Você se lembra do vídeo “Tapa na pantera” de 2006?
Nele a atriz Maria Alice Vergueiro interpreta uma senhora em estado de êxtase por consumir muita “cannabis sativa”.
O curta conta com um texto cômico e uma de suas frases ilustra bem o tema deste post:
“- Eu fumo há trinta anos todos os dias, não pulo um, e não sou viciada.”
Pois é, muitos de nós enviamos nossas mensagens de e-mail marketing da mesma forma há muito tempo e não sabemos, ou ignoramos, os possíveis males que isso pode trazer à nossa reputação!
Um clássico do spammer não consciente
O telefone toca. O cliente pede para falar com o responsável da empresa de e-mail marketing.
Eu atendo e a conversa é:
Cliente: – Rogério?
Eu: – Sim!
Cliente: – Você precisa me ajudar! Meus e-mails estão sendo considerados pelo Gmail (um exemplo) como Spam.
Eu: – Certo. Você fez algum envio recente com alguma lista/base de contatos nova?
Cliente: – Claro que não. Usei os mesmos contatos, só acrescentei uma lista de e-mails válidos que eu mesmo captei num congresso no ano passado, para divulgar o novo evento desse ano. Mas são todos contatos que se cadastraram com agente, então, não tem problema!
Eu: – Pois é: têm problema!
O tempo e os e-mails órfãos, uma “judiação”.
O e-mail, por ser parte de um mundo digitalizado, funciona na velocidade das informações desse mesmo mundo.
Aquilo que é bom hoje se torna passado amanhã, história daqui a uma semana, lenda em um mês e folclore em um ano.
Nada mais natural do que arquivar o endereço de e-mail do seu cliente para que, quando você precisar, possa utilizá-lo.
Pois bem, essa não é a lógica do mundo digital!
Pessoas trocam de empresa, portanto de e-mail. Abrem novas contas para participarem de grupos como “Yahoo Groups” e “Google Groups”, depois saem desses mesmos grupos, abandonado seus e-mails.
Brigam com os namorados, se separam, mudam de pais, cidade, nome, sexo, e junto com tudo isso, também trocam de e-mails.
E-mail bom dá sinal de vida!
Uma pessoa que não abre um e-mail seu há mais de 90 dias tem grandes chances de não existir mais, no que diz respeito ao seu endereço de e-mail, claro.
Isso não é uma regra, mas também não é uma exceção. Muitos endereços de e-mail hoje, ao não serem utilizados por mais de três meses, são inativados por provedores gratuitos com o Outlook (Hotmail).
Um exemplo: você criou uma conta no Outlook (Hotmail) e já não entra nela há mais de 04 meses. Quando vai acessá-la eles te informam que sua conta foi inativada e te perguntam “Deseja reativar sua conta conosco?”.
Parabéns, você já esta na categoria dos proprietários de um e-mail velho!
05 dicas de como manter a integridade das suas listas
1# – Não envie mensagens para endereços de e-mail como:
admistracao@, comercial@, atendimento@, @postmaster, denuncia@, info@, entre outros.
Esses e-mails geralmente não são de pessoas únicas, mas de grupos e podem prejudicar a reputação das suas mensagens.
Caso você tenha muitos em suas listas, envie mensagens individuais, direto do seu e-mail, pedindo a eles um e-mail direto de uma pessoa responsável, isso pode ajudar.
2# – Retire os endereços de e-mails que não abrem suas mensagens há mais de 90 dias.
Você não precisa apagar esses e-mails dos seus registros, mas retome a conversa com eles com mais espaço de tempo, enviando apenas os seus e-mails mais fortes, como descontos imperdíveis, e acompanhe se isso fará com que eles voltem a dar atenção a você.
Foque nos clientes que querem saber de você!
3# – Pare de comprar/trocar listas.
Isso é uma prática que comprovadamente traz muito mais prejuízo que benefício.
As listas vêm cheias de e-mails antigos e que não existem, com spamtraps e informações que podem danificar a sua reputação por muito tempo.
4# – Respeite os seus contatos.
Os seus clientes são seus e é em você que eles confiam.
Por mais amigo que você seja de outra empresa, não foi a ela que eles confiaram os seus endereços de e-mail, portanto, trate-os com o respeito que você gostaria de ser tratado, não emprestando suas listas a ninguém.
Seja você a mudança que quer ver no mundo!
5# – Deixe o link de descadastramento visível.
Quem não consegue se descadastrar dentro da mensagem, clica no botão de “spam” do provedor de e-mail.
Quando mais gente classificar seu e-mail como “spam”, mais spammer você será!
***
Se você não quer ser classificado como um Spammer, reveja a sua conduta.
No e-mail marketing, andar na linha faz muita diferença e o benefício maior quem colhe é você mesmo.
Fique atendo a tudo que falei acima, pois para o e-mail “quem faz a fama, deita na cama”.
Você não vai querer dormir pra sempre no chão, vai?
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