Os benefícios mais incríveis de ter uma lista de contatos engajada

//Os benefícios mais incríveis de ter uma lista de contatos engajada

Os benefícios mais incríveis de ter uma lista de contatos engajada

Para ter sucesso com e-mail marketing, o canal com o melhor ROI (retorno sobre investimento) do marketing digital, é fundamental que você tenha uma lista de contatos engajada, alcançando assim os mais incríveis benefícios.

Se planejar e criar as melhores estratégias de comunicação por e-mail para o seu negócio é condição primária para gerar engajamento. Mas você sabe o que significa ter uma lista de contatos engajada?

Para e-mail marketing o termo engajamento significa interação e relacionamento com a sua empresa, através da mensagem que você envia. Pouco adianta construir uma marca poderosa se a sua mensagem de e-mail só cai no SPAM. Para que isso não aconteça e seus contatos sempre recebam os e-mails que você envia na caixa de entrada, é necessário criar uma boa e contínua relação com seus clientes por esse canal, que é incrível quando bem trabalhado.

Pra te provar que vale investir o seu tempo, saiba abaixo quais são os benefícios mais incríveis de ter sua lista de contatos engajados:

ENTREGABILIDADE: seus e-mails na caixa de entrada do seu contato

Você sabia que um e-mail entregue não necessariamente significa que ele chegou na caixa de entrada do seu contato? Por isso é fundamental analisar no detalhe como anda a entregabilidade dos e-mails que você envia.

Existem alguns fatores que devem ser analisados minuciosamente antes de realizar seus envios para garantir que ele chegue para o seu contato. Listamos tudo isso em um check list. Conheça-os todos na nossa página: Como melhorar meus resultados.

Seguindo as 05 etapas que explicamos, você terá muito mais chance de sempre entregar o e-mail na caixa de entrada. O engajamento dos seus contatos esta diretamente ligado a isso.

Outro aspecto ligado à boa entregabilidade é a separação dos contatos em quentes e frios. Perceba que disparar e-mails para listas que nunca abrem suas mensagens pode fazer com que os servidores considerem a mensagem como SPAM, por elas não terem nenhuma interação com os contatos que recebem isso.

Outro aspecto fundamental para gerar mais aberturas dos seus e-mail, tendo mais engajamento, é criar bons assuntos. Confira esse nosso post que fala exclusivamente desse tema: bons assuntos de e-mail geram abertura. Aprenda a escrevê-los!.

ROI: menos envio pode ser igual a mais resultado.

ROI é a relação entre o que foi investido e obtido após um investimento. Por isso que fazer menos envios pode ser igual a mais resultado, afinal o custo para enviar você reduzirá. E no e-mail marketing definitivamente menos é mais!

Quando você diminui o número de envios e faz campanhas cada vez mais segmentadas, ou seja, reduz o envio de e-mails para aquelas listas que não têm o costume de abrir suas mensagens, você aumenta o ROI e economiza o custo variável de disparos.


Trabalhando contatos frios

Criar mensagens direcionadas para os contatos frios, ou aqueles que não costumam abri-las, contribui para que estes se tornem ativos, e a probabilidade das mensagens caírem na caixa de entrada são maiores.

Uma das técnicas que podem te ajudar a conseguir mais resultados trabalhando esses tipos de contatos é a separação deles em pequenos grupos para depois inseri-los, aos poucos, nas listas de envios que faz para os contatos quentes, ativos.

Fica mais ou menos assim: você tem uma lista com 1.000 e-mails quentes, ativos, e outra lista com outros 1.000 contatos frios. Separe esses últimos em 20 grupos de 50 contatos, inserindo esses e-mails na sua lista de contatos engajados (ativos) de modo que eles participem aos poucos das suas campanhas de e-mail marketing.

Gradativamente você perceberá que alguns deles começaram a abrir as mensagens que você envia. E fique atento: feitos os testes, volte a separar da lista final todos os endereços que mesmo assim não abriram nenhuma mensagem sua.

Em média, após esse tipo de estratégia, as empresas acabam por reativar cerca de 30% dos contatos até então considerados frios. Pegando o exemplo acima, isso representaria 300 novas pessoas interagindo com a sua marca. E aí, vale a pena pra você? #ficaadica

E-mails automáticos

Criar e aplicar uma régua de relacionamento com o envio de e-mails automáticos para os contatos que interagem com a sua mensagem é uma forma de engajar por informação relevante. Assim você envia seus e-mails com base no que o cliente mostrou interesse em receber.

Separamos 04 melhores tipos de campanhas de e-mail marketing automatizadas para facilitar a sua vida. Clique aqui e confira.

Segmentação

É imprescindível que você crie estratégias para elaborar uma lista de contatos segmentada. Compreenda que a qualidade é fator decisivo na eficiência de suas campanhas e a segmentação permitirá que você entregue o conteúdo certo para a pessoa exata.

Enviar conteúdo relevante é uma tarefa difícil, pois requer um trabalho detalhado de análises. Entretanto, tenha a certeza de que a recompensa será excelente, pois quem recebe o que gosta: compra.

Manter o cliente engajado é tarefa pra quem leva o contato a sério e os benefícios desse relacionamento são incríveis tanto para quem recebe as mensagens, afinal você é importante para ele, como para quem envia, pois você quer vender, certo?

Saiba como o inbound marketing  pode te ajudar a criar listas de e-mails.

Para receber mais dicas de como engajar, por favor, deixe seu pedido abaixo! #engajamentoévida

2019-02-21T13:49:30-03:00By |Base de Contatos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formada em Marketing, especialista em Customer Success e Customer Experience em Estratégias de Performance por e-mail marketing.

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