E-mail Marketing + Analytics: como integrar os dois e ter mais relatórios

//E-mail Marketing + Analytics: como integrar os dois e ter mais relatórios

E-mail Marketing + Analytics: como integrar os dois e ter mais relatórios

De forma fácil e rápida você pode integrar suas campanhas de e-mail marketing com sua conta do Google Analytics e obter muito mais informações sobre seus envios, como, página de destino dos contatos e até quantidade de vendas que vieram de sua campanha de e-mail marketing. Para isso é necessário usar o Google Analytics em seu site, claro, e de uma outra ferramenta da Google chamada URL Builder.


Como funciona?

Você cria sua campanha de e-mail marketing, como sempre faz, mas nos links que apontam para seu site serão inseridos alguns parâmetros para capturar a origem de acesso ao seu site. Os acessos que vierem através dos links de sua peça aparecerão nas campanhas em sua conta do Google Analytics. Verá um exemplo no final do post.

Como faço a integração?

Acesse o site do URL Builder e preencha os campos conforme no exemplo abaixo e clique em Enviar. O conteúdo do campo “Nome da campanha” é o que vai aparecer em sua conta do Google Analytics. Aconselho usar o assunto de sua mensagem, assim conseguirá saber qual envio te deu mais resultado, por exemplo.

Como usar o URL Builder para integrar suas campanhas com o Analitycs

Feito isso, copie a URL que foi gerada e insira ele em sua peça de e-mail.

Todos as visitas ao seu site que vierem de suas campanhas de e-mails serão identificadas pelo Nome da campanha.

Como vejo o resultado?

Acesse sua conta do Google Analytics, no menu lateral, clique em Aquisição e depois em Campanhas. Como na imagem abaixo:

Ao clicar, aparecerá o relatório com todas as campanhas já criadas e as visitas que cada uma gerou. Veja abaixo:

Suas campanhas serão exibidas pelo nome que você escolheu.

E como faço isso na minha conta @MediaPost?

Em sua conta é mais fácil ainda. Quando estiver criando sua mensagem, clique em Mais opções e depois em Integrar com Google Analitycs, como na imagem abaixo:

Onde ir para integrar suas campanhas com o Google Analytics

Ao clicar, abrirá um PopUp, insira o nome que deseja dar para sua campanha (novamente, sugiro usar o assunto de sua mensagem) e clique em Salvar.

Dê um nome para sua campanha e confirme!

Simples assim, a partir daí você tem um mundo de informações sobre as visitas originadas de suas campanhas de e-mail marketing.

2019-10-02T13:44:46+00:00By |Resultados|1 Comentário

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Um Comentário

  1. Mariana Gonçalves 28 de janeiro de 2013 em 11:43 - Responder

    realmente é muito interressante,esse e-mail.

Deixar Um Comentário

Atendimento online