Jornada de sucesso com email marketing: validação de resultados

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Jornada de sucesso com email marketing: validação de resultados

A personalização é uma das principais características positivas do marketing digital. É possível enviar a cada cliente uma mensagem certeira, capaz de atingir suas necessidades e gerar uma alta taxa de conversão. Para isso, é preciso fazer testes e identificar a melhor forma de atingir o público-alvo. Por esse motivo, a etapa de validação de resultados de e-mail marketing é essencial para uma jornada de sucesso.

Quer entender como essa etapa funciona? É isso que vamos explicar neste post. Então, não perca a oportunidade de entender como utilizar dados e relatórios para tornar a sua campanha de e-mail marketing precisa e eficaz. Vamos lá?

A importância da validação de resultados de e-mail marketing!

Em primeiro lugar, é preciso entender que a análise de dados é essencial para potencializar os resultados do e-mail marketing. Isso acontece porque sua empresa precisa atingir um público, ou seja, um grupo de pessoas.

E, como nós sabemos, pessoas definitivamente não são iguais. O vocabulário, a abordagem, os gatilhos e outros recursos que funcionam muito bem para uma persona podem não ter o mesmo sucesso com outro grupo.

É por esse motivo que, no marketing, existe um método pronto, mas nunca uma fórmula única. O e-mail marketing mostra o que a sua empresa deve fazer, mas sua estratégia precisa ser adaptada para descobrir como e quando abordar seu público para obter a melhor performance.


Como funciona a etapa de validação de resultados na MediaPost?

Já comentamos em outros artigos que aqui, na @MediaPost, nós temos uma jornada de sucesso com e-mail marketing muito bem definida. Já explicamos como funcionam o planejamento e a gestão de envios. Agora, vamos falar da validação de resultados.

É importante destacarmos que o trabalho de e-mail marketing é cíclico. Afinal, a todo momento há novos clientes entrando pelo funil de vendas e esperando ser conduzidos ao longo da jornada do consumidor.

Por isso, uma empresa não pode simplesmente repetir as suas ações de marketing, incluindo a campanha de e-mail. É possível analisar dados, identificar o que funcionou bem, corrigir erros e aplicar esse conhecimento em novos ciclos para melhorar a performance.

Por isso, aqui na @MediaPost, os resultados positivos são validados mensalmente. Eles são reaplicados trimestralmente para garantir a evolução da campanha e o aumento da sua capacidade de nutrir leads e levá-los ao momento da compra.

Mas vamos entender como funciona essa etapa:

Análise de métricas

O sucesso de uma campanha não pode se basear em percepções subjetivas. A empresa precisa utilizar métricas relevantes para a área, a fim de definir o que está bom, o que pode ser aperfeiçoado e o que precisa melhorar.

Em e-mail marketing, três indicadores são muito importantes:

  • a taxa de abertura dos e-mails;
  • a taxa de abertura única das mensagens;
  • a taxa de clique, de acordo com o que a mensagem convidava o leitor a fazer (CTR e CTOR).

A taxa de abertura mostra se o conteúdo enviado desperta o interesse do leitor. Índices baixos podem revelar que o texto que ele encontrou nas mensagens anteriores não foi suficientemente relevante para que ele se sentisse motivado a abrir novos e-mails.

O fato de o lead não abrir o e-mail também pode ter outro significado. Em alguns casos, o conteúdo é interessante, mas o título não é irresistível. Assim, quando o leitor abre seu correio eletrônico, essa linha não desperta nele a curiosidade para conferir a mensagem.

A taxa de cliques também é muito reveladora. Ela mostra se a oferta do seu conteúdo é suficientemente atrativa para o lead. Sua mensagem conseguiu seduzir o leitor e levá-lo ao seu objetivo: baixar um material rico, acessar o site, conferir uma oferta do e-commerce?

Também não podemos nos esquecer da taxa de engajamento, outra métrica que precisa ser considerada. Ela indica quanto tempo a pessoa ficou com a mensagem aberta, mesmo que não tenha chegado a uma conversão.

A análise desse tempo, combinada à taxa de cliques, é uma ferramenta poderosa para entender se a empresa está no caminho certo. Se o lead passou muito tempo lendo a mensagem e não clicou, isso significa que a empresa já avançou com esse prospect, mas ainda precisa encontrar o estímulo certo para levá-lo à ação.

Validação dos resultados

Embora as métricas sejam importantes, não podemos nos esquecer de que a análise e a validação delas precisam ser feitas de acordo com o objetivo que o cliente quer atingir. Por isso, a cada mês, esses dados são transformados em relatórios e apresentados de forma quantitativa.

Ao final de três meses, a avaliação muda. O cliente é convidado para uma reunião, na qual a equipe aborda esses resultados de um ponto de vista qualitativo. É hora de mostrar o que funcionou bem (de acordo com os objetivos previstos) e as práticas que devem ser abandonadas.

Quando a reunião termina, todos sabem o que está funcionando e deve ser potencializado, as estratégias que alcançaram resultados medianos e precisam ser aprimoradas, e também aquelas que não geraram retorno e não devem se repetir.

Essa análise vale para diversos aspectos. Afinal, de forma completamente diferente do que as pessoas pensam, não é só o conteúdo que influencia o comportamento do lead diante de um e-mail.

Detalhes sutis, como a cor de um botão, uma fonte ou a paleta de um template podem fazer uma grande diferença. Outros aspectos, como a frequência das mensagens, a quantidade de texto no corpo do e-mail, personalização, linguagem usada e o horário das postagens também têm uma influência muito grande na geração de resultados.

Estratégia

Agora é a hora de transformar números em estratégia. Isso significa que a equipe vai usar todo o seu conhecimento e visão ampla do processo para adequá-lo para atingir o melhor resultado.

Portanto, trata-se de um ciclo contínuo: aplicar, analisar o resultado obtido, propor mudanças estratégicas e iniciar tudo outra vez. Essa revisão constante é responsável pelo êxito e melhoria na performance das campanhas sucessivas.

Como garantir os melhores resultados com o e-mail marketing?

Como você pode perceber, todo esse processo depende de ferramentas capazes de coletar e compilar dados. Mas não é só isso: olhar para um monte de números e enxergar um cenário — com acertos, erros, oportunidades e vantagens — exige conhecimento profissional e especializado.

Esse é um dos principais motivos para recorrer a uma empresa entendida no ramo. Além de permitir que você foque seus esforços no seu core business, esse tipo de assessoria dispõe de todos os recursos e da expertise necessária para levar sua campanha de e-mail marketing a resultados de alta performance.

E agora, que tal conhecer uma especialista que está há mais de 15 anos neste canal? O que acha de testar uma jornada de sucesso comprovada, desenvolvida com todo o conhecimento, transformações e evoluções do e-mail marketing nesse período?

Então não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e converse com o nosso time de experts! Você vai descobrir como é fácil potencializar os resultados de e-mail marketing e transformar sua campanha em um show de conversões!

2019-02-25T11:34:52+00:00By |Resultados|0 Comentários

Sobre o Autor:

Coordenador de Marketing na empresa @MediaPost, atua na área desde 2013. Formado em Marketing e especialista em performance de Marketing Digital.

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