Fique por dentro das grandes tendências de marketing digital para 2019

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Fique por dentro das grandes tendências de marketing digital para 2019

Você planeja muitas mudanças para 2019? Algumas pessoas aproveitam a virada do ano para alterar a direção de suas vidas, outras buscam por estabilidade e continuidade. Mas sabe o que certamente apresentará diversas novidades? O cenário do marketing digital.

Por se tratar de um ambiente extremamente mutável e de vasta concorrência, ficar ligado nas tendências de marketing é essencial para o gestor que deseja se manter atraente e competitivo no mercado.

Pensando nisso, vamos apresentar para você algumas das grandes tendências que 2019 trará ao marketing digital. Continue a leitura e confira!

Conteúdo em vídeo

Novas tecnologias e dispositivos estão acabando com as barreiras da produção de material em vídeo. Se antes era necessário contar com diversos equipamentos e profissionais, hoje temos aparelhos e programas que facilitam a gravação e edição de conteúdo audiovisual.

Você já deve ter notado que os vídeos estão cada vez mais tomando uma posição central nas estratégias de marketing digital. A simplificação da produção não é o único motivo para isso: profissionais ligados nas tendências de marketing já notaram que o futuro será em vídeo.

Uma pesquisa realizada pela Cisco em 2017 previu que, até 2020, 82% de todo o tráfego da internet seria gerado por vídeos. O estudo ainda ressalta a quantidade quase infinita desse tipo de conteúdo que é postada anualmente na internet: um indivíduo demoraria cinco milhões de anos para consumir tudo.

Conhecendo a inclinação da audiência a assistir produções audiovisuais, você tem a chance de aprimorar a maneira com que se comunica com o público. Sabia, por exemplo, que incorporar o link de um vídeo no e-mail pode aumentar a taxa de conversão em até 21%? Incluir vídeos aos conteúdos produzidos será uma ótima forma de melhorar sua comunicação em 2019.

Inteligência Artificial (AI)

Em 2001, foi lançado o filme “A.I. — Inteligência Artificial”. Dirigido por Steven Spielberg, o sucesso da película reflete a curiosidade que o tema sempre despertou no imaginário humano. 18 anos depois, a Inteligência Artificial segue sendo tema de debate em diversos cenários.

Podemos não contar com robôs capazes de amar ou que criem uma consciência suficiente para terem vontades e ambições, como era o caso do personagem de Spielberg. Temos, porém, softwares cada vez mais inteligentes, que podem aprender com interações e ser usados para melhorar experiências de marketing.

Com a utilização da AI, é possível aprender diversas características de sua audiência, como temas e assuntos preferidos. A partir daí, você tem a oportunidade de direcionar sua estratégia de comunicação para entregar à persona exatamente o que ela deseja. É isso que fazem os serviços de streaming como o Netflix.

Conhecer melhor o público-alvo gera a possibilidade de produzir uma mensagem mais eficaz para o seu e-mail marketing — que ainda é a ferramenta mais eficiente para conseguir conversões.

Chatbots

Com o crescimento desenfreado da competitividade no mercado, criar uma boa experiência de atendimento é fundamental para satisfazer o cliente. Essa satisfação pode se converter na fidelização do consumidor e na melhoria da imagem da marca.

Como, então, realizar um atendimento rápido e eficiente se você tem que lidar com diversos clientes de uma vez? Colocar um time de comunicação trabalhando constantemente na interação com o público é uma solução cara e, muitas vezes, impraticável.

É aí que entram os chatbots. Já introduzidos no mundo digital há algum tempo, eles vêm ganhando cada vez mais relevância com o progresso da tecnologia de Inteligência Artificial. Trata-se de atendentes rápidos, precisos e que lembram todo o histórico do cliente. Além disso, nunca perdem a paciência.

Os chatbots existem em diversas plataformas, podendo ser usados nas mensagens do Facebook, em chats disponibilizados dentro do website ou na comunicação por e-mail. Neste último caso, eles são úteis não apenas para responder a questões, mas para manter uma comunicação qualificada com os leads.

Conteúdo mobile friendly

Os smartphones já estão consolidados como o principal meio de acesso à internet no Brasil. De acordo com a pesquisa Tic Domicílios 2017, 49% dos lares brasileiros depende do uso de dados móveis para acessar a web.

Além dessa dependência, a adoção de smartphones para consultas online também se intensificou: basta notar as multidões que andam na rua com a cabeça baixa e os olhos fixos em seus aparelhos. O que isso significa para o profissional de marketing?

Se não for mobile friendly, de nada adianta que seu conteúdo seja pertinente e de qualidade. O sentimento de tentar abrir uma página no celular e esperar minutos por seu carregamento é familiar? Em caso afirmativo, você sabe a carga negativa que isso traz para a imagem da marca envolvida, certo?

Portanto, adaptar suas mídias de comunicação para que possam ser facilmente acessadas por dispositivos móveis é fundamental. De acordo com a Soasta, 67% das pessoas checam seus e-mails no celular logo pela manhã. Assim, mensagens que podem ser abertas via mobile têm muito mais chances de retornos positivos.

Áudio marketing

Se você acha que conteúdos completamente auditivos estão fora de moda, trazemos novidades. Os investimentos em áudio marketing são cada vez mais visíveis, por meio de podcasts, posts narrados ou buscas por dispositivos de voz — como o Siri da Apple ou o Alexa da Amazon.

Um estudo da Gartner publicado em outubro de 2018 revelou que, até 2020, 20% das sessões de navegações serão a partir de pesquisas por voz. Se o seu conteúdo online não estiver preparado para isso, pode sair no prejuízo.

Outra forma muito comum de utilizar áudio marketing é na produção de podcasts. Usuários dessa ferramenta costumam manter um alto nível de fidelidade, consumindo uma média de 90% do episódio iniciado.

Por fim, temos o post narrado. Sabemos que o tempo de atenção que as pessoas podem disponibilizar para consumir um conteúdo é constantemente mais curto, já que o “multitarefismo” é cada vez mais comum. Incluir uma narração no post, ou até um áudio no e-mail, facilita seu consumo por parte da audiência, além de ser uma forma inclusiva de comunicação.

Manter-se por dentro de todas as tendências de marketing digital não é das tarefas mais fáceis, mas se apresenta como um dos fatores fundamentais para otimizar a comunicação de sua empresa e atingir resultados positivos. O mundo digital está em constante mudança, sendo que não acompanhá-lo significa ficar para trás.

Ao longo deste artigo, apresentamos algumas das principais tendências para 2019. É importante ressaltar, porém, que nem sempre uma novidade que é boa para determinada marca vale para outra. É preciso considerar as características do seu público e da própria cultura da empresa, assimilando as estratégias que se mostram mais adequadas a esses fatores.

E então, conseguiu absorver informações úteis do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre como usar as tendências de marketing a seu favor? Entre em contato com a gente!

2019-02-08T12:13:20+00:00By |Novidades|0 Comentários

Sobre o Autor:

Especialista em Customer Success na empresa @MediaPost, atua na área desde 2015. Formada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

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