As 7 melhores dicas de marketing de conteúdo para PMEs

//As 7 melhores dicas de marketing de conteúdo para PMEs

As 7 melhores dicas de marketing de conteúdo para PMEs

Algumas pessoas, quando falamos em marketing de conteúdo, imaginam que essa é uma solução feita apenas para as grandes marcas e empresas. Mas, na verdade, qualquer empresa, independente do tamanho ou área de atuação, pode se beneficiar dessa estratégia. Basta saber como aplicá-la dentro do seu universo.

E é exatamente com essa questão em mente que, em parceria com a Rock Content,  separamos para você as principais dicas de marketing de conteúdo para PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

A partir delas vai ficar muito mais fácil elaborar ou melhorar o seu plano e, é lógico, conquistar mais clientes.

Então, vamos ao artigo!

1. Conheça o seu públicoConheça o seu público

O seu conteúdo deve ser feito, não com o foco no seu negócio, tentando apresentar e vender produtos e serviços. Ele deve ser pensado sob o ponto de vista da sua audiência, ou seja, da sua persona.

Trace perfis muito bem delineados de quem são essas pessoas, como elas se comportam, quais os seus desejos e necessidades e quais as perguntas que elas normalmente fazem na sua jornada de compra.

2. Defina seus objetivos e prioridadesDefina seus objetivos e prioridades

Os objetivos são fundamentais para que qualquer plano dê certo. Afinal, é a partir da sua ideia de onde quer chegar (quais os resultados a serem alcançados) que será possível traçar uma rota.

E, ainda, os objetivos também vão ser de enorme ajuda para estabelecer as métricas do sucesso de cada ação e da estratégia como um todo (voltaremos a elas na próxima dica).

Já as prioridades são fundamentais para saber o que é mais importante em cada estágio do seu plano de marketing de conteúdo para atingir os objetivos. Isso ajuda a otimizar o trabalho e o seu cronograma sem, contudo, abrir mão dos resultados.

Priorizar acaba sendo uma ferramenta bastante valiosa principalmente dentro do universo das PMEs, que acabam tendo equipes de trabalho menores, mas precisam estabelecer e fortalecer sua marca no mercado tanto quanto (ou talvez até mais) do que grandes empresas.

3. Estabeleça métricas e aplique indicadoresEstabeleça métricas e aplique indicadores

No item anterior da nossa lista de dicas de marketing de conteúdo citamos as métricas e agora vamos entender um pouco mais sobre elas. As métricas vão ajudar a aferir o nível de sucesso de cada ação do seu plano.

Por exemplo: se na sua estratégia de conteúdo você tem como objetivo aumentar as vendas da sua marca, é preciso saber o volume de vendas atual, o crescimento pretendido e como você vai medi-lo.

Aliás, é preciso não apenas estar de olho nas métricas, mas também nos indicadores (KPIs – Key Performance Indicators – ou Indicadores de Performance).

Por quê? Oras, se partimos do mesmo objetivo (aumentar vendas), acreditamos que essas vendas devem trazer um lucro maior para o seu negócio, certo?

A aplicação dos indicadores certos vai ajudar, por exemplo, a dizer quanto você está gastando para conseguir essas novas vendas e saber se esse valor justifica o investimento feito.

Dessa forma você pode adequar sempre estratégias ao orçamento/trabalho/tempo para conseguir o máximo de retorno dos seus esforços.

4. Escolha seus canaisEscolha seus canais

Os canais podem ser seus maiores aliados ou seus piores inimigos. Até agora na nossas dicas de marketing de conteúdo falamos sobre as bases para colocar um plano em prática, mas agora chegou a hora de saber como divulgar seu conteúdo.

Muitas pessoas acabam listando todos os canais e criando planos elaborados para divulgar seu material. Só que, na verdade, o principal é estabelecer um equilíbrio levando em consideração duas coisas: o perfil da persona e sua capacidade de gerenciamento.

É preciso apostar num conjunto de canais onde você sabe que seu público-alvo vai estar presente e que sua equipe possa gerenciar efetivamente (dar uma olhada de tempos em tempos não adianta!).

Segue uma lista para você analisar:

  • Redes sociais
  • E-mail marketing
  • Audiovisual
  • Sites parceiros

Na dúvida, seja simples e básico e vá crescendo aos poucos. Assim você evita frustrações.

5. Invista no seu blogInvista no seu blog

Para o marketing de conteúdo, o blog é rei.

É nele que os seus visitantes, leads e clientes vão poder acessar todas as informações postadas, é para ele que os cliques nas suas redes sociais devem estar direcionados… ele é a vitrine do seu conteúdo.

Por isso, a casa precisa estar arrumada. Estamos falando aqui em investir em design, usabilidade, acesso mobile… Tudo precisa ser funcional e atraente. E, além disso, é preciso estar sempre de olho na novidades para que ele não fique velho ou obsoleto. Atenção constante à atualização do seu blog.

6. Reutilize materiaisReutilize materiais

Essa é uma das dicas de marketing de conteúdo que vão ajudar bastante na hora de publicar materiais.

Sua empresa provavelmente participa de eventos em que dá palestras, cursos, workshops, certo?

Então, que tal pegar o PowerPoint dessas apresentações e transformar em uma apresentação de slides para download (tipo SlideShare)? Ou como foco de um ebook?

Aliás, você também pode pegar um ebook e transformar em uma série de artigos sobre um tema. Ou o contrário (uma série de artigos virar um ebook).

Aproveite o conteúdo bom como base para materiais diversos que vão ajudar o seu possível cliente a achar as respostas que ele precisa para fechar negócio!

7. Ofereça respostas simples para perguntas básicasOfereça respostas simples para perguntas básicas

Quando trabalhamos numa determinada área, é mais do que normal que tenhamos domínio sobre ela. Mas uma das melhores dicas de marketing de conteúdo para atrair o interesse é focar na simplicidade.

Quer um exemplo? Pense no(a) melhor professor(a) que você teve no colégio. Ele(a) provavelmente era a pessoa que fazia a matéria parecer fácil e, até mesmo, divertida. Mesmo que fosse um assunto que você tinha dificuldades.

Sabe por quê?

Ele(a) criava estratégias para fazer com que mesmo o que poderia ser técnico demais, complicado demais, fosse fundamental e o básico, tornando aquilo bem mais fácil de ser assimilado.

Faça o mesmo pelo seu público! Converse com ele para saber quais as maiores dúvidas e produza materiais que sejam simples, diretos e objetivos. Você vai perceber que quando nos voltamos para as questões mais básicas, temos muito mais chances de engajamento do público-alvo!

Concluindo…Concluindo

Independente do tamanho da sua empresa, é possível sim, obter sucesso com o marketing de conteúdo.

Aliás, por mais que a gente saiba da dificuldade em se implantar e manter essa estratégia nas PMEs, também temos a certeza de que o retorno possível compensa os esforços no investimento.

Com paciência, resiliência e planejamento, somado às nossas dicas de marketing de conteúdo, você pode se destacar da concorrência, seja ela de grandes multinacionais ou de PMEs como você.

E para continuar estudando como conseguir melhorar a qualidade e quantidade de vendas, que tal conhecer um pouco mais sobre o funil de vendas? Ele vai ser decisivo na hora de produzir conteúdo matador para o seu blog! Clique aqui para saber o que é isso e como montar o seu!

2019-02-20T16:18:21-03:00By |Email Templates|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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