As boas práticas aumentam os índices de reputação, engajamento, entregabilidade e ROI das ações. Conheça agora quais são elas e aplique no seu dia a dia para potencializar suas vendas.
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Aquisição
Boas listas começam com aquisição de qualidade. Algumas dicas para formar uma boa base de e-mails são: usar doble opt-in e sempre verificar as informações cadastradas pelos usuários com rotinas de verificação de sintaxe e confirmação da existência do domínio. Pedir para o internauta digitar duas vezes o e-mail pode reduzir bastante a quantidade de erros.
Higienização
A limpeza precisa ser frequente. Segundo pesquisas, nos Estados Unidos de 30% a 35% das pessoas trocam seu e-mail anualmente. Vale lembrar que e-mail inativos geram custos desnecessários e reduzem reputação. O correto é definir regras para inativação de bounces temporários. Criar campanhas de reengajamento e reativação também podem ser uma boa idéia.
Dados comportamentais
Armazenar os dados das interações dos destinatários com as campanhas permite realizar novas ações mais relevantes. Os perfis coletados facilitam a classificação da lista em cluster para futuras segmentações e proporcionam maior engajamento.
Segmentação e Personalização
Ações segmentadas propiciam comunicação mais relevantes. Vale lembrar que a reputação é diretamente proporcional à relevância. O mesmo pode-se dizer quanto à personalização, que deve ser feita com atributos relevantes das listas.
Listas de descadastramento
Devem existir e ser respeitadas. Envio de mensagens para destinatário que solititaram o descadastramento é extremamente prejudicial à imagem da empresa. Essas listas devem ser consolidadas e centralizadas, inclusive com opção para o usuário fazer o opt-out seletivo.
Revista Marketing Direto – Março/2011
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