Gridview – Como o Gmail irá exibir seus e-mails marketing

//Gridview – Como o Gmail irá exibir seus e-mails marketing

Gridview – Como o Gmail irá exibir seus e-mails marketing

Atualização

Em Abril de 2015 a equipe do Gmail decidiu não continuar com o projeto GridView.

Em março deste ano a equipe da Google anunciou mais uma mudança no Gmail que irá impactar suas campanhas de e-mail marketing: Visualização em Grid

gridview

Ela ainda está em fase de testes e nem todos os usuários podem testá-la. Por enquanto está limitada à usuários que utilizam o Gmail na versão em Inglês e que se inscrevam para testar o novo recurso no link abaixo:

https://www.gmail.com/intl/en/mail/help/fieldtrial.html

Todos os meus e-mails ficarão assim?

Esta mudança será aplicada somente aos e-mails que chegarem à aba Promoções, ou seja, apenas aos e-mails marketing.

Os e-mails que chegarem à aba Principal, Social, Atualizações e Fóruns serão exibidos da forma que é hoje.

Além disso os usuários podem optar pela visualização padrão ou em Grid clicando apenas em um botão ao lado de configurações.

caixa-de-entrada

Elementos chave da visualização em Grid:

Este tipo de visualização possui 4 elementos em destaque diferentes do que temos hoje em nossas caixas de entrada. São eles:

  1. Imagem de destaque
  2. Imagem do remetente (perfil Google+)
  3. Nome do remetente
  4. Assunto da mensagem

gridview-msg

Estas informações serão capturadas automaticamente da mensagem e da conta do Google+ vinculada ao remetente da mensagem, mas elas também podem ser personalizadas com um código. 😀

E o código é complicado? Deixa-me vê-lo.

Nada. É bem simples e inclusive você pode usar o que segue abaixo, alterando para as informações de sua empresa. Veja só:

Ele é dividido em duas partes:

1 – Informações da empresa:

Nome de sua empresa

Link para seu site

Perfil do Google Plus

2 – Informações da oferta:

Imagem de destaque

Basta trocar as informações modelo pelas informações de sua empresa e pronto.

Alterar o código e deixar seu e-mail adaptado ao novo formato não é o maior desafio, como pode ver na primeira imagem deste post, o maior desafio será criar uma mensagem que se destaque no meio de tantas outras.

Até então, quem vencia a briga pela atenção do usuário era a empresa que criava o melhor assunto, agora o assunto ficará em segundo plano, pois uma imagem terá maior destaque. E uma imagem vende mais do que mil palavras, não é mesmo?

Peça para seu designer caprichar na imagem de destaque!

Veja o que ele precisa saber para fazer bem feito.

O que o designer precisa saber?

Se você é o designer responsável pela criação do e-mail marketing, fique atento às seguintes especificações:

  • O nome do remetente não deve passar de 20 caracteres
  • O assunto não deve ter mais do que 75 caracteres
  • As dimensões da imagem de destaque são: 580px de largura e 400px de altura
  • Você precisa vincular o domínio do remetente com uma conta do Google Plus para que a imagem do remetente apareça.

Você pode ver mais informações nos links abaixo (em inglês):

http://gmailblog.blogspot.com.br/2014/03/a-new-more-visual-way-to-view-your.html

https://developers.google.com/gmail/actions/reference/offer

Você ainda tem tempo para se preparar para esta mudança, mas já vale ler mais sobre o assunto, não é mesmo?

Acredito que tudo que precise saber para criar sua mensagem ao novo padrão de visualização do Gmail está neste post, mas se tiver dúvidas, pode deixar seu comentário e eu irei responde-lo em seguida.

Abraço e até a próxima

2019-02-15T11:58:11-03:00By |Novidades|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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