Spamtrap: Como descobrir quem está praticando spam?

//Spamtrap: Como descobrir quem está praticando spam?

Spamtrap: Como descobrir quem está praticando spam?

SpamTrap (Armadilha de spam) foi uma das formas que servidores e empresas que lutam contra a prática de spam encontraram para descobrir quando um servidor está enviando mensagens não solicitadas.

Como funciona?

É criado um e-mail como qualquer outro válido, mas ninguém o utiliza. Ele é inserido em sites e quando Spammers, com ajuda de extratores, fazem a varredura para coletar os endereços de e-mails, os spamtraps vão junto e quando as mensagens são enviadas para esse endereço o servidor de origem é bloqueado automaticamente, impedindo outros envios, mesmo que válidos em alguns casos.

Como evitar enviar minha mensagem para um spamtrap?

Como os spamtraps são e-mails iguais a qualquer outro endereço de e-mail, não é possível saber facilmente qual é ou não, mas as práticas abaixo ajudam a reduzir os riscos de enviar uma mensagem para um spamtrap.

Cadastro Double Opt-in.

Double Opt-in é o processo de cadastro com confirmação, onde o usuário se cadastra através de um formulário disposto em um website e recebe no e-mail cadastrado uma mensagem de confirmação. Dessa forma não terá nenhum spamtrap em suas listas, pois somente e-mails confirmados serão cadastrados.
Segmentação estatística das listas.

Segmentar as listas de contatos é sempre bom e importante e para esse caso, aconselho separar os contatos que interagem com suas mensagens dos que não interagem, assim listas boas não serão afetadas por possíveis bloqueios e ainda terá listas mais qualificadas.

NUNCA compre ou alugue listas de contatos

Ao comprar, emprestar ou alugar uma lista de contatos, além de não saber se os e-mails são válidos, também não é possível garantir que nela não existam spamtraps. Entendo que comprar listas é muito mais fácil do que criar a sua própria, porém, a longo prazo, você tem mais a perder do que a ganhar.

Enviar e-mails para quem não solicitou é considerado prática de spam e isso fará com que você crie uma péssima reputação para seu e-mail e domínio de remetente.

Será que estou praticando spam?

Essa é uma pergunta muito inteligente a se fazer.

O envio em massa de mensagens com conteúdo comercial para destinatários sem sua prévia autorização caracteriza spam. Então, se você estiver enviando seu e-mail marketing para contatos sem solicitação deles, vocês está praticando spam!

É isso pessoal, dúvidas ou sugestões entrem em contato através do atendimento ou postem seus comentários abaixo.

Abraços e até a próxima!

2019-02-15T08:40:35-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

Deixar Um Comentário