Os 7 Canais de Marketing Digital mais Procurados para Investir

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Os 7 Canais de Marketing Digital mais Procurados para Investir

Não é uma surpresa pra ninguém…  Os canais de marketing digital estão crescendo cada dia mais e esse crescimento tem trazido muitos desafios para os marketeiros, que precisam inovar sua forma de se comunicar com seu público para não ficarem pra trás.

Pensando nisso, decidi escrever este artigo para te ajudar a escolher, caso você ainda não tenha feito isso, quais canais de marketing utilizar para atingir seus objetivos! Mas antes de tudo, aqui vai uma dica para você…  Saiba quem é o seu público-alvo para direcionar melhor sua mensagem.

Os TOP canais de marketing digital são…

1- E-mail Marketing

Se você acha curioso o e-mail marketing ser o primeiro dessa lista de canais de marketing digital, saiba que quando uma estratégia de e-mail é bem planejada e executada, ela é capaz de gerar ótimos resultados. Aliás, o e-mail marketing possui um baixo custo e funciona em qualquer ramo de atividade.

Segundo Dave Wilby, chief operating officer da Return Path, a cada R$ 1,00 investido em e-mail marketing, você gera R$ 126,00 de lucro…

E o melhor, a única coisa que você precisa para começar a utilizar essa poderosa estratégia é de uma lista de contatos, uma boa ferramenta de e-mail e criatividade.

E-book Como Criar Campanhas de E-mail Marketing Perfeitas

2 – Tráfego orgânico (SEO)

Imagina você pesquisar uma palavra relacionada ao seu ramo de atividade e aparecer na primeira página do Google? É pra isso que serve o tráfego orgânico ou SEO. 

Esse, é um dos canais de marketing digital mais disputados por conta dos ótimos resultados que ele pode gerar, sendo bem feito estrategicamente. Até por que, não seria nada mal receber muitos acessos em seu site através de pesquisas do Google não é mesmo?

Saiba que existem muitas estratégias para isso… E se o seu objetivo for alcançar a primeira página nos resultados de busca, você precisará escolher bem o tipo de palavra-chave.

Veja um exemplo:

Imagina que você tenha um e-commerce de roupas e no site as palavras “Calças femininas” estão localizadas em um botão ou texto… A probabilidade dessa palavra ser pesquisada no Google é grande. Com isso, caso o seu site esteja indexado, ele poderá aparecer para o usuário quando for procurado.

3 – Tráfego Pago (Google Adwords)

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego do seu site rapidamente, investir em Google Adwords é uma boa! Porém, ele também é um dos canais de marketing digital disputados pelas empresas.

O tráfego pago, nada mais é que uma estratégia que agiliza o processo de ranqueamento no Google, diferente do tráfego orgânico, que você precisa gerar conteúdo relevante para atrair pessoas.

Com o tráfego pago, você escolhe quais palavras-chave ficarão em destaque na página do Google e vai pagar para que elas fiquem lá.


Por exemplo:

Você quer aumentar o tráfego do seu site na categoria “Tênis casual”? Então, você tem que patrocinar essa palavra para que ela fique numa boa posição no ranking das pesquisas do Google e atraia somente as pessoas interessadas em seu negócio.

4- Redes Sociais

Quando se pensa em canais de marketing digital, muitas pessoas já lembram das redes sociais… Esse não é um pensamento errado, muito pelo o contrário, pois atualmente, as redes sociais são os canais mais utilizados pelos brasileiros…

Uma pesquisa feita Hootsuite afirma que os brasileiros ficam conectados em suas redes sociais em média 3h e 39m por dia, ou seja, existe muito público para impactar.

Mas criar uma estratégia nas redes sociais não é uma tarefa muito fácil, portanto eu recomendo que você escolha apenas aquelas que o seu público se interesse.

Por exemplo:

Se você possui uma empresa de cursos, não tem porque você gastar o seu tempo no Pinterest, sendo que é uma rede de ideias e você não tem nada para acrescentar lá.

Depois de escolher as redes que o seu público utiliza, publique conteúdos de interesse e que gera identificação. Já que se chama rede ‘SOCIAL’, você não deve ter uma linguagem de venda constantemente e sim educar e engajar o seu público com postagens variadas.

Planilha de Gestão de Redes Sociais

5 – Tráfego direto

Quando um usuário procura diretamente sua empresa, significa que o seu tráfego direto deu certo! Para que isso funcione sempre, você tem que criar uma reputação com seu público para ser lembrado!

Além disso, facilitar a busca do usuário é de extrema importância, portanto a URL do seu site precisa ser simples e direta, apenas com o nome da sua empresa. Não se esqueça de dar preferência aos domínios (.com) e (.com.br).

6- Referência

O canal de referência é um dos mais complicados de se aplicar, já que sua marca precisa ter uma boa reputação. Dessa maneira, você precisa conhecer outras empresas que goste do seu produto ou serviço e esteja disposta a divulgá-lo.

Uma das grandes vantagens desse canal é o custo, porque o valor é bem baixo e tem vezes que chega a ser gratuito. Use-o para trazer mais clientes e diminuir o CAC. Além disso, sua empresa consegue criar autoridade no mercado por ter sido recomendada, gerando uma confiança maior para as pessoas se interessarem por você.

Planilha CAC

7- Anúncios patrocinados

Se você quer um resultado rápido e está disposto a pagar por isso, os anúncios patrocinados podem ser uma boa escolha.  Tido como um dos canais de marketing digital com facilidade de posicionamento no Google, seu investimento é flexível, porém, há empresas que usam para ter resultados.

E além de você atingir o seu público ideal, você pode investir de 1 centavo até o mais alto possível. Suas propagandas podem ser veiculadas em diversos formatos, como:

  • Banners em sites.
  • Redes sociais.
  • Propagandas do YouTube.
  • Etc.

E aí, já sabe qual dos canais de marketing digital você irá atacar primeiro? Não se esqueça de mensurar seus resultados e ver qual dos canais é mais vantajoso. Para isso, baixe este material gratuito.

Espero ter ajudado! Se tiver dúvidas, deixe um comentário.


Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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