Como mensurar as conversões de seu e-mail marketing com Google Analytics

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Como mensurar as conversões de seu e-mail marketing com Google Analytics

Apesar de já se falar em integração de e-mail marketing com Google Analytics há mais de dois anos, percebo que poucas pessoas entendem e utilizam, ao menos, uma pequena parcela de todo o potencial que desta união.

Como você deve saber, o Analytics é uma poderosa ferramenta estatística que monitora todos os acessos de um site, tais como a origem dos acessos, a velocidade de carregamento do site, o tipo de conexão, dentre muitas outras informações.

Caso ainda não a use, acesse este link e comece imediatamente. É grátis!

Como instalar o Analytics no meu site

Como instalar o Analytics no meu site?

A instalação é muito simples, porém, é necessário ter acesso à área administrativa de seu site ou ao código fonte das páginas, pois é preciso inserir um Código de Acompanhamento em todas as páginas.

Acesse o site do Google Analytics e crie uma conta. Após o cadastro, siga os passos até a obtenção do Código de Acompanhamento e adicione-o em seu.

Também é possível pegar o código e passá-lo para que o responsável por seu site insira-o pra você.

Com o Código de Acompanhamento em mãos, insira-o em todas as páginas de seu site. De preferência, entre as tags do cabeçalho de seu site (<header></header>).

Como integrar minha campanha com o Analytics

Como integrar minha campanha com o Analytics?

Com a ferramenta @MediaPost é bem simples fazer a integração, veja:

Quando estiver criando sua mensagem, clique no botão “Mais opções” e depois em “Integrar com Google Analytics”, como na imagem abaixo:

Como integrar com o Google Analytics na ferramenta @MediaPost

Como integrar com o Google Analytics na ferramenta @MediaPost

Ao clicar, o campo “Nome da Campanha” é exibido. Insira o nome que deseja dar para sua campanha (Esta informação será exibida no Analytics. Sugiro usar o assunto de sua mensagem) e clique em “Salvar”.

Janela para inserção do nome da Campanha do Google Analytics

Janela para inserção do nome da Campanha do Google Analytics

Caso não utilize nossa ferramenta, acesse o link abaixo e aprenda como integrar suas campanhas com o Analytics:

E-mail marketing + Google Analytics: Saiba como fazer essa integração e obter mais relatórios

Como funciona esta integracao

Como funciona esta integração?

Depois de confirmada a integração, são inseridas informações em todos os links de sua mensagem.

Veja um exemplo do antes e depois:

Antes:

mediapost.com.br

Depois:

mediapost.com.br?utm_source=MediaPost&utm_medium=EmailMarketing&utm_campaign=Assunto da minha mensagem

Como pode ver, na URL foram inseridas informações que serão enviadas para seu site assim que o usuário clicar no link. O Código de Acompanhamento do Google Analytics que foi adicionado ao seu site irá captura-las e assim conseguirá gerar os relatórios.

Você pode saber mais sobre o funcionamento desta URL builder da Google.

Certo. Vamos visualizar os relatorios

Integrado? Certo. Vamos visualizar os relatórios

Após realizar o envio para seus contatos, acesse sua conta Google Analytics e siga os passos abaixo para visualizar os relatórios.

No menu de navegação lateral, clique em “Aquisição” e depois em “Campanhas”:

Campanhas no Google Analytics

Campanhas no Google Analytics

Feito isso, à direita aparecerão as campanhas que geraram visitas ao site.

Clique na qual deseja visualizar mais informações e pronto. Aparecerá um relatório como o abaixo:

Relatório de uma campanha no Google Analytics

Note que uma das colunas é a de Conclusões de meta. Estas são as conversões que a campanha gerou.

O que e uma meta

O que é uma meta?

Neste contexto, uma meta é a conclusão de um objetivo. Por exemplo, depois de fazer a assinatura da newsletter o usuário é direcionado para uma página de agradecimento. Neste caso, uma meta foi atingida.

Neste caso, a meta é o usuário chegar à página de agradecimento pela assinatura.

Uma meta pode ser:

  • Venda de um produto ou serviço;
  • Cadastro para uma newsletter;
  • Solicitação de proposta;
  • Solicitação de mais informações;
  • Ficar mais de 30 segundos em um artigo;
  • E qualquer uma outra que desejar.

Se você acessar uma campanha e na coluna Conversões de meta não aparecer nenhum valor, significa que nenhuma meta foi atingida ou você ainda não definiu uma, e por isso o Analytics não consegue exibir esta informação. Veja abaixo como definir uma meta.

Como definir uma meta no Analytics?

É possível criar diversas metas em sua conta do Analytics. Não é difícil. Para criar uma, clique aqui ou siga o seguinte caminho:

Clique em Administrador lá no topo da página:

Como definir uma meta no Analytics

Como definir uma meta no Analytics

Na coluna Visualizar, clique em Metas:

Como definir uma meta no Analytics

Como definir uma meta no Analytics

Por último, clique no botão Nova meta:

Como definir uma meta no Analytics 3

Configure-a e pronto. Sua meta está criada.

Em resumo

Em resumo:

Vimos como criar uma conta, instalar o código de acompanhamento em um site, como integrar a campanha com o Google Analytics, criar metas e visualizar os resultados de uma campanha.

Perceba que é possível integrar com diversas campanhas. Use este recurso e assim conseguirá mensurar todas as suas campanhas de e-mail marketing.

Conseguirá identificar:

  • Qual envio gerou melhor resultado;
  • Qual foi o ROI (Retorno do Investimento) de cada campanha;
  • Quais páginas os usuários mais visualizaram;
  • Qual produto mais vendeu através do email marketing;
  • Se a campanha gerou abandono de carrinho;
  • e muito mais…

Dica especial

Dica especial

Se você possui uma loja virtual, envie para seu site as informações de seus contatos, como Nome, E-mail, Telefone, etc. (todas as informações de sua lista de contatos) e facilite a navegação de seus contatos.

Além disso, você conseguirá identificar qual contato abandonou um carrinho com produtos, por exemplo.

Converse com a pessoa responsável por sua loja e ela saberá como fazer isso. É possível enviar as informações de seus contatos no próprio link para seu site. Legal, não?

Espero que este artigo lhe seja útil.

Se tiver dúvidas, deixe-a nos comentários deste artigo. Com certeza ela será respondida e irá agregar valor ao artigo.

Abraço e até a próxima!

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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