O que é registro SPF e sua importância para seus envios

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O que é registro SPF e sua importância para seus envios

Enviar mensagens assinadas por outra pessoa, tem sido uma técnica muito utilizada por “Spammers” nos últimos anos. Normalmente o remetente da mensagem é alterado para que a mesma pareça mais confiável aos olhos do destinatário.

Para evitar essa tipo prática, foi criada uma tecnologia chamada SPF (Sender Policy Framework). Essa tecnologia ajuda a combater a falsificação de um remetente em uma mensagem de e-mail, restringindo quais servidores possuem permissão para enviar e-mails em nome de um domínio.
Essa autorização é feita no seu servidor de DNS através de um entrada TXT. As mensagens enviados pelo @MediaPost respeitam essa política, portanto, não é possível realizar um envio caso os nossos servidores não tenham permissão para enviar em seu nome.

Como funciona o cadastro de remetentes no @MediaPost?

Você tem duas opções para cadastrar seus remetentes. Uma é na página inicial de sua conta na sessão: Serviços adicionais -> Cadastro de remetentes; a outra é na janela de edição de sua mensagem, no botão “Cadastrar novo remetente”.

Após abrir a janela, clique no ícone “Novo remetente”, localizado no canto superior/direito, acima da palavra Ação, ao abrir a janela digite o nome e o e-mail do remetente e clique em OK. Nesse momento o sistema irá verificar se o domínio possui ou não o SPF habilitado e se o mesmo permite que os envios sejam realizados através dos nossos servidores.

Caso o e-mail escolhido por você não tiver o SPF habilitado você poderá usá-lo como remetente de suas mensagens sem a necessidade de configurar o seu DNS.

E se o e-mail que escolhi não for permitido?

Nesse caso, você pode cadastrar um e-mail de outro domínio ou, se o domínio for seu ou de sua empresa, poderá alterar o registro SPF no seu servidor de DNS, autorizando nossos servidores a enviar e-mail em nome do seu domínio.

Como devo alterar o registro SPF?

Você deve alterar a entrada TXT referente ao SPF, ou criar uma caso não exista, e adicionar uma das duas linhas abaixo:

include:spf.mediapost.com.br
include:spf.enviaremails.com.br

Exemplo:

Se o registro atual for:
v=spf1 include:mx.meudominio.com.br ~all

Deve alterar para:
v=spf1 include:mx.meudominio.com.br include:spf.mediapost.com.br ~all

OU
v=spf1 include:mx.meudominio.com.br include:spf.enviaremails.com.br ~all
Caso tenha dificuldade em executar a alteração, entre em contato com a nossa central de atendimento.

Saiba mais sobre SPF:

http://www.openspf.org/ (inglês)
http://www.antispam.br/admin/spf (português)

2019-02-15T08:43:14-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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