponder e como ele funciona em uma estratégia de E-mail marketing?

//O que é autoresponder e como ele funciona em uma estratégia de E-mail marketing?

O que é autoresponder e como ele funciona em uma estratégia de E-mail marketing?

Automatizar processos é um ótimo meio de ter mais produtividade e melhorar seus resultados. Ao seguir por esse caminho no marketing da sua empresa, você poderá contar com maneiras mais eficazes de conduzir as suas atividades do dia a dia. Esse é o caso do autoresponder.

O e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais poderosos que uma empresa pode utilizar. Além de conseguir entregar um bom volume de cliques e conversões em diversos mercados, tem a possibilidade de se integrar com sistemas inteligentes como o autoresponder.

Utilizando esse mecanismo, você poderá contar com envios automáticos de e-mail baseando-se em critérios definidos anteriormente. Assim, é possível desenvolver uma estratégia totalmente adaptada às necessidades da sua empresa e ao comportamento do seu público.

O que é autoresponder?

O autoresponder é um recurso que integra o seu site a um mecanismo de e-mail marketing para realizar envios automáticos em massa. Além de servir como uma maneira de otimizar o seu tempo, também permite impactar o seu público com mensagens personalizadas em diversos contextos diferentes.

Em tese, qualquer envio que é feito automaticamente a partir de uma ação do usuário é classificado como autoresponder. Ele funciona por meio de regras, que são ações predeterminadas que são executadas baseando-se no comportamento do seu público. Assim, é possível sempre entregar o conteúdo mais relevante para cada caso.

Um dos principais benefícios do autoresponder é a capacidade desse mecanismo de se adaptar a múltiplas demandas diferentes na sua empresa. Ou seja, você pode disparar e-mails automáticos para várias necessidades. Basta avaliar os cenários em que é preciso se comunicar com seu público e planejar a abordagem.

Veja, a seguir, alguns exemplos de autoresponder que você pode utilizar:

1. Boas-vindas

Trata-se de um contato bastante importante para fazer com o usuário no momento do cadastro, a fim de entregar informações importantes ao mesmo tempo em que confirma a inclusão dele no sistema.

2. Datas comemorativas

É aniversário do seu cliente? Vale a pena programar um envio automático via autoresponder para ser disparado nessa data tão especial. Essa pode ser a oportunidade para impactar essa pessoa com ofertas direcionadas, aumentando as suas chances de negócio.

3. Transacional

O seu cliente efetuou uma compra? Cadastrou-se em algum serviço? Seja o que for, é necessário avisá-lo e mantê-lo por dentro do processo. O autoresponder é um ótimo aliado para esse trabalho porque automatiza tudo para você, garantindo que seu usuário sempre saiba em que estágio se encontra sua compra.

4. Recomendações de produtos

Se o seu objetivo é vender mais, pode usar o autoresponder para aumentar as suas oportunidades de vendas. Baseando-se no histórico de compras dos seus clientes, você pode configurar envios automáticos com recomendações de produtos que sejam do interesse deles.

5. Resgate

O que fazer quando um determinado cliente não compra de você há muito tempo? O autoresponder é capaz de resgatar esse público com ofertas tentadoras para convencê-los a retornar. Determine essa janela de tempo e planeje muito bem os argumentos para usar com essas pessoas que o sistema cuida do resto.

Por que usar o autoresponder em sua estratégia?

Como qualquer outro aliado tecnológico, o autoresponder tem como objetivo proporcionar mais oportunidades valiosas para a sua empresa enquanto otimiza o seu dia a dia. Ter a habilidade de impactar seu público de forma imediata com a mensagem certa é uma maneira bastante eficaz de mantê-lo engajado com a sua empresa.

Conheça agora as principais vantagens de usar o autoresponder em sua estratégia:

1. Agiliza o atendimento

A internet acostumou as pessoas a respostas instantâneas quando precisam de informações. Felizmente, é possível contar com o autoresponder para proporcionar isso aos seus clientes. As mensagens são enviadas de maneira rápida assim que o sistema detecta o comportamento do usuário determinado como gatilho.

2. Aumenta o engajamento

Quanto mais contato o público tiver com a sua marca, maior será a proximidade dele. Isso é bastante valioso em qualquer mercado competitivo de hoje em dia. Para garantir mais engajamento para a sua empresa, conte com a força do autoresponder. Cada e-mail automático enviado servirá como um possível novo ponto de contato da audiência com sua companhia.

3. Traz uma taxa de abertura maior

Você sabia que um autoresponder é capaz de ter uma taxa de abertura em média duas vezes maior do que uma campanha de e-mail marketing convencional? O segredo disso está em programar mensagens para serem enviadas em momentos-chave da interação do público com a empresa. As chances de atrair o interesse deles nessa hora são maiores e podem trazer resultados melhores para você.

4. Avança o funil de vendas

Deve sempre ser o seu objetivo qualificar o seu público constantemente, para que ele avance até o final do funil de vendas. A cada estágio, determinados tipos de ofertas se tornam mais eficazes do que outros. Para que não seja necessário administrar todas essas particularidades, você pode contar com o poder do autoresponder. Basta configurar o sistema para cada cenário.

5. Direciona o conteúdo certo

Além de enviar as ofertas certas para seus clientes, o autoresponder também consegue fazer isso com o conteúdo que você produz em sua estratégia. A distribuição adequada desse material é decisiva para a qualificação do seu público e precisa ser bem conduzida para trazer bons resultados. Para facilitar o processo, basta automatizá-lo.

6. Ajuda na segmentação de leads

Respeitar as particularidades de cada lead é decisivo para obter retornos de qualidade com a sua estratégia de marketing. O autoresponder é capaz de separar os seus disparos baseando-se em critérios definidos por você. Ou seja, cada segmentação planejada em sua campanha poderá receber conteúdo e ofertas distintos que serão enviados automaticamente pelo sistema.

Agora que você já entendeu a importância do autoresponder para uma estratégia de marketing digital e os benefícios que ele pode trazer à sua empresa, está na hora de planejar a implementação desse recurso. Ao mesmo tempo, nunca deixe de ficar de olho nas principais inovações e tendências da área. Todos os dias, podem surgir novidades como essa para revolucionar o seu dia a dia.

O autoresponder é um exemplo de como a tecnologia é uma grande aliada de uma estratégia eficaz. Continue aprendendo mais: veja aqui no blog um artigo sobre a importância de um planejamento estratégico para campanhas de e-mail marketing!

2019-02-22T15:44:16-03:00By |Estratégia|2 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

2 Comments

  1. Valeria 30 de maio de 2018 em 16:41

    Nossa!!! Maravilhoso então!!!

    • Bárbara Dias 5 de junho de 2018 em 10:50

      Olá, Valeria! Que bom que gostou deste artigo. Toda semana tem post novo no blog, continue nos acompanhando.

      Beijos.

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