5 materiais ricos para aumentar a conversão via e-mail marketing

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5 materiais ricos para aumentar a conversão via e-mail marketing

A produção de conteúdo estratégico é o melhor caminho para nutrir leads e consolidar a sua empresa como uma autoridade em seu mercado. Para transmitir ainda mais domínio sobre o assunto, vale a pena aliar o poder do e-mail marketing a bons materiais ricos.

O termo se refere a um conteúdo para download que seja mais aprofundado do que um post de blog ou de redes sociais. Em geral, reúne um volume maior de informações que o leitor gostaria de consultar.

O envio desses materiais via e-mail é uma ótima forma de manter o seu público engajado com a sua marca e as soluções oferecidas por ela. É possível escolher os tipos de conteúdo que melhor se encaixam à sua campanha e fazer testes para comprovar sua eficácia.

A seguir, você conhecerá as melhores maneiras de consolidar a sua estratégia de e-mail marketing com materiais ricos e os principais formatos que podem ser explorados. Aproveite!

O que é necessário fazer antes de começar a trabalhar com materiais ricos no e-mail marketing?

Antes de começar a sua estratégia de e-mail marketing com materiais ricos, você precisa pensar na jornada de compra do seu cliente. Considere todos os processos pelos quais ele passa até decidir pela compra do seu produto.

O principal objetivo da disponibilização de materiais ricos via e-mail é conquistar leads qualificados. Você somente saberá se o público impactado se encaixa no que a sua empresa está buscando a partir dos dados fornecidos por ele e do comportamento observado.

Assim, é essencial que todos os seus materiais ricos tenham landing pages com o download condicionado a um cadastro. Faça perguntas capazes de segmentar seu público e posicioná-lo adequadamente em seu funil de vendas.

Em resumo, você precisa destes elementos para que a sua abordagem traga bons resultados:

  • entenda as necessidades das suas personas e o que elas estão procurando;
  • desenvolva um conteúdo que responda a essas questões em um formato atrativo e eficaz;
  • descreva objetivamente o conteúdo oferecido em seus e-mails;
  • crie uma landing page para que o público realize um cadastro para fazer o download;
  • dispare e-mails responsivos (e que apontem para uma landing page responsiva);
  • analise os seus resultados para aprimorar cada vez mais a sua estratégia.

Como destacado acima, a escolha do formato de material rico é decisiva para o sucesso da sua estratégia. É sobre isso que você aprenderá na seção seguinte.

Quais materiais ricos utilizar na estratégia de e-mail marketing?

A produção de conteúdo no meio digital é bastante versátil, podendo se adaptar a múltiplos formatos diferentes dependendo das necessidades das empresas. Isso também representa um desafio: é preciso saber escolher quais os melhores para usar.

Confira a seguir os 5 tipos de materiais ricos que você pode utilizar em sua estratégia de e-mail marketing e suas principais características.

1. E-book 

Um dos formatos de material rico mais lembrados, o e-book é bastante versátil. Ele pode ser denso, leve, longo, curto, entre outros. O que determinará o uso ideal dele é a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Apesar disso, costuma ser um formato de conteúdo melhor aproveitado do meio para o fundo do funil de vendas. Afinal, ele oferece a oportunidade de desenvolver um assunto pelo quanto ele precisa até ser compreendido.

O trabalho editorial envolvido no e-book deve buscar desenvolver um produto completo. Ao estabelecer a pauta, você deve esgotá-la completamente, ou seja, explicar o tema até que o seu leitor saia satisfeito.

2. Infográfico 

Apresentar dados de maneira inovadora é a premissa básica de um infográfico, e ele pode ajudar muito a sua estratégia a transmitir informações importantes. Em vez de despejar um grande volume de números sem contexto no leitor, prefira implementar esse formato.

Tendo o intuito de simplificar conceitos, o infográfico é uma ótima escolha para os estágios iniciais do funil de vendas. É importante compreender o grau de entendimento da persona sobre o assunto para apresentá-lo de forma intuitiva e eficaz.

O segredo para o sucesso de um infográfico está em apresentar os seus dados de maneira criativa. Evite grandes blocos de texto, já que não se trata de um e-book.

3. Vídeos 

O audiovisual pode trazer muita versatilidade para o conteúdo da sua estratégia. Ele é um tipo de material rico que pode contribuir para todas as etapas do funil de vendas, já que se adapta a diferentes níveis de aprofundamento.

Há cada vez mais demanda por vídeos atualmente. Segundo levantamentos da área, o tempo gasto assistindo vídeos aumentou em 135% nos últimos 4 anos. Esse tipo de conteúdo é capaz de aumentar a sua taxa de cliques em até 300%.

A produção de vídeos requer a estrutura adequada para isso. Não é porque um celular consegue fazer essas gravações que esse deve ser o seu único equipamento utilizado. Uma boa iluminação e captação de som são essenciais.

4. Webinars 

Diferentemente de um vídeo, um webinar é como uma palestra transmitida via internet. O seu principal diferencial é a possibilidade de ter interações com o público, que pode mandar perguntas para serem respondidas ao vivo.

O webinar pode funcionar bem em todas as etapas do funil de vendas, mas é particularmente eficaz no fundo de funil. Afinal, é lá em que se costuma desenvolver assuntos mais aprofundados, que podem ser melhor explicados em formato de webinar.

Além disso, depois que o webinar terminar, nada impede que ele seja gravado e disponibilizado para download. É um material rico que se transforma em dois, dependendo do contexto.

5. Trials 

Se a solução oferecida pela sua empresa permite a realização de testes ou amostras, vale a pena transformar essa possibilidade em um material rico. Um trial, ou degustação, pode ser o que faltava para o seu lead fechar negócio.

No fundo de funil, deve ser o seu principal objetivo defender a sua solução como a melhor escolha para o lead naquele momento. Então, não há nada melhor do que deixar o seu produto falar por si.

Seja por meio de um acesso de testes, seja pelo contato com um tour virtual pela solução, você precisa mostrar o valor do seu produto. Mais do que em todos os outros estágios, essa é a hora de convencer o público a fechar negócio.

A escolha dos materiais ricos certos para a sua estratégia é uma parte decisiva da sua campanha. Não apresse esse momento e lembre-se de considerar as características e as necessidades das suas personas para agregar valor ao tempo delas. Em retorno, a sua marca ganhará mais autoridade e leads qualificados.

Conte com a ajuda certa para implantar e manter a sua estratégia de marketing de conteúdo. Entre em contato conosco!

2019-02-07T11:24:28-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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