Como personalizar o remetente do e-mail marketing? Entenda aqui!

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Como personalizar o remetente do e-mail marketing? Entenda aqui!

Quem é dono de um negócio tradicional ou digital sabe da importância de contar com uma base de contato que esteja interessada em seu produto ou serviços. Isso ajuda a entregar mais conteúdos relevantes a fim de gerar tanto vendas quanto autoridade para seu negócio. Um exemplo disso é o e-mail marketing, estratégia muito utilizada no marketing digital atual. E é por isso que hoje, vamos lhe ensinar a importância e como personalizar o remetente do e-mail marketing.

Primeiro, vale lembrar que uma boa estratégia de copywriting no corpo e assunto do e-mail é muito importante na hora de aumentar a conversão da taxa de cliques e aberturas. Porém, a forma como você apresenta o nome do remetente para seus contatos pode e influencia diretamente na decisão de abrirem ou não os seus e-mails.

Quer aprender a personalizar o remetente do e-mail marketing e melhorar a forma de se relacionar com os clientes por meio dessa estratégia? Então continue acompanhando o post!

Dicas de como personalizar o remetente do e-mail marketing.

A maneira como você vai personalizar o seu remetente dependerá exclusivamente da plataforma que você está utilizando. Porém, normalmente essa opção está nas configurações. Ali, você pode encontrar uma aba com o nome “remetente” e configurar para o seu nome ou da sua empresa.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas preciosas para você colocar em prática na hora de personalizar o remetente do e-mail marketing. Veja:

Capriche no cabeçalho

O cabeçalho do envio é composto pelo assunto e e-mail do remetente, e cumpre uma parte fundamental na sua estratégia de marketing digital, principalmente na taxa de abertura. Por isso, é importante que o assunto e o remetente convençam o leitor a abrir o e-mail — e é exatamente por essa razão que seu remetente deve ser personalizado.

Escolha um assunto adequado

O assunto do e-mail deve ser otimizado entre 40 e 60 caracteres. Também evite CAIXA ALTA para economizar espaço e diminuir as chances de você ser tratado como spam. No mais, você ainda corre o risco de ter um assunto muito extenso que não será lido completamente pelo webmail ou software de e-mail, já que hoje em dia grande parte das pessoas abre seus e-mails em smartphones e tablets.

Depois de escolher um assunto que não ultrapasse 60 caracteres, analise se ele é objetivo, direto, relevante e se está de acordo com o corpo do e-mail. Fazer suspense pode gerar curiosidade e aumentar a taxa de abertura, mas também pode não despertar o interesse pelo serviço ou produto.

Embora o papel do assunto seja chamar a atenção do seu cliente, evite ao máximo introduzir muitos pontos de exclamação ou palavras pontuadas negativamente, como: grátis, desconto e promoção.

Por fim, pense na possibilidade de utilizar no assunto do e-mail o nome do contato que você cadastrou no sistema e até mesmo o cargo que essa pessoa ocupa. Com isso, você conseguirá uma comunicação mais pessoal e poderá aumentar a taxa de abertura da sua mensagem.

Certifique-se de que seu cliente reconhece seu nome de remetente

Quando o destinatário reconhece quem é o remetente, a probabilidade de que abra o e-mail é maior. Ele pode conhecer mais o produto ou a marca do que a sua loja ou empresa, ou então pode conhecer você pelo seu nome pessoal. Na hora de configurar o nome do remetente, pense qual seria a melhor estratégia para o seu caso.

Evite e-mails no estilo no-reply

Enviar e-mails com o remetente “não-responda” ou “no-reply” prejudicará a interação com o contato. E por se tratar de uma forma de comunicação de ida e volta, não é interessante utilizar essa estratégia para falar com seus clientes. Afinal de contas, a ideia é justamente fortalecer o relacionamento com eles, certo?  

Pense no conteúdo do corpo do e-mail

Outro fator importante para obter melhores resultados com seu e-mail é pensar em um assunto que esteja alinhado aos interesses do destinatário. Quanto mais interessante e relevante o conteúdo, maior o consumo dos clientes. Nessa hora, é fundamental ter cuidado com a autopromoção da sua empresa ou produto/serviço, para que o elo de comunicação com seu cliente não seja perdido nesse ponto.

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para se relacionar com seus clientes. Por isso, produzir conteúdo educativo sobre seu negócio, ou que resolva um problema da sua persona, resultará em grandes sucessos para sua estratégia de marketing.

Faça um teste A/B

Uma dica importante na hora de personalizar seu remetente é realizar testes A/B. Dessa forma, você poderá verificar se é o seu nome, o da empresa ou o do produto que mais surte efeito na hora em que seus clientes decidem abrir ou não o e-mail.

Para isso, você criará versões distintas do seu e-mail com diferentes envios, para uma parcela pequena da sua lista. Assim, será mais fácil identificar qual remetente é mais conhecido pelo seu público e qual melhora a sua taxa de abertura.

Depois de realizar o processo, você poderá escolher o melhor remetente e realizar o envio final para o restante da base de contatos. Esses testes também podem ser feitos com o assunto, dados dos clientes, conteúdo do corpo do e-mail etc..

Faça um check-list básico antes de disparar os e-mails

Vale a pena checar alguns pontos antes de disparar seus e-mails para evitar falhas que possam ter passado despercebidas. Alguns itens a serem conferidos são:

  • já revisei o texto para evitar erros de digitação?
  • os links e imagens estão funcionando corretamente?
  • o título e o assunto do texto estão adequados?

Agora que você viu por que é importante personalizar o remetente do e-mail marketing e acompanhou todas as nossas dicas, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. Não se esqueça de que é preciso realizar alguns testes com sua lista de e-mail para entender seus clientes e o que mais funciona com cada um deles.

Gostou do nosso post? Então aproveite a visita e aprenda agora mesmo como personalizar um e-mail marketing da forma correta para fazer sucesso com essa estratégia!

2019-03-20T14:55:34-03:00By |Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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