Jornada de sucesso com E-mail Marketing: a etapa de Planejamento.

//Jornada de sucesso com E-mail Marketing: a etapa de Planejamento.

Jornada de sucesso com E-mail Marketing: a etapa de Planejamento.

Imagine quanto sua empresa pode vender se ela apostar em uma estratégia 40 vezes mais eficiente que o Facebook e o Twitter para a aquisição de clientes. Sim, o e-mail marketing é, segundo profissionais da área, o método mais eficaz para atrair, converter e reter consumidores.

É comprovado que os consumidores gastam 138% a mais quando compram produtos promovidos por e-mail marketing quando comparados aos que não recebem esse tipo de oferta. Além disso, quase a metade dos destinatários de e-mail faz, pelo menos, uma compra por ano motivada por essa estratégia.

Mas fazer sua oferta ser aberta, lida e levar o cliente à compra envolve toda uma estratégia, que começa com um planejamento estratégico. A Jornada de Sucesso com E-mail Marketing foi desenvolvida pela @MediaPost com essa finalidade.

Quer entender melhor como ela funciona? Vamos falar, hoje, da etapa do planejamento. Então saiba como fazemos para iniciar uma campanha de e-mail marketing de sucesso e garantir que sua mensagem não vá direto para a caixa de SPAM do seu público-alvo. Acompanhe nosso post!

Em primeiro lugar, o que é a Jornada de Sucesso com E-mail Marketing? 

Trata-se de um processo desenvolvido pela @MediaPost para garantir boa performance e resultados incríveis em campanhas de e-mail marketing. Ela foi criada ao longo dos 15 anos em que essa empresa pesquisou o mercado, avaliou resultados obtidos pelos clientes, entendeu suas necessidades e acompanhou a evolução do marketing digital.

Essa estratégia é composta por cinco etapas campeãs:

1) diagnóstico e planejamento;

2) criação de mensagens irresistíveis para seu público-alvo;

3) gerenciamento dos envios;

4) validação dos resultados; 

5) certificação. 

Aplicando a Jornada, a @MediaPost alcançou resultados excelentes para seus clientes: 253% no aumento de leads para test drive na Toyota, 335% de aumento da taxa de cliques para a Unesco, além de outros casos de sucesso com grandes nomes do mercado, como Sebrae, Tam Viagens, Petrobrás e Editora Ática, entre outros.  

Para que você saiba como essa jornada acontece, vamos explicar cada etapa. O post de hoje é para que você entenda a fase de planejamento. Então confira!

Como acontece o planejamento da Jornada de Sucesso com E-mail Marketing? 

Em primeiro lugar, é importante destacar a importância do planejamento. Ele é responsável por 60% do resultado do projeto da Jornada de Sucesso com E-mail Marketing.

O primeiro aspecto que precisa ser levado em consideração é que a empresa deve descobrir o que quer. Como ela vai chegar ao sucesso ou avaliar o que aconteceu se ela não estabeleceu parâmetros para isso?

Qual é o objetivo real? Aumentar o conhecimento da marca para uma estratégia de branding? Aumentar a taxa de abertura e de cliques? Nutrir os leads ao longo do funil de vendas? Isso precisa ser considerado para definir metas.  Após esse olhar interno, a etapa de planejamento faz a empresa conhecer o foco de seus esforços: o público-alvo.

É preciso descobrir com quem falar, como e quando transmitir a mensagem e que tipo de informação o público ideal está buscando. O que motiva essas pessoas? O que elas desejam de uma empresa no seu segmento? Qual é a “isca” para atraí-las?

O planejamento é a base para toda a Jornada de Sucesso. Ele estabelece o ponto de partida e o destino esperado. A partir daí, os especialistas da @MediaPost podem traçar o trajeto mais seguro!

Agora que você já entendeu a importância do planejamento, saiba como ele acontece.

Pilares do planejamento.

O primeiro pilar do planejamento é a compreensão do cliente (a empresa contratante) e de suas necessidades. Nessa etapa, a equipe da @MediaPost senta com ele para ouvir como sua própria realidade é percebida e identificar quais são suas necessidades e dores.

Mas, para chegar ao diagnóstico certo, a equipe precisa ir além do que o cliente diz. Ele pode até achar que tem um tipo de problema, mas os resultados aquém das expectativas podem ter outras causas. Por isso, é preciso ouvir as reclamações, fazer as perguntas certas e identificar o verdadeiro problema que está por trás dos resultados inexpressivos, propondo soluções efetivas.

O segundo pilar é o estudo das informações que o cliente traz para detectar problemas. Ele pode, por exemplo, ter um banco de dados não qualificado: nomes e e-mails sem qualquer tipo de interesse no produto ou de identificação com o público-alvo.

Outros aspectos também são analisados, como a efetividade das mensagens e sua adequação aos leads. É fundamental avaliar se o conteúdo enviado é o mais apropriado para a etapa do funil de vendas em que aquele prospect está.

Fazer e-mail marketing não é enviar mensagens padronizadas para uma lista enorme, sem considerar os interesses e o momento de cada um. É importante estudar a fundo a realidade do prospect e propor a melhor estratégia para atingir os resultados desejados.

Só depois dessas etapas que a equipe do @MediaPost passa o diagnóstico preciso do cliente e entrega uma proposta com um calendário completo: e-mails que serão enviados e réguas de automação que devem ser criadas para acompanhar esse processo.

Calendário de entregas de e-mail marketing.

O time da @MediaPost entrega um calendário que será seguido ao longo da Jornada de Sucesso para alcançar os resultados que o cliente deseja: aumento da base de leads, da taxa de abertura ou de clique; aumento das vendas, etc.

Nesse calendário, as ações para cada mês são detalhadas de acordo com a realidade da empresa e o comportamento de seu público-alvo. Um exemplo interessante é o de agências de viagens, em que as ações são concentradas em períodos de férias.

Os disparos são programados levando uma série de fatores em consideração, em conjunto com campanhas comerciais planejadas pelo cliente ou seguindo uma quantidade determinada pelo plano — três, cinco, dez ou mais envios por mês.

Quais são os critérios para um planejamento de sucesso?

Para que o cliente tenha o resultado desejado, o planejamento precisa seguir alguns critérios. Acompanhe!

– Alinhamento à realidade

Não adianta fazer um planejamento que não corresponde à realidade do cliente e ao plano que ele adquiriu. Tudo precisa estar ajustado ao objetivo, à demanda do negócio, ao orçamento disponível e às ações que ele realmente pode colocar em prática.

– Flexibilidade

O planejamento da @MediaPost não é engessado. A reação do público-alvo e os resultados podem gerar mudanças no plano, seja para intensificar estratégias, seja para redirecionar a abordagem.

É fundamental ter uma equipe atenta que perceba qualquer mudança de mercado ou de perfil de consumo, mínima que seja. Assim, a estratégia pode ser ajustada para se tornar mais efetiva.

– Autoconhecimento

Muito além do marketing digital, o planejamento de uma campanha ajuda a empresa a entender, de fato, quem ela é. O que ela representa? Quais são seus diferenciais? Esses pontos precisarão ser destacados para chamar a atenção do lead.

Portanto, o primeiro passo de um bom planejamento é essa viagem de autodescoberta. Só quando entende o que tem a oferecer ao seu público-alvo, a empresa pode atraí-lo e convencê-lo da vantagem de seus produtos e serviços.

Entendeu o que é o planejamento da Jornada de Sucesso de E-Mail marketing da @Media Post e por que ele é importante? Quer saber mais sobre essa estratégia?

Fale com a @Media Post agora mesmo e descubra como podemos levar sua empresa ao tesouro da ilha da conversão. Aguardamos seu contato!

2019-02-25T14:29:17-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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