Rói

Como melhorar meus resultados?

Conseguir bons resultados com e-mail marketing não é fácil.
É preciso ficar atento à diversas configurações e características.

Nesta página você terá informações detalhadas do que precisa fazer
em cada etapa de suas campanhas pra ter bons resultados.

1 - Remetente

Remetente é quem envia um e-mail. Geralmente, é a primeira coisa que o contato vê quando recebe uma mensagem.

Os provedores consideram o remetente um dos fatores mais importantes para definir como uma mensagem deve ir para a caixa de entrada.

Além disso, é importante saber se apresentar para que o contato tenha interesse em abrir seus e-mails, não é mesmo?
Veja quais fatores são importantes para que tenha um excelente remetente:

Autenticação do domínio

Um domínio está autenticado quando o SPF e DKIM estão configurados corretamente. Essas tecnologias são usadas pelos provedores para definir se um e-mail é autorizado e seguro.

IMPORTANTE: Não é possível autenticar remetentes de domínios gratuitos como: Gmail, Hotmail, Outlook.com, Yahoo, UOL etc. Para isso, você precisa ter um domínio próprio.

Insira seu remetente abaixo para verificar se seu domínio está autenticado:

Reputação do remetente

A reputação de um remetente é definida por diversos fatores, mas em resumo é assim: se você praticar spam, sua reputação será ruim.

Quando um contato marca sua mensagem como spam, os provedores penalizam seu remetente. Caso isso aconteça muitas vezes, a reputação dele se tornará ruim e suas mensagens poderão cair na pasta spam.

Enviar para listas compradas ou desatualizadas também prejudica a reputação de seu remetente, pois nelas podem existir SpamTraps.

Para descobrir se a reputação de um remetente está ruim, é necessário realizar testes.

Envie algumas mensagens para e-mails dos principais provedores e veja se elas caem na caixa de entrada ou spam. Se cairem no spam, altere o remetente e refaça os testes.

A ferramenta abaixo irá ajudar-lhe com os testes:

https://www.emailmarketing.eti.br/ferramentas/inboxmonitor/

E-mail válido

Usar um e-mail inválido como remetente pode prejudicar seu disparo porque muitos provedores enviam respostas automáticas (férias, ausência, confirmações anti spam etc.) e quando estas mensagens não são recebidas o provedor pode bloquear envios futuros.

Além disso, caso o destinatário responda à sua mensagem, você perderá a oportunidade de interagir com ele e aumentar seu engajamento.

Portanto, use sempre um e-mail existente como remetente de suas mensagens.

Insira seu remetente abaixo para verificar se seu remetente é válido:

Apresente-se como pessoa

Não é uma regra, mas em testes que realizamos, conseguimos identificar que apresentar-se como uma pessoa ao invés de empresa aumenta a taxa de aberturas e um envio. Faz muito sentido, né?!

Isso ocorre porque as pessoas preferem abrir e-mails de outras pessoas. Além disso, um e-mail em massa parece ser um e-mail individual.

Use seu nome como sendo do remetente no lugar do nome da empresa.

Caso não queira deixar de enviar o nome da empresa, coloque os dois. Exemplo: Ademir | @MediaPost.

Veja como ficaria no Gmail:

Nome de remetente da mensagem

Importante: Não use um nome muito extenso, pois ele pode não aparecer por inteiro.

Este tamanho pode variar de acordo com o tamanho da tela do dispositivo do usuário, ou seja, quanto menor for a tela, menor será o espaço para o nome do remetente. Tente deixá-lo com no máximo: 25 caracteres

2 - Assunto

Criar um bom assunto é um dos maiores desafios para quem envia e-mail marketing.

É preciso investir tempo pensando em bons assuntos, pois nem sempre o primeiro que vem na cabeça é o melhor!

Para te ajudar com isso, temos um artigo que fala só sobre isso. Leia-o em: Assuntos de email INFALÍVEIS – Os 10 mandamentos!
Confira abaixo os pontos que precisam de atenção quando for criar seu assunto:

Palavras negativas

SpamAssassin é um filtro anti spam que avalia a mensagem e pontua suas características. Alguns dos pontos avaliados são: verificação de blacklists, autenticação do remetente, quantidade de texto na mensagem, palavras negativas no assunto ou conteúdo, dentre outras.

Essas palavras negativas mudam de acordo com as atualizações dos filtros: algumas novas são adicionadas e algumas removidas.

Temos uma lista com as principais que você precisa evitá-las em seu assunto:

Baixar lista de palavras negativas

Pra facilitar, insira seu assunto no campo abaixo para verificação automática de palavras negativas:

CAIXA ALTA

Sabemos que um assunto em CAIXA ALTA chama mais atenção do que os demais e em uma caixa de entrada cheia de mensagens queremos "chamar mais atenção", porém, os filtros anti spam penalisam os e-mails que chegam com ASSUNTOS EM CAIXA ALTA.

Não use o assunto todo em caixa alta. Se for preciso, use uma ou outra palavra apenas, mas só se for muito necessário.

Lembre-se: antes do contato abrir seu e-mail, ele precisa recebê-lo na caixa de entrada.

Insira seu assunto abaixo para ajustá-lo:

Excesso de pontuação

O excesso de exclamações (!!!), pontos (...), interrogações (???) e muitas outras pontuações podem parecer legais e interessantes, mas os filtros anti spam "não concordam".

Assuntos com excesso de pontuação são penalizados pelos filtros anti spam e podem cair na pasta de spam ou lixo eletrônico de seus contatos.

Insira seu assunto abaixo para verificarmos a pontuação!!!

Assunto extenso

Assuntos curtos já eram uma boa opção, mas agora com a era dos smartphones se tornou obrigatório.

Diversos testes comprovaram que assuntos com no máximo 40 caracteres geram mais aberturas que outros mais extensos. Além disso, os celulares, tablets etc. possuem telas menores e assuntos compridos não são exibidos por completo.

Insira seu assunto abaixo para ver quantos caracteres ele possui:

3 - Conteúdo

O seu maior desejo é que o contato veja esta parte de sua mensagem: o conteúdo

Um bom conteúdo é o que gera maior tempo de abertura e conversões (cliques, vendas etc.). Também é aquele que passa pelos filtros anti spam, certo?

Neste ponto você deve transmitir a mensagem que deseja ao destinatário, mas atentar-se ao que o filtro anti spam pode achar dela.

Palavras negativas, pouco texto e links não seguros são alguns dos fatores relevantes para o sucesso de sua campanha.
Aqui você saberá quais são os fatores mais relevantes para que seu conteúdo seja o melhor:

Apenas imagens

Filtros anti spam "leem" todo o conteúdo de sua mensagem para definir se ele é relevante para o usuário. Porém, eles são incapazes de ler o conteúdo em uma imagem.

Por este motivo, mensagens compostas apenas por imagens são vistas de forma negativa pelos filtros anti spam.

Você deve criar sua mensagem com textos e imagens. De preferência, sendo a maior parte em texto. Assim o filtro anti spam conseguirá classificar sua mensagem corretamente.

Templates em HTML são muito comuns para e-mail marketing, pois mesclam imagens e textos. Confira alguns modelos em nossa loja de templates gratuitos. Eles foram criados seguindo as melhores práticas para e-mail marketing.

Tamanho das imagens

O tamanho das imagens, em dimensões (largura e altura) ou em peso (kilobites), é um fator que implica diretamente no resultado de sua campanha.

Dimensões

Imagens muito grandes podem dificultar leitura de sua mensagem para os usuários, pois podem não aparecer por completo e fazer com que ele precise usar a barra de rolagem. Isso é ruim. Veja um exemplo:


Note que uma parte da imagem não foi exibida porque sua largura era maior do que a tela do dispositivo. Para visualizar toda ela, é preciso usar a barra de rolagem.

Para evitar que isso aconteça, tente criar mensagens com até 600px de largura. Isso fará com que ela seja exibida corretamente na maioria das telas.

Tamanho

Caso o usuário use uma conexão de internet lenta, imagens "pesadas" podem demorar muito para carregar.

Esta demora poderá frustrar seus contatos e fazer com que a taxa de interação com suas mensagens sejam baixas.

O ideal é que a soma de todas as imagens de sua mensagem não superem os 200kB de tamanho. Desta forma, elas serão carregadas mais rapidamente.

Palavras negativas

Da mesma forma que o assunto de sua mensagem é analisado pelos filtros anti spam, o conteúdo também é vasculhado em busca de palavras com baixa reputação.

Cada palavra negativa encontrada é um ponto que sua mensagem perde. Caso muitas sejam encontradas, sua mensagem é classificada como spam e encaminhada para a pasta de lixo eletrônico.

Por conta disso, é muito importante atentar-se às palavras que insere em sua mensagem e assim ter maiores chances de atingir a caixa de entrada de seus destinatários.

Confira algumas das palavras negativas que são pontuadas pelos filtros anti spam:

Baixar lista de palavras negativas

Insira o texto de sua mensagem abaixo para verificar se exitem palavras negativas nele:

Apenas texto

Mensagens compostas apenas por textos (sem imagens) possuem maiores chances de atingir a caixa de entrada dos contatos, porém não possui apelativo visual.

Sabemos que uma vitrine de loja bem disposta atrai bastante atenção e em seu e-mail o conceito é o mesmo.

Se você envia apenas com textos suas mensagens e possui muitas aberturas, mas não vende, talvez seja este o problema. Falta uma boa imagem para despertar o interesse de seus contatos.

Insira imagens bonitas em seu e-mail e veja se suas conversões melhoram.

Call to Action

Call to Action (CTA) ou Chamada para uma ação são os links e botões de sua mensagem. Por exemplo, o botão "Comprar" é um Call to Action.

É o que você espera que o destinatário faça ao ler sua mensagem. Se quer vender, coloque o botão Compre agora, se é um informativo, o Leia mais e assim por diante.

Um bom CTA é o que o usuário mais clica. Sua mensagem não precisa ter apenas um botão ou link, podem ser dois ou três, inclusive para o mesmo destino.

Nós, por exemplo, inserimos, ao menos, dois CTAs em cada mensagem, pois se o destinatário não clicar no primeiro ele poderá clicar no segundo.

Insira sempre um botão de interação ou link em sua mensagem para aumentar suas conversões.

Personalização

Você já deve ter recebido milhares de e-mails com seu nome. Estes são e-mails personalizados.

E-mails com informações do contato parecem ser individuais e por isso possuem maiores taxas de conversão.

Caso tenha outras informações de seus contatos além do e-mail use-as em sua mensagem para criar e-mails personalizados.

Exemplo de e-mail personalizado:

Olá, João. Como vai?

Estive trabalhando em um conteúdo novo e lembrei-me de você.

Acredito que seus resultados com e-mail marketing não estavam tão bons e posso ajudar-lhe com isso.

Veja, criei esta página para que possa conhecer e entender melhor o e-mail marketing.

Clique aqui e veja como melhorar seus resultados agora mesmo João.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Sucesso com suas campanhas!
Pedro.
No e-mail acima usamos apenas o nome do contato, mas perceba que este parece ser um e-mail individual e direcionado para o João, porém, se mudar o nome verá que este mesmo e-mail serve para qualquer pessoa.

Use as informações que possui sobre seus contatos para criar e-mails personalizados e aumentar as conversões de suas campanhas.

Links não seguros ou com baixa reputação

Todos os links de sua mensagem serão avaliados pelo filtro anti spam ou provedor e caso algum deles possua baixa reputação, sua mensagem será penalizada.

Um link pode ter baixa reputação por estar listado em uma blacklists ou por ter participado de muitos envios de spam.

Em sua conta @MediaPost, você pode ter um domínio exclusivo para uso em seus links. Desta forma, não terá problemas com reputação de domínios compartilhados.

Para ter um domínio exclusivo em seus envios, siga os passos abaixo:
  1. Acesse sua conta (login)
  2. Clique em Configurações (no menu superior)
  3. Depois, no botão Gerenciar meus domínios
  4. Escolha uma das duas opções:
    • Eu tenho um domínio (detalhes)
      • Insira seu domínio e clique em Verificar domínio
      • Escolha uma das opções informadas e clique em Cadastrar
        Você precisa ter acesso ao painel de controle do domínio para configurá-lo.
    • Não tenho um domínio (detalhes)
      • Insira um nome de domínio que deseja ter
      • Clique no botão Registrar
      • Pague a fatura de registro de domínio gerada
      • Aguarde a finalização do registro e configuração do domínio
        Após a confirmação de pagamento seu domínio será configurado automaticamente.
Clique aqui e saiba mais sobre domínios dedicados

4 - Contatos

A qualidade de sua lista e o engajamento de seus contatos é o fator mais relevante para o sucesso de suas campanhas.

De nada adianta criar a mensagem perfeita, pensar no melhor remetente e assunto se não possuir uma boa base de contatos.

Conseguir novos e bons contatos é uma tarefa difícil, mas não impossível. No ebook "Como captar novos contatos?" você encontrará truques e dicas de como fazer isso.
Além disso, veja abaixo quais detalhes precisam de sua atenção:

Segmentar listas

Segmentação de listas é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas para enviar mensagens focadas no interesse de cada contato.

Você pode segmentar suas listas de 3 formas:
  1. Por informação do cadastro
    • Sexo
    • Idade
    • Região
    • Estado Civíl
    • Ou qualquer informação relevante que tenha no cadastro

  2. Por interesse (informado no momento do cadastro)
    • Links mais acessados
    • Departamento dos produtos comprados(lojas)
    • Categoria dos artigos lidos (blogs)
    • Tipo de serviço oferecido
    • Origem do cadastro (blog, página de serviços, ebooks etc)
    • Ou qualquer informação relevante que consiga sobre o interesse dos contatos

  3. Por estatísticas dos envios
    • Dispostivo da abertura(desktop, smartphones, tablets)
    • Dia da abertura
    • Horário de abertura
    • Categoria da mensagem aberta
    • Ou qualquer informação relevante que consiga identificar a partir das aberturas e cliques em seus envios
Estes foram apenas alguns exemplo. Existem milhares de possibilidades. Analise seus resultados e veja se consegue identificar alguma oportunidade para segmentação de suas listas.

Segmentar listas de contatos irá ajudar-lhe a melhorar seus resultados, pois irá conhecer melhor seus contatos e realizar envios mais direcionados.

Lista comprada ou alugada

Comprar ou alugar listas de contatos, apesar de parecer tentador, são as piores práticas a se fazer para o e-mail marketing. Existem diversos motivos para que você NÃO compre ou alugue listas de contatos, veja alguns deles:
  1. A lista pode conter muitos e-mails inválidos
    Enviar para contatos inválidos fará com que a reputação de seus envios caia e todos os demais envios sejam penalizados. Além de ter maiores chances de bloqueio de conexão.

  2. Ela pode ter SpamTraps
    SpamTraps são e-mails criados usados pelos provedores para identificar quem está praticando spam. Elas são e-mails aparentemente válidos, porém não são usados por ninguém e quando se envia para estes e-mails o provedor sabe que você está enviando para um contato que nunca solicitou. Por exemplo, pedro@hotmail.com poderia ser uma SpamTrap e você nunca saberia.

  3. Lista desatualizada
    Grandes provedores, como, Hotmail, Gmail e Yahoo usam contas de usuários que não utilizam mais o e-mail por muito tempo e transformam estes em SpamTraps, ou seja, um e-mail que existia a seis meses atrás, pode ser hoje uma isca para captar spammers.
Estes são apenas alguns dos motivos para que você não envie para uma lista comprada ou alugada. Você tem mais a perder do que a ganhar!

Baixe o ebook "Como captar novos contatos?" e saiba como criar uma lista de contatos qualificada.

Lista antiga ou não atualizada

Uma lista antiga pode conter muitos e-mails que já não existem mais ou que se tornaram SpamTraps e enviar para ela fará com que a reputação do servidor e de seu remetente/domínio caia.

É importante que mantenha suas listas de contatos atualizadas, inativando os e-mails inválidos depois de cada envio.
P.S.: A Ferramenta @MediaPost bloqueia automaticamente o envio para os e-mails inválidos assim que são identificados.

Para manter sua lista sempre atualizada faça ao menos um envio por mês.

5 - Landing Page

Landing Page é a página para onde o destinatário será direcionado ao clicar em um link de sua mensagem.

O ideal é que esta página use a mesma comunicação visual que seu e-mail marketing para que o destinatário perceba a uniformidade da campanha.

Além disso, é importante que sua landing page possua informações sobre o produto ou serviço e uma forma de converter o cliente. Pode ser um formulário, um telefone, um botão comprar (para lojas virtuais) etc.

Confiura o E-book especial que criamos sobre Landing Pages para Aumento de Vendas por E-mail.

Você não tem uma landing page

A falta de uma landing page pode afetar as conversões de suas campanhas, pois o destinatário não terá como obter mais informações sobre o produto ou serviço de forma fácil.

Existem muitas empresas que prestam o serviço de criação de landing pages com foco em conversão. Caso tenha interesse em criar uma landing page, procure nossa equipe de atendimento.