E-mail marketing e email transacional: quando, como e por que usar cada um?

O uso do email é fundamental para estabelecer uma estratégia de relacionamento com os clientes. Mas você sabia que nem toda mensagem deve ter caráter comercial? É isso mesmo: ainda que enviadas por uma empresa, algumas mensagens podem ser apenas informativas (email transacional), e isso não quer dizer que ela tenha menos importância para o negócio: tudo vai depender do contexto.

O problema é que muitas pessoas ainda confundem os tipos de e-mails existentes, e mesmo profissionais de vendas, marketing e atendimento ao cliente por vezes ainda não sabem exatamente como utilizá-los da melhor forma.

Pensando nisso, decidimos elaborar um post explicando os tipos de e-mails, bem como o momento certo para utilizá-los na sua empresa. Acompanhe!

Email transacional

Ao contrário do e-mail marketing, o email transacional é esperado pelo cliente. O conteúdo dele tem caráter unicamente informativo e não deve ser utilizado para fins comerciais. Seu principal objetivo é estabelecer um vínculo de confiança entre o consumidor e a empresa.

Aqui, estamos falando de uma mensagem para fins de verificação e/ou confirmação de uma ação realizada com sucesso pelo cliente na sua empresa — ou seja, as informações completam uma transação.

Um exemplo comum de email transacional é quando você faz uma compra online (loja virtual) e recebe uma mensagem contendo as informações do produto, preço e dados de envio. Uma forte atenção deve ser dada a esse tipo de e-mail, pois a falta dele ou qualquer erro pode colocar em cheque a credibilidade da empresa.

Por exemplo: um e-mail promocional não entregue não fará diferença para o cliente, mas deixar de receber um e-mail de confirmação de pagamento após a realização de uma compra no site pode deixá-lo de cabelo em pé.

Outra característica que difere o email transacional do e-mail marketing é que ele é enviado de maneira personalizada e somente aos indivíduos correspondentes.

Veja abaixo alguns exemplos comuns de e-mail transacional:

  • mensagem de boas-vindas ao abrir uma conta no site;
  • rastreamento de remessa e status do pedido;
  • confirmação de pagamento;
  • informações sobre fatura;
  • confirmação do pedido;
  • encerramento de conta.

E-mail marketing 

O e-mail marketing é um dos tipos de e-mails mais utilizados nas empresas. Sua finalidade é bem específica: entregar aos clientes e leads (potenciais clientes) uma mensagem com conteúdo exclusivamente comercial.

Isso significa que o e-mail marketing é utilizado principalmente para o propósito de vendas ou outro objetivo que esteja ligado as vendas. Essencialmente, pode atuar como um corrimão para guiar o cliente através do funil de vendas.

Outra característica que define o e-mail marketing é que ele é enviado apenas uma vez para grupos de contatos inteiros ou segmentados de clientes potenciais (leads) ou clientes já fidelizados para divulgar um produto ou serviço.

Veja abaixo alguns exemplos comuns de e-mail marketing:

  • comemoração de datas festivas;
  • informações de lançamentos;
  • anúncios de promoções.

Ao usar o e-mail marketing e o email transacional juntos e de forma correta, você tem em mãos uma combinação poderosa para gerar experiências notáveis aos leads e consumidores da sua empresa. Para que a estratégia funcione, porém, é preciso contar com as ferramentas certas. Assim, você poupa tempo e melhora os resultados do negócio!

Gostou desse artigo e quer continuar se informando sobre as melhores práticas do marketing digital? Então aproveite para descobrir qual é a reputação do seu e-mail marketing agora mesmo!

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E-mail marketing e email transacional: quando, como e por que usar cada um?
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