Jornada de sucesso com E-mail Marketing: o que é, como funciona e mais!

Conteúdos interessantes, alertas de que o produto que você gostou está acabando ou está em promoção, sugestões de compra de acordo com as suas preferências — parece mesmo que as empresas “adivinham” os nossos desejos e nos enviam propostas pra lá de tentadoras com o e-mail marketing, não é mesmo?

No entanto, existe uma linha tênue entre enviar ofertas irresistíveis e aumentar suas vendas ou fazer com que o prospect se canse de e-mails inoportunos, pegue uma verdadeira birra da sua empresa e bloqueie suas tentativas de comunicação. Para não a ultrapassar, é fundamental usar uma palavra-chave: estratégia.

E você, sabe como usar o e-mail marketing de forma apropriada? Quer descobrir como usar a jornada de sucesso e criar uma estratégia infalível? Então não perca o post de hoje! Vamos contar como fisgar o seu cliente por meio do correio eletrônico e alavancar suas vendas. Confira!

O que é jornada de sucesso com E-mail Marketing?

Como obter resultado com o e-mail marketing? O que fazer para que o cliente abra sua mensagem e se interesse pelo seu produto, e não simplesmente lance o seu e-mail na lixeira?

Essas eram algumas das perguntas que os profissionais da @MediaPost tentavam responder, e para isso eles arregaçaram as mangas: fizeram pesquisas junto aos clientes, analisaram suas necessidades e testaram novas abordagens.

Depois de anos de tentativas e descobertas, eles desenvolveram uma estratégia infalível baseada em cinco pilares: a Jornada de Sucesso. Quer saber como ela funciona? Então siga para o próximo tópico!

Quais são as etapas para fazer uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida?

A jornada de sucesso no e-mail marketing acontece em cinco etapas, que são:

1. Diagnóstico e planejamento

A equipe analisa as práticas de e-mail marketing que o cliente desenvolveu até agora para entender o que funcionou e o que não.  A partir daí, a @MediaPost faz todo um processo de limpeza e atualização da lista de contatos. Ele garante que os esforços de e-mail marketing serão direcionados ao público adequado, maximizando as chances de transformar trabalho em resultados.

Depois de saber para quem enviar as mensagens e como esse público reagiu a outras campanhas no passado, a empresa faz um planejamento estratégico para adequar as campanhas futuras às necessidades, expectativas, desejos e realidade dos clientes.

2. Criação 

Nesta etapa, a equipe vai criar as mensagens que o seu banco de dados receberá. Eles vão caprichar em todos os aspectos: linguagem apropriada, visual atrativo, imagem profissional e etc.  Todas as peças da campanha são produzidas pela nossa equipe, mas são analisadas e aprovadas pelos próprios clientes.

Depois desta etapa, a ferramenta disponibiliza o e-mail prontinho já na linguagem HTML. Isso significa que essa versão final da mensagem encaminhada por e-mail será leve e responsiva (adaptável para dispositivos móveis), garantindo uma experiência final agradável para o leitor.

Mas o trabalho de criação não termina por aí! O nosso time de experts sempre vai ficar atento aos números e resultados das campanhas. Eles verificarão o que poderia funcionar melhor e o que teve uma boa aceitação do público para aperfeiçoar as peças e acertar o alvo.

3. Gerenciamento de envios

Assim que você aprova as peças que a nossa equipe produziu, ela começa a dispará-las de acordo com critérios técnicos e cuidadosamente analisados. O time monta um cronograma de disparos acompanhado pelo responsável por atender a sua empresa.

Esse responsável ficará atento às respostas do usuário final e realizará testes. Com base nesses dados, ele vai propor assuntos que os seus e-mails podem abordar para despertar o interesse do público e outras táticas que se mostraram eficientes para fisgar o seu consumidor.

4. Validamento dos resultados

A cada mês nosso time vai observar os dados referentes às suas campanhas. Muito além de estatísticas, vamos preparar um relatório com uma análise qualitativa, em que serão destacados os aspectos positivos, negativos e o que fazer para melhorá-los. Também a cada trimestre nossa equipe vai promover uma reunião para avaliar evoluções na estratégia, garantindo que os resultados para o seu negócio sejam cada vez melhores.

5. Certificação

A @MediaPost trabalha em parceria com a empresa norte-americana Return Path para certificar seus envios. Isso significa que existe uma garantia de que as mensagens disparadas vão chegar na caixa de entrada em provedores brasileiros internacionais, como o da Microsoft, que responde pelo Hotmail e Outlook.

Para obter esse certificado, a empresa precisa comprovar, por meio de auditoria, que segue boas práticas de envio, como análise de site e política de privacidade. Embora esse não seja um serviço gratuito, a @MediaPost pode qualificar o cliente para essa etapa que revela maturidade em sua estratégia de e-mail marketing.

Como colocar a jornada de sucesso em ação na sua empresa?

Para isso, a @MediaPost desenvolveu uma ferramenta SaaS (Software as a service) que pode ser assinada em pacotes mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Ao contratar o plano, você recebe também créditos para fazer o envio dos e-mails.

Essa ferramenta permite criar mensagens, enviá-las e receber um relatório quantitativo completo dos dados de retorno desse disparo: aberturas únicas e totais, cliques únicos e totais, o tempo que o usuário ficou com a mensagem aberta, dispositivos usados para acesso, dados de geolocalização, etc.

Portanto, trata-se de uma ferramenta que permite gerenciar toda a estratégia de e-mail marketing da sua empresa. Além disso, ela é integrada às redes sociais, web analytics e outras ferramentas como o RD Station e VTEX, essenciais para analisar suas campanhas e desenvolver ações bem-sucedidas.

Com todos os recursos, sua empresa pode atingir os melhores resultados com e-mail marketing em um tempo reduzido. Afinal, nós utilizamos a nossa experiência neste canal para apontar as práticas mais efetivas, evitando que você gaste tempo e recursos com ações que não trazem o retorno desejado

A quem recorrer para empreender essa jornada de sucesso?

A @MediaPost não só adquiriu conhecimento em e-mail marketing. De uma forma única no mercado, nós desenvolvemos essa jornada ao longo de 15 anos atuando neste canal e acompanhando as transformações e evoluções do setor.

Por isso, nós conhecemos as melhores estratégias para você usar o e-mail marketing. Nossa ferramenta vai ajudá-lo a criar um trabalho de venda bem estruturado e conseguir um alto índice de performance com um investimento baixo — seu ROI será extremamente favorável!

Portanto, se você procura um parceiro que realmente tem conhecimento e pode levá-lo à alta performance, garantindo um excelente resultado pelo melhor custo de investimento, sua escolha precisa ser a @MediaPost.

Conhecemos os recursos para você trabalhar com sua base de dados de forma personalizada, individualizada e inteligente. Assim você não só alimenta os seus contatos, mas conquista fãs e os transforma em clientes!

Quer entender como isso funciona? Então não perca tempo! Teste gratuitamente o nosso software e experimente esta jornada de sucesso que vai levá-lo ao tesouro da ilha das conversões!

Aguardamos seu contato!

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