Como escolher um bom template de e-mail marketing para meu e-commerce?

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Como escolher um bom template de e-mail marketing para meu e-commerce?

Um bom e-mail marketing é capaz de engajar o seu público e trazer mais visibilidade e vendas para a sua empresa. Trata-se de um dos canais mais poderosos para gerar conversões e manter o seu público em contato constante com as suas ofertas e comunicações.

Um dos principais benefícios do e-mail marketing é a sua flexibilidade, podendo se adaptar às suas necessidades e às características da sua marca. Existem diversos formatos de envio que você pode experimentar para impactar a sua audiência, bastando ter o template de e-mail marketing correto.

Trata-se de algo que vai além de apenas pensar no layout das suas mensagens. O template de e-mail marketing deve sempre se adaptar ao que aquele envio pretende ser, ou seja, se o objetivo é enviar notícias relacionadas à empresa para o público, então, o template precisa trazer esses elementos da maneira adequada.

Conheça, a seguir, os exemplos de template de e-mail marketing que você pode utilizar em suas campanhas. Confira!

Newsletter – 

Para qualquer estratégia de marketing que inclua a produção de conteúdo, é bastante valioso contar com o impulso de visibilidade que alguns e-mails podem trazer. Para isso, você precisa de um template de e-mail marketing no formato newsletter.

Diferentemente do que ocorre com o tipo promocional, todo o foco da newsletter está em trazer um boletim informativo a respeito de tudo o que é novidade para o seu leitor. Podem ser destacados posts do seu blog, press releases institucionais e até publicações das redes sociais da empresa.

Para ter mais espaço e destacar o seu conteúdo, o template de e-mail marketing pode ter mais de uma coluna em seu layout. Ao utilizar softwares de disparo, é possível automatizar esse processo ao empregar um visual padrão e sempre resgatar os últimos posts publicados no seu site. Como parte da redação, lembre-se de incluir uma chamada para direcionar seu público ao blog.

– Promocional –

Quando pensamos em e-mail marketing focado em vendas, na maioria das vezes imaginamos o modelo promocional. É aquele que anuncia um produto ou ofertas selecionadas manualmente ou automaticamente para convencer o leitor a adquiri-las.

Um template de e-mail marketing promocional deve trazer o espaço adequado para você inserir seus produtos de maneira que o leitor absorva o máximo de informação a respeito dele. Dependendo do segmento, é válido ter bastante conteúdo visual e uma redação chamativa que consiga impactar o destinatário.

Uma ótima forma de aproximar suas ofertas do público é selecionar adequadamente as fotos utilizadas. Prefira mostrar pessoas usando seus produtos em vez de trazê-los de maneira isolada. No texto, traga argumentos que realmente agreguem valor às necessidades do seu público-alvo. O template de e-mail marketing precisa dar o devido destaque a esses elementos.

– Datas estratégicas –

É aniversário do seu cliente? Ou trata-se de uma data comemorativa que tenha relação com o seu negócio? Seja como for, você tem que contar com um template de e-mail marketing para disparos focados em datas estratégicas. Afinal, você não deve deixar algumas delas passarem.

Aqui, o foco está em surpreender o leitor ao trazer a data para dentro do contexto da relação dele com a marca. No aniversário, o mais importante é ter um layout que chame bastante a atenção, preferencialmente quebrando os padrões já estabelecidos com seus envios anteriores. Uma forma de fazer isso é ter uma grande imagem com uma redação menos volumosa e mais impactante.

Outra possibilidade inclui trazer a atenção para datas especiais que sejam importantes para sua empresa. Em certos casos, vale a pena recomendar produtos para presentear, algo que fará o template utilizado aqui emprestar alguns elementos do modelo promocional.

– Automático –

Certas ações no seu site precisam gerar envios automáticos de e-mail para proporcionar uma experiência mais positiva ao seu cliente. Ele vai perder muita confiança na sua empresa se ela não enviar confirmações de pagamento, envio e qualquer outro evento que se encaixe no contexto dela.

Apesar de automáticos, isso não significa que esses envios não precisem se planejados. Além de considerar as ações que gerarão esses contatos, você também tem que contar com um template de e-mail marketing adequado para os disparos. Ele deve se encaixar na identidade visual já empregada nos demais elementos, além de ser capaz de trazer o devido destaque ao conteúdo.

Como muitos dos elementos desse tipo de envio serão dinâmicos (ou seja, gerados a cada caso), você vai precisar planejar muito bem a sua disposição. Lembre-se da importância de ter um espaço para chamar o seu cliente pelo nome e destacar a ação dele de maneira intuitiva.

– Comunicados especiais –

É sempre possível que você precise comunicar algum acontecimento especial ao seu público e as particularidades desse envio não se encaixam em uma newsletter ou e-mail promocional. Para isso, é necessário contar com um formato especial — o de anúncios ou de comunicados.

Nesse caso, o grande destaque estará na informação. Suprima ao máximo elementos que possam distrair seu leitor ou fazê-lo desconsiderar a mensagem principal. O mais importante é o comunicado que estará em pleno destaque no seu layout.

Dependendo do perfil do seu público-alvo e da natureza do anúncio que está sendo feito, vale a pena considerar um template de e-mail marketing em texto puro, que simula um e-mail enviado por uma pessoa. Assim, você reafirma a seriedade da sua comunicação junto ao seu público.

– Coloque o planejamento em prática –

Para receber um resultado realmente diferenciado e adaptado às necessidades da sua marca, é essencial que você construa o seu próprio layout. Toda a identidade visual da sua marca precisa ter coesão e satisfazer o que a sua comunicação precisa. Utilizar um template de e-mail marketing pronto pode parecer mais rápido e fácil, mas pode ser o mesmo utilizado por um concorrente.

Além disso, ao contar com um visual feito especialmente para sua empresa, é possível customizá-lo para atender às suas particularidades. Ao seguir esse caminho, você poderá usar o melhor template de e-mail marketing que será decisivo para os seus bons resultados nesse canal de comunicação. Experimente!

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2019-02-15T08:11:58-03:00By |E-commerce, Estratégia|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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