Achou que era só enviar e-mails e estava tudo certo? Nada disso! Além de fazer um bom conteúdo, você também deve saber mensurar resultados para identificar os pontos de melhoria e/ou continuidade de sua estratégia. Afinal de contas, de nada adianta não saber no que está progredindo e o que precisa mudar. Saiba quais pontos você deve observar e como fazer em uma ferramenta de e-mail marketing.
Mensurar resultados requer:
Analisar a taxa de entrega
A taxa de entrega é a primeira métrica a examinar. Com ela você irá saber se realmente conhece sua base de contatos, por causa da entregabilidade que haverá para determinada lista. Uma boa maneira de saber como está a sua base de contatos é fazendo uma análise, quer dizer, verificando a temperatura. Para melhor entender, clique aqui!
A métrica ideal de entrega é uma taxa acima de 95%, caso seja inferior a isso, os possíveis motivos das pessoas não receberem seus e-mails são:
- alto índice de envio para e-mails inexistentes;
- erros de digitação no endereço de e-mail;
- e-mails repetidos na base de contatos;
- caixa do destinatário está cheia;
- e-mail direcionado à caixa de spam;
- o destinatário está com a caixa em aviso de ausência.
O ideal é sempre verificar sua base de contatos para que não ocorra esse tipo de problema na entrega do seu e-mail. Até porque quanto menos pessoas recebem sua mensagem, pior serão seus resultados.
Verificar quantas aberturas tiveram
Essa taxa tem a ver com o assunto da campanha que foi aberto pela maior quantidade de pessoas por meio do teste A/B. A taxa ideal é de 6%, menos que isso é preciso reavaliar os assuntos que você tem escolhido para suas campanhas e ver se tem ligação coerente com o público e o tipo da mensagem.
LEIA SOBRE: Como aumentar os resultados do seu e-mail marketing com teste A/B.
Examinar os cliques
Quantos cliques tiveram e em quais pontos da peça? Se o seu e-mail teve uma taxa de clique acima de 3% pode considerá-lo um bom resultado. Significa que o conteúdo foi relevante, a mensagem impactou o cliente e o CTA estava irresistível.
Quando for analisar a taxa de clique não se esqueça de levar em consideração:
- a cor que você utilizou, ela faz todo sentido;
- o tipo de frase que foi colocado dentro do botão;
- o local na peça que foi colocado (banner, meio, footer);
- a relevância do conteúdo atrelada ao objetivo;
- o engajamento com a mensagem por tempo de abertura.
Avaliar a taxa de conversão
Não menos importante que a taxa que informa o valor do e-mail marketing como um todo, unindo o conteúdo, a arte do template, a relevância da informação e o que foi divulgado. Se sua peça tiver alcançado 10% das pessoas de sua base de contatos que abriram e clicaram em sua peça já é um triunfo.
Você encontrará essas taxas de mensuração de e-mail marketing em nossa ferramenta de gestão e envio. Nela, é possível analisar facilmente todos os resultados e ainda, saber o canal, o dispositivo e o local pelo qual a pessoa interagiu com seu e-mail. Massa, né?
ACESSE: conheça a ferramenta @MediaPost aqui!
A partir de agora, mensurar resultados não é mais uma opção e sim uma responsabilidade que deve ser seguida mensalmente ou trimestralmente – aí vai depender do seu objetivo – para saber como está o desempenho das campanhas.
Somente com uma boa análise e aprendizado com base no que analisou é que você conseguirá melhorar sua maneira de criar estratégias e manusear suas campanhas.
DADOS ESTATÍSTICOS DE E-MAIL
Fonte: @MediaPost
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