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05 Erros que Matam Seu Email Marketing!

Pior que errar é não saber que está errando.

Após dois anos a frente das campanhas de email marketing de grandes, médias e pequenas empresas, eu pude notar algumas das práticas tradicionais dos clientes que prejudicam seus resultados, mas que poucas vezes eles sabem disso.

Abaixo seguem 05 erros que matam seu email marketing:

1. Assunto do Email / Subject da Mensagem:

Ao ler uma mensagem com o assunto abaixo, aparentemente não identificamos nenhum grande problema, certo?

“Sexta feira especial, confira.”

Errado!

Pode parecer piada, mas um e-mail com um assunto como esse possui 57% de chances a mais de ser entregue na caixa de Spam ou Lixo Eletrônico dos seus contatos. Isso é aumentar em mais da metade suas chances de erro.

Porque tanto “drama”? Veja só:

Sexta feira especial, confira.”

Sex, sexo no vocabulário Inglês, aumenta e muito as chances de suas mensagens serem consideradas campanhas de SPAM.

Fique atento aos mínimos detalhes, entenda, consulte, conheça quais são as armadilhas que podem ser identificadas em um simples assunto e procure evitá-las. Para saber mais, consulte nosso último post: “10 dicas para… Assuntos de e-mail infalíveis!“.

2. Nomes dos meus Arquivos, das minhas Imagens:

Você já pensou que ao salvar um arquivo, o nome que você dá pra ele pode acabar com toda sua estratégia de e-mail marketing?

Pois é, veja só alguns exemplos:

Entenda o seguinte: quem recebe seu e-mail é uma maquina. Ela lê, mas não interpreta aquilo que esta cadastrado no conteúdo da mensagem que você enviou.

Quanto mais comprometedor for o nome utilizado por você, maior será a chance de que você seja “taxado” como Spammer.

3. Lista de Contatos – um erro clássico do email marketing:

Sua lista, sua vida! Esse é um dos, senão o, principais ativos da sua campanha de e-mail marketing.

Confira um caso real e recente:

Em uma de nossas últimas campanhas @MediaPost divulgamos aos nossos clientes que havíamos disponibilizado 10 novos Templates Gratuitos na conta deles. Feliz por poder oferecer esse benefício, eu recebo o seguinte email:

“Não sei pra que. Só tive resultados péssimos, frustrantes. Cansei de indicar e usar. Desculpe o desabafo mais é a realidade.”

Procedimento padrão de emergência: avaliar a conta do cliente e todo seu histórico de envio.

Resultado: a cada campanha realizada por ele, uma lista de email diferente era selecionada.

Cada vez que ele enviava um email, essa era a primeira vez que ele tentava falar com aquela pessoa.

Uma cantada muito bem aplicada pode garantir um casamento feliz por toda vida, mas quantas pessoas você conhece que acabaram casando logo na primeira piscada?

Sair para jantar, levar ao cinema, conhecer a família, tudo isso é parte da construção de um relacionamento que deve ser nutrido constantemente. Quem muito “canta”, pouco namora! =D

Foque no resultado e busque alcança-lo aos poucos, com uma mensagem de boas vindas ou de apresentação, e então inicie uma conversa interessante. No futuro essa relação pode gerar muitos frutos, para as duas partes.

4. Reputação do Email Remetente/Domínio – Cuma?

Pois é, diga-me com que remetente envias que o Hotmail lhe dirá quem és!

Sabe aquele e-mail que você usa para enviar suas campanhas de email marketing, pois bem, ele esta sendo vigiado, você sabia disso?

O seu email remetente é o seu cartão de visitas para as caixas de mensagens das pessoas para quem você envia suas campanhas.

Se for boa a reputação do domínio do seu remetente, mais aceitos serão os seus emails. Sendo ela duvidosa, acredite, considerado Spam você será!

Conheça alguns sites onde você conseguirá descobrir se esta sendo bem cotado:

5. Frequência de Envios de Email – Quem não é visto não é lembrado!

“Eu envio email todo mês e nada acontece.”

Ok, mas quantas vezes você envia esses emails? Uma!!!!!!

Ótimo, já sabemos qual é o seu problema!

Tão ruim com enviar 05 mensagens por dia para as mesmas pessoas, é enviar uma única campanha a cada 30 dias.

Lembre-se do relacionamento. Não é ligando uma vez por mês que você vai conquistar a pessoa amada. ? ? ?

Crie uma estratégia que permita que você se faça “presente” ao menos 01 vez por semana no cotidiano das pessoas mais importantes da sua vida: seus clientes!

Sem isso, nem mesmo uma reputação boa ou ruim você conseguirá adquirir.

Mexa-se e crie já suas campanhas, lembrando sempre de levar algo novo e diferente às pessoas com quem irá falar.

O trabalho é árduo, mas o pote de ouro você só encontrará no final da sua jornada de aprendizado sobre Email Marketing.

Entenda. Supere. Surpreenda! =)