Aplicar fotos no e-mail marketing da sua empresa é uma das mais poderosas ferramentas para aumentar o índice de conversão da sua mensagem. O uso bem-feito de imagens tornam os conteúdos mais atrativos. Afinal, as pessoas tendem a interagir mais com imagens do que com texto.
Segundo o Neuromarketing, o lado direito do nosso cérebro (das emoções) capta e reconhece melhor as imagens, ao passo que o esquerdo (da razão) interpreta números e textos.
Se você já entendeu que a emoção é fundamental pra vender, então, as fotos (imagens) tem que ser utilizadas de maneira estratégica.
Por isso, preparamos um guia com todos os passos e cuidados que você deve ter na hora de inserir imagens no e-mail marketing da sua empresa. Confira:
Como adicionar fotos no e-mail marketing?
Antes de adicionar fotos no seu e-mail marketing pense no tamanho dos seus arquivos. Imagens acima de 150KB podem demorar para serem renderizadas (exibidas) dependendo da banda de internet que o seu contato possuí.
Além disso, alguns servidores de e-mails marcam imagens pesadas como prática de spam e sua mensagem pode não chegar ao cliente.
Pensando na estratégia “mobile first” de criação, não podemos assumir que 50% das pessoas que hoje abrem um e-mail e fazem isso a partir de seu celular possuem banda 4G de alta qualidade.
Pesquisas demonstram que a tolerância do consumidor digital é de 3 segundos. Não exibiu, ele parte para o próximo assunto.
Então antes de adicionar fotos nos seu e-mail marketing, reduza o tamanho do arquivo.
Uma dica bacana de onde fazer isso e na Tinypng. E é tudo gratuito.
Cuidados ao planejar sua newsletter com imagens
Agora que já sabemos como colocar fotos no e-mail marketing, vamos começar a pensar nas boas práticas e cuidados que devemos ter com essa ferramenta. Afinal, não basta só encher o e-mail de imagens e torcer para que tudo dê certo, não é mesmo?
-
Sempre forneça Alt Text para imagem
Nem todos os serviços de e-mail mostram as imagens automaticamente. Portanto, há uma chance (especialistas estimam 50%) de que seu público não verá suas imagens logo de cara.
Por isso, forneça um Alt Text para todas as imagens (uma descrição textual) para que o cliente possa saber que ali há uma imagem e o que há nela, mesmo que ele não a esteja vendo;
-
Não mande um e-mail que seja 100% imagem nem deixe informações importantes unicamente nela
Não envie todas as suas informações mais importantes ou essenciais nas imagens do seu e-mail. Especialistas sugerem que uma mensagem composta por 30% de imagem é o ideal para enviar por newsletter;
-
Use GIFs sempre que possível e se forem relevantes
GIFs são modernos, ágeis e agradam a gregos e troianos. Se couber na linguagem e abordagem da sua empresa, use-os para atrair e cativar seus leitores. Essas fotos em movimento no e-mail marketing dão mais vida a sua mensagem;
-
Não pense em seu template de e-mail como um panfleto
Lembre-se de que e-mails têm um formato próprio, e não panfletos ou sites. O design deles deve ser pensado de maneira diferente e não se prender a convenções de outras mídias.
-
Utilize infográficos em seus e-mails marketing
Os infográficos também são ótimas opções para tornarem seu e-mail marketing mais divertido e atraente para o usuário. Você pode ilustrá-lo com fotos ou ilustrações, mas lembre-se que o mais importante é transmitir a mensagem correta com esse recurso. Se eu fosse o meu leitor, eu entenderia?
Usabilidade do e-mail marketing em dispositivos móveis
Cada vez mais usuários têm optado por verificar seus e-mails via mobile. Esse é mais um motivo para se tomar bastante cuidado ao anexar imagens para não dificultar a abertura dos seus e-mails.
O ideal é otimizar sua mensagem para torná-la mais responsiva, assim a inclusão de fotos para o seu e-mail marketing não dificultará o acesso à mensagem principal que será o texto em si.
Pronto para melhorar o design do seu e-mail marketing utilizando imagens? Então deixe seu comentário e vem conversar com a gente!
Alô Rogério. Gostei muito das dicas e pretendo utilizá-las – não sei exatamente quando começarei pois estou muito ocupado com outra tarefa. Obrigado.
Oi Dario.
Que bom que gostou. A ideia é sempre trazer conteúdos que ajudem. Se precisar de algo, por favor, entre em contato comigo. Um abraço.