Atualização
Em Abril de 2015 a equipe do Gmail decidiu não continuar com o projeto GridView.
Em março deste ano a equipe da Google anunciou mais uma mudança no Gmail que irá impactar suas campanhas de e-mail marketing: Visualização em Grid
Ela ainda está em fase de testes e nem todos os usuários podem testá-la. Por enquanto está limitada à usuários que utilizam o Gmail na versão em Inglês e que se inscrevam para testar o novo recurso no link abaixo:
https://www.gmail.com/intl/en/mail/help/fieldtrial.html
Todos os meus e-mails ficarão assim?
Esta mudança será aplicada somente aos e-mails que chegarem à aba Promoções, ou seja, apenas aos e-mails marketing.
Os e-mails que chegarem à aba Principal, Social, Atualizações e Fóruns serão exibidos da forma que é hoje.
Além disso os usuários podem optar pela visualização padrão ou em Grid clicando apenas em um botão ao lado de configurações.
Elementos chave da visualização em Grid:
Este tipo de visualização possui 4 elementos em destaque diferentes do que temos hoje em nossas caixas de entrada. São eles:
- Imagem de destaque
- Imagem do remetente (perfil Google+)
- Nome do remetente
- Assunto da mensagem
Estas informações serão capturadas automaticamente da mensagem e da conta do Google+ vinculada ao remetente da mensagem, mas elas também podem ser personalizadas com um código. 😀
E o código é complicado? Deixa-me vê-lo.
Nada. É bem simples e inclusive você pode usar o que segue abaixo, alterando para as informações de sua empresa. Veja só:
Ele é dividido em duas partes:
1 – Informações da empresa:
Nome de sua empresa
Link para seu site
Perfil do Google Plus
2 – Informações da oferta:
Imagem de destaque
Basta trocar as informações modelo pelas informações de sua empresa e pronto.
Alterar o código e deixar seu e-mail adaptado ao novo formato não é o maior desafio, como pode ver na primeira imagem deste post, o maior desafio será criar uma mensagem que se destaque no meio de tantas outras.
Até então, quem vencia a briga pela atenção do usuário era a empresa que criava o melhor assunto, agora o assunto ficará em segundo plano, pois uma imagem terá maior destaque. E uma imagem vende mais do que mil palavras, não é mesmo?
Peça para seu designer caprichar na imagem de destaque!
Veja o que ele precisa saber para fazer bem feito.
O que o designer precisa saber?
Se você é o designer responsável pela criação do e-mail marketing, fique atento às seguintes especificações:
- O nome do remetente não deve passar de 20 caracteres
- O assunto não deve ter mais do que 75 caracteres
- As dimensões da imagem de destaque são: 580px de largura e 400px de altura
- Você precisa vincular o domínio do remetente com uma conta do Google Plus para que a imagem do remetente apareça.
Você pode ver mais informações nos links abaixo (em inglês):
http://gmailblog.blogspot.com.br/2014/03/a-new-more-visual-way-to-view-your.html
https://developers.google.com/gmail/actions/reference/offer
Você ainda tem tempo para se preparar para esta mudança, mas já vale ler mais sobre o assunto, não é mesmo?
Acredito que tudo que precise saber para criar sua mensagem ao novo padrão de visualização do Gmail está neste post, mas se tiver dúvidas, pode deixar seu comentário e eu irei responde-lo em seguida.
Abraço e até a próxima
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