Aprenda a reconquistar clientes perdidos com 6 ações

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Aprenda a reconquistar clientes perdidos com 6 ações

Com o passar do tempo, assim como você conquista novos compradores, também pode perder alguns. Para que o seu negócio permaneça tendo sucesso, é essencial que você saiba como reconquistar clientes perdidos. Não é algo difícil e pode ajudar a alavancar os seus resultados.

Um cliente deixa de fazer negócio com uma empresa por inúmeros motivos. Além de buscar compreender essas razões, você precisa implementar a estratégia adequada para trazer essas pessoas de volta. Elas não farão isso com base apenas no seu pedido. Você precisa de uma postura persuasiva.

Boa parte desse trabalho envolve entender quais são as necessidades dessa audiência e o que a afastou da sua empresa. Além de convencê-la com ofertas atrativas, também é essencial que você ajuste aquilo que afastou essas pessoas.

Quer reconquistar clientes perdidos? Experimente implementar as 7 ações que listamos a seguir!

1. Entenda o comportamento do seu cliente

O trabalho de reconquistar clientes perdidos têm tudo a ver com o entendimento que você tem a respeito do perfil dessas pessoas e da forma como elas se comportam.

Felizmente, com a tecnologia disponível hoje em dia, é possível aprender muito sobre o comportamento da sua audiência. Uma das maneiras é analisar os dados do seu site, como tempo de permanência em cada seção, taxa de conversão de determinadas chamadas, funções mais acessadas, entre outros.

A partir dessas informações, será possível compreender melhor como se comporta o público que você pretende reconquistar. Assim, fica mais fácil desenvolver uma estratégia pensada especialmente para as características dessas pessoas.

2. Ofereça atrativos estratégicos

Se você quer reconquistar clientes perdidos, pode ser altamente eficaz utilizar um chamariz bem persuasivo para chamar a atenção deles. Que tal oferecer cupons de desconto ou promoções especiais exclusivas?

Não pense que você perderá dinheiro ao oferecer esses descontos. Em vez disso, trabalhará a favor de trazer de volta um público comprador para gerar um fluxo produtivo de negócios para a sua empresa.

Você não precisa se limitar apenas a descontos, porém. Entenda bem qual é o perfil do seu público e o que costuma ser valioso para ele. Explore possibilidades que possam restabelecer o vínculo dele com a sua marca.

3. Crie conteúdo focado nesse público específico

Você provavelmente tem diversas estratégias de marketing sendo executadas paralelamente. Para reconquistar clientes perdidos, você precisa contar com mais uma que tenha esse propósito. A solução está em usar o canal certo para impactar sua audiência.

Experimente usar o e-mail marketing para isso. Trata-se de um meio eficaz para chamar a atenção desse público, já que 77% das pessoas preferem esse canal para conteúdo promocional.

Além disso, é importante pensar em como agregar valor ao seu conteúdo. Aproveite o quanto você aprendeu sobre o perfil e o comportamento desse público para usar a melhor linguagem e oferecer aquilo que elas estejam procurando.

4. Aposte em mensagens segmentadas

Ninguém gosta de ser tratado como “todo o resto” e isso é um lembrete valioso para quem deseja reconquistar clientes perdidos. Use toda a tecnologia disponível no marketing digital para enviar conteúdo segmentado a essas pessoas para falar diretamente com elas.

Comece separando o público que você quer reconquistar em uma nova lista de contatos. Em seguida, procure por padrões que possam ser aproveitados nas informações deles. Por exemplo, que tal se basear no tipo de produto que mais compram?

Em seguida, a receita perfeita para reconquistar clientes perdidos está em direcionar ofertas segmentadas para essas pessoas de produtos que mais costumam procurar. O seu potencial de sucesso será altíssimo porque seu conteúdo oferecerá exatamente o que essas pessoas querem.

5. Conte com um canal de comunicação eficaz

Parte do caminho de reconquistar clientes perdidos envolve ter métodos eficazes para se comunicar com essas pessoas. Pode ser que elas tenham dúvidas, críticas ou sugestões que precisam ser ouvidas para que voltem a comprar de você.

O meio digital oferece diversas formas de fazer isso. Cada conteúdo enviado por você, seja nas redes sociais, seja via e-mail marketing, pode dar origem a conversas com sua audiência. Basta ficar de olho nesses contatos e sempre responder com as soluções adequadas.

Você também pode aprender muito sobre o que afastou esses clientes ao interagir com eles. Aproveite esses pontos de relacionamento para oferecer facilidades que os convençam a voltar.

6. Faça melhorias no seu site

Pode ser que você esteja perdendo clientes por conta de problemas no seu site. Uma parte essencial do processo de reconquistá-los é ajustar o que causou a saída deles.

É importante fazer uma varredura em busca de problemas de usabilidade nas suas páginas. É o caso, por exemplo, de menus complexos demais, cadastros longos, funções pouco intuitivas, entre outros. Coloque-se no lugar do seu visitante e tome nota de todo obstáculo que encontrar até a finalização da compra.

Esse processo precisa ser contínuo. Esteja sempre em busca de novas referências para aprimorar a experiência de uso do seu site, já que ele tem o potencial de ser o principal direcionador de negócios para você.

7. Repita essas ações periodicamente

Para que a sua estratégia de reconquistar clientes perdidos continue surtindo efeito, você precisa mantê-la em plena renovação. Não pense que o plano elaborado a partir dessas dicas deva ser implementado apenas uma vez.

Documente o que você planejou e executou nesse momento e mensure os resultados obtidos. A partir daí, é possível aprender com o que deu certo e o que precisa de ajustes. Dessa forma, a sua estratégia só tem a melhorar.

Além disso, todos os dias surgem novidades no ambiente digital que facilitam muito o processo de conversão. Você pode começar a usar um novo tipo de estratégia ou ferramenta que aproxime a sua empresa ainda mais da audiência buscada por ela.

Baseando-se nessas informações, você já tem o que precisa para elaborar a sua estratégia focada em reconquistar clientes perdidos. Leve em conta o perfil da audiência que você deseja trazer de volta e saiba aprender continuamente ao interagir com esse público. Dessa forma, será possível contribuir para o crescimento do seu negócio.

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2019-02-08T13:27:40-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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