Passo a passo de como anunciar no Facebook

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Passo a passo de como anunciar no Facebook

O Facebook é, simplesmente, a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Portanto, é uma ótima ferramenta para tornar sua empresa ou seu negócio mais conhecidos para um público em potencial.

Com o Facebook Ads, o anunciante tem controle total sobre a construção dos elementos do anúncio, tais como: título, texto, imagem e local de exibição. Seus anúncios podem ser veiculados em três localizações diferentes da rede social, conforme segue:

  • feed de notícias móvel;
  • feed de notícias do desktop;
  • coluna da direita no desktop.

Neste post, preparamos um passo a passo de como anunciar no Facebook. Nele, mostraremos como utilizar o gerenciador de anúncios pra você aumentar os resultados do seu negócio. Vamos começar?

Entendendo o Facebook Ads

Antes de pensar na sua primeira campanha no Facebook, é importante entender sua plataforma de anúncios, concorda? A ferramenta permite que você crie, edite e meça os resultados de campanhas, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Por se tratar da rede social com mais usuários no planeta, a criação de Mark Zuckerberg é, naturalmente, uma excelente forma de alcançar seu público-alvo e manter uma comunicação engajadora com ele. E isso é o que faz do Facebook ads, uma ferramenta tão crucial para o marketing digital.

Com sua utilização, é possível segmentar seu público, o que garante que seu investimento seja direcionado às pessoas com maior chance de conversão. Diferentemente dos convencionais anúncios em televisão, nessa modalidade, você escolhe exatamente o perfil da pessoa que visualizará sua propaganda.

A forma como o serviço é cobrado também é inovadora. Ela é baseada no desempenho do anúncio. Ou seja, se você definir um orçamento de 100 reais por mês, mas a campanha apresentar uma performance de apenas 50 reais, sua cota será cortada pela metade.

Começando o primeiro anúncio no Facebook

Pra fazer a sua primeira campanha, o único pré-requisito é ter uma página no Facebook. Com ela criada, é só acessá-la e clicar, do lado direito, em Promover.

Feito isso, selecione a opção Gerenciador de Anúncios e procure pelo botão Criar campanha, conforme imagem a seguir:

Clicando, você terá algumas opções de objetivos para fazer a sua campanha:

Como mostra a imagem anterior, as opções possíveis são:

  • impulsionar suas publicações;
  • promover sua página;
  • enviar pessoas para o seu site;
  • aumentar conversões no seu site;
  • obter instalações para seu aplicativo;
  • aumentar o envolvimento com seu aplicativo;
  • alcançar pessoas próximas à sua empresa;
  • aumentar a participação no seu evento;
  • fazer as pessoas obterem sua oferta;
  • obter visualizações do vídeo;
  • adquirir cadastros para o seu negócio.

Escolhendo o melhor objetivo

Algumas das opções são mais indicadas do que outras, dependendo mesmo do seu objetivo. As possibilidades “Enviar pessoas para o seu site” e “Aumentar conversões no site” são as mais indicadas e mais utilizadas, pois te ajudam a conseguir novos cadastros (leads), o que resulta no aumento das vendas.

Já opções que mantêm os contatos dentro da rede social, como “Promover sua página”, não são lá muito indicadas. Entenda que, caso você tenha um contato que “Curtiu a sua página” hoje, dificilmente você conseguirá falar com esse prospect amanhã pelo Facebook.

Isso acontece porque a rede não disponibiliza o e-mail ou o telefone desse contato. Em resumo, o contato é do Facebook e não seu. Por isso, é sempre mais indicado levar o usuário para um ambiente que você tenha o controle, como o site, por exemplo.

Ao conseguir registrar o contato da pessoa, você poderá enviar suas campanhas de e-mail e relacionar-se para, futuramente, transformá-la em cliente.

Entendido? Agora que falamos sobre o seu objetivo, vamos nos atentar ao público e ao orçamento.


Identificando o público

O que será que vale mais a pena: públicos mais restritos e específicos ou uma audiência mais massiva e ampla?

A primeira opção (Até 100 mil pessoas) normalmente gera um desempenho melhor do que um público amplo (mais de 1 milhão de pessoas). Caso você não saiba quem são suas personas, vale a pena dar uma boa fuçada no Facebook Audience Insights.

Por essa ferramenta, você conseguirá ver o que determinado público gosta (páginas que curtem), se são pessoas jovens ou mais velhas, se são formados ou não e até saber qual porcentagem desse público namora, é casada ou é solteira.

Definindo o orçamento

O orçamento mínimo para começar a fazer seus anúncios no Facebook é de US$ 1 (1 Dólar Americano) por dia. Sugerimos que, durante esse primeiro momento de aprendizado, você comece a fazer suas campanhas com, no mínimo, R$ 20,00 (vinte reais) por dia.

Investir esse valor vai te ajudar a ter um alcance mínimo interessante para mensuração.

Mesmo que você tenha verba para fazer investimentos maiores, é interessante testar algumas variações de anúncios com um valor mais baixo, ver como elas vão performar e, depois, aumentar o orçamento conforme for alcançando seus objetivos.

Dica 1: Sempre teste 2 anúncios ao mesmo tempo para ver qual gera mais resultados pra você. Se o anúncio-2 gerar muito mais cliques que o anúncio-1, pare o anúncio-1, crie um anúncio-3 e continue melhorando.

Dica 2: Para um desempenho melhor, faça uma planilha depois de uma semana e avalie sua taxa média de desempenho em cliques. Levantado isso, trabalhe com uma meta mínima de performance para seus próximos anúncios. Isso vai garantir que você se mantenha focado no seu resultado e consiga agir e parar um anúncio caso ele esteja indo mal.

Dica 3: Siga a página do Facebook para Empresas, para saber as novidades que são lançadas.

Conhecendo os formatos de anúncio disponíveis

Agora que já definimos o objetivo, o público e o orçamento, estabeleceremos, finalmente, como será o visual do anúncio. Então, vamos entender o funcionamento das imagens e dos demais formatos de campanhas.

Depois, vamos nos atentar aos textos e CTAS (botões de interação), além de alguns campos extras que precisam ser preenchidos.

Anúncios de imagem

Adicionar ao seu anúncio imagens que sejam relevantes e pertinentes para o público é essencial para o sucesso de sua campanha. Por isso, selecione um material de qualidade, que possa refletir a maneira como você quer que a marca seja percebida pela audiência.

O tamanho de imagem recomendado pelo Facebook será exibido nessa etapa, ao lado direito. O formato do anúncio com imagens pode variar, exibindo entre uma e seis figuras. Além disso, você pode optar pela exibição em carrossel.

Nessa categoria, o Facebook permite a adição de até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada uma com seu próprio link. A modalidade carrossel está disponível para os seguintes objetivos:

  • reconhecimento de marca;
  • conversões;
  • alcance;
  • tráfego para o estabelecimento;
  • tráfego.

Existe, ainda, a opção de “apresentação multimídia”, que combina vários vídeos ou imagens com textos e sons, possibilitando a criação de uma peça de qualidade, sem a necessidade do investimento em produção audiovisual.

Anúncios de vídeo

O conteúdo em vídeo é uma das grandes tendências do marketing digital. Diversas pesquisas apontam para isso, como essa da Video Brewery, que indica que 90% dos compradores de um varejo dizem-se positivamente influenciados por vídeos na hora da decisão de compra.

No Facebook, o formato de anúncios em vídeo é muito indicado para os seguintes objetivos:

  • alcançar mais pessoas;
  • engajar o público;
  • impulsionar visualizações;
  • aumentar o número de conversões.

O tamanho e a duração de vídeo suportados pelo Facebook dependerão do objetivo selecionado.


Usando os textos na campanha

Como pode ver na imagem anterior, existem alguns campos sobre o texto da sua campanha para você preencher e finalizá-la. Vamos, então, entender como cada um deles funciona.

Título

O título da sua campanha é o que vai ficar abaixo da imagem que você selecionou, com uma fonte maior e com um limite de letras: são apenas 25 caracteres para chamar atenção e convidar o leitor para conhecer mais do seu negócio!

Texto

O texto da sua campanha será exibido acima da sua imagem e pode ter até 90 caracteres. Nesse campo, o mais indicado é que você explique o que será encontrado após o clique. Para finalizar, também convide as pessoas para tomar alguma ação.

Botão de chamada para ação (CTA):

Como o nome sugere, nessa seção, você pode colocar um botão que convide a audiência a tomar alguma ação. É importante que a chamada tenha contexto com a campanha e utilize uma linguagem amigável para engajar seu consumidor.

Dentre as opções, você terá:

  • solicitar agora;
  • reservar agora;
  • fale conosco;
  • baixar;
  • saiba mais;
  • comprar agora;
  • cadastre-se.

Conhecendo sua persona e considerando as características do que você tem a oferecer, selecione a opção que melhor se aplica ao seu caso.

Descrição do link no feed de notícias

A descrição do link no feed de notícias é uma opção que permite que você, em 200 caracteres, fale mais sobre o que a pessoa encontrará ao dar o clique na sua campanha.

Trata-se de uma parte essencial para o sucesso do anúncio. Utilize os 200 caracteres para apresentar à audiência uma explicação clara e breve daquilo que está anunciando.

URL de exibição

Nesse campo, você poderá alterar o URL que será visualizado pelo público. Normalmente, a opção padrão mantém o domínio do site que você está divulgando. Veja, agora, um exemplo a seguir:

Título: Envie E-mail Marketing!

Texto: Você quer aprender a enviar e-mail marketing de forma fácil e com atendimento exclusivo?

CTA: Saiba mais

Descrição do link no feed de notícias: teste grátis e conte com nossa equipe para te ajudar!

URL de exibiçãoWWW.MEDIAPOST.COM.BR

Utilizando o pixel de conversão

Dentro do gerenciador de anúncios, você consegue pegar um código, chamado pelo Facebook de “pixel”, que serve para medir por dentro do próprio Facebook o tráfego e as conversões que estão acontecendo no seu site.

O pixel é muito importante pra conseguir otimizar os seus anúncios. Ao utilizá-lo, você molda a sua campanha de forma a pagar menos para a realização de uma venda ou captura de um contato (lead).

Fazendo campanhas e gerando negócios

Agora que você já sabe como anunciar no Facebook, não se esqueça de pensar bem na página do site para aonde direcionará as pessoas que clicarem nos seus anúncios.

Para facilitar a captação de leads, você pode elaborar uma landing page. Chamada, em português, de “página de aterrissagem”. Essa é uma das melhores formas de captar leads por meio do marketing de conteúdo.

Geralmente, as landing pages disponibilizam um material (ebook, assinatura de newsletter, webinar, white papers etc.) que seja de interesse da persona. Para acessá-lo, o visitante deve, em troca, deixar seus dados de contato, o que o inicia na jornada de compra do consumidor.

Uma dica importante é: peça apenas os dados que você realmente utilizará, a fim de não intimidar o visitante. Muitas vezes, o nome e o e-mail já bastam para futuros envios de e-mail marketing.

Fazendo esse processo, você terá em breve uma nova lista de contatos interessados no seu segmento para trabalhar suas campanhas de e-mail e, assim, aumentar suas vendas!

Anunciar no Facebook é um investimento imprescindível para empresas buscando aumentar seu alcance e sua presença no mundo digital. Ao longo do texto, exploramos a importância da ferramenta de anúncios e passamos dicas para utilizá-la da melhor forma. Comece agora mesmo e potencialize suas vendas!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário a seguir e divida suas experiências conosco sobre seus resultados de campanhas! Até breve!


2019-05-20T18:27:32-03:00By |Dicas e truques|8 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

8 Comments

  1. Derik 17 de outubro de 2019 em 00:26

    Gostei muito do Conteúdo
    esclareceu muitas dúvidas
    Parabéns

    • Bárbara Dias 21 de outubro de 2019 em 09:05

      Oi, Derik. Obrigada e que bom que gostou! Continue com a gente e confira outros conteúdos relevantes para o seu negócio. Abraços!

  2. Sergio 7 de fevereiro de 2018 em 21:43

    Obrigado vou seguir as dicas

    • Bárbara Dias 8 de fevereiro de 2018 em 08:59

      Oi, Sergio. Esperamos que tenha te ajudado! Qualquer dúvida deixe nos comentários.
      Um abraço e sucesso pra você.

  3. Eduardo Macedo 26 de fevereiro de 2017 em 02:24

    Muito show o artigo, realmente o Facebook Tem se tornado um grande aliado de empresa no quesito Divulgação!

  4. Luciano 4 de setembro de 2016 em 22:40

    Muito bom o post e as opções de enviar pessoas para o seu site e aumentar conversões realmente são mais utilizados para a campanha!
    Abraço!

  5. Felipe Spina 17 de março de 2016 em 13:47

    Show o post Guilherme!
    Abraços

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