Saiba como o cliente escolhe você!

//Saiba como o cliente escolhe você!

Saiba como o cliente escolhe você!

A competição é uma das principais características de um mercado de trabalho em expansão.

A disputa pela atenção do cliente é cada dia maior e em meio a tantas ofertas, promoções e descontos sem fim, o cliente tem dado sinais de que vem se tornando imune às investidas das empresas. Simplesmente não liga muito mais para grande parte delas.

Tal fenômeno atingiu os departamentos de marketing das empresas (principalmente os mais ortodoxos), levando-os a repensarem suas estratégias.

Trocando em miúdos: agora a atenção do cliente “super” seletivo vale ouro!

O que você faz que afasta um cliente

O que você faz que afasta um cliente O marketing do passado, também conhecido como Outbound Marketing (que Deus o tenha!), utilizava métodos agressivos para capturar clientes, entrando em suas casas sem bater, ofertando todo tipo de coisa na tentativa de vender a todo custo.

Sem agregar valor algum para a pessoa que escolhia pela empresa, e ainda deixava-o de lado após cada aquisição. Triste, não?

Pois bem, se esse é o tipo de marketing que você pratica, tá na hora de repensá-lo, certo?

Do que as mulheres os clientes gostam?

Do que os clientes gostam Tenha em mente que os consumidores de hoje são mais exigentes. Suas escolhas estão mais exigentes.

Logo, não basta enviar-lhes apenas as informações de compra para seus serviços. Aliás, faça isso e você entregará seu cliente de bandeja para a concorrência!

O que o consumidor contemporâneo busca não é mais uma tabela de preços ou um manual de instruções.

Os clientes de hoje — e de amanhã — desejam receber informações de valor, não apenas pertinentes ao produto adquirido, mas que contemplem seu universo também.

Marketing de conteúdo e a escolha por você!

Marketing de conteúdo e a escolha por você Inbound marketing, Content marketing, Value marketing… Tanto faz. Todos significam a mesma coisa: Marketing de Conteúdo.

E sua premissa é “ganhar” o cliente ao invés de “comprá-lo”. Comprar mídia para se comunicar com clientes potenciais sempre foi algo dispendioso. Entretanto, o marketing de conteúdo, através de abordagens criativas, conquista o interesse do cliente de maneira absolutamente gratuita, e, em contrapartida, agrega empatia para com a marca. Bem melhor, certo?

Em suma, a lógica do Marketing de Conteúdo obedece a seguinte regra:

Conteúdos qualificados > Clientes orgânicos > Relevância > Vendas > Fidelização =)

Como criar conteúdos relevantes

Como criar conteúdos relevantes Entenda como funcionam as 04 ações do novo marketing e quais são as ferramentas indicadas para cada situação: [formulario]

01 – Atrair

Atrair A primeira etapa a ser realizada é gerar tráfico de qualidade, ou seja, visitantes realmente interessados. Para isso é necessário saber quem é o seu público alvo.

O Inbound Marketing utiliza um estudo com personas (é um personagem fictício, representa características e objetivos de um grupo de clientes, identificado e selecionado como um alvo chave para a empresa).

Para atrair são utilizadas as seguintes ferramentas:

  • Blog: A melhor forma, segundo a maioria das empresas. O conteúdo tem que ser relevante para o público alvo, deve ser baseado nas personas, esclarecendo dúvidas, informando e adquirindo a confiança dos visitantes;
  • Mídias sociais: as mídias sociais ganham cada vez mais espaço na vida das pessoas, por isso entender o que é importante para seu cliente é fundamental e com isso divulgar nas redes sociais;
  • SEO (otimização de sites): É muito importante estar posicionado nos buscadores com palavras chaves, pois o visitante precisa encontrar a sua empresa quando busca algo que você oferece.

02 – Converter

Converter clientes Um bom tráfego pede conversão. É necessário obter pelo menos o e-mail do lead para iniciar esse processo. Consiga esses dados disponibilizando conteúdos como E-Book e Webinar. Confira algumas ferramentas:

  • Calls-To-Action (Botões de interação): são botões que incentivam o visitante a tomar determinada atitude, seja para baixar um E-Book ou se cadastrar em um Webinar.
  • Landing Pages: é o destino que é levado após o clique nos botões de interação, ou seja, o local que será finalizado o cadastro para receber tal conteúdo, cadastro ou download.
  • Formulários: são encontrados nas landing pages, pois será nessa hora que o visitante irá colocar as informações para iniciar o processo de conversão.

03 – Fechar

Fechar É nessa etapa que ocorre a transformação dos leads em cliente. As principais ferramentas nesse processo são:

  • E-mail: a maioria dos clientes que se cadastram nos formulários ainda não está pronta para finalizarem suas compras, por isso é importante gerar conteúdos relevantes com e-mails personalizados para cada pessoa cadastrada;
  • Workflows: é interessante que envie diversos conteúdos, pois a necessidade hoje pode não ser a de amanhã. Para não perder o contato, é interessante enviar outras informações que possam ser relevantes e não somente no ato do cadastro.

04 – Encantar

Encantar clientes Tão importante quanto às outras três, pois após a compra é que o cliente irá ser fidelizado e com isso você conseguirá novos clientes através da indicação. As ferramentas indicadas para essa fase são:

  • Mídias sociais: são canais que permitem uma interação constante, sem esquecer-se de prover os conteúdos certos para gerar credibilidade.
  • E-mail: é importante informar sobre as novidades, promoções.

Na brincadeira caça ao tesouro da atenção do cliente, para chegar ao ouro é necessário desvendar cada pista avançando para a próxima etapa.

O marketing de conteúdo nasce da necessidade do cliente em obter aquilo que realmente agrega a ele algo bom, em forma de produtos e/ou serviços, portanto gere o interesse e a venda acabará sendo uma consequência natural.

Até a próxima!

Fontes:

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-que-e-inbound-marketing/79999/

http://marketeria.net.br/category/material-educativo/

http://viverdeblog.com/inbound-marketing/

http://www.marketingdeconteudo.com.br/blog/

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/4-acoes-do-inbound-marketing/80088/

http://www.incorporativa.com.br/mostraartigo.php?id=821

http://materiais.rockcontent.com/ebook-marketing-conteudo-primeiros-passos

http://www.benic.com.br/marketing-digital/blog/o-que-sao-personas-de-marketing-e-porque-usa-las-na-sua-estrategia-de-marketing

2019-02-15T08:56:57-03:00By |Dicas e truques|3 Comentários

Sobre o Autor:

Especialista em vendas há 9 anos e com amplo conhecimento em gestão de novos negócios. Atualmente, é supervisora e seu objetivo é identificar oportunidades de vendas.

3 Comments

  1. Marah Mello 3 de outubro de 2014 em 14:11

    Adorei as dicas.

    Muito bom mesmo.

Deixar Um Comentário