Saiba como reengajar ex-assinantes da sua newsletter.

O seu objetivo deve sempre ser o de contar com uma lista de assinantes cada vez maior. No entanto, um número em queda não deve ser motivo para desespero: na verdade, deve servir como motivação para você reformular a sua abordagem.

Toda ação de marketing nada mais é do que uma disputa pela atenção de um público. Se isso não está dando certo, então você deve tentar novas formas de cativá-lo, levando em conta o que ele procura e o que é decisivo.

A palavra de ordem é qualificar o público que não se engaja mais. Ao saber mais sobre ele, como as áreas de interesse, produtos que consomem ou até mesmo dados demográficos, é possível desenvolver uma comunicação mais eficiente para esse grupo.

Quer reengajar os assinantes de newsletter que cancelaram a inscrição? Basta implementar as seguintes ideias:

Ofereça conteúdo relevante na sua newsletter.

Toda comunicação, seja ela tradicional ou digital, precisa ser relevante para o público. Senão, acaba perdendo visibilidade. Para acertar nessa estratégia, você tem que saber mais sobre sua audiência e trazer o tipo de conteúdo que ele está procurando. O seu papel deve ser oferecer soluções objetivas, conseguindo satisfazer as necessidades dos assinantes. Se eles se inscreveram para receber seu material é porque esperam algo que gere identificação.

Limpe sua lista de contatos!

Nem sempre uma lista de assinantes muito volumosa significa sucesso. Se muitos desses e-mails são inativos ou não se engajam com seu conteúdo há bastante tempo, não há motivos para mantê-los. Crie o hábito de eliminar esses endereços para cada vez mais contar com uma lista que reflita com fidelidade um universo de público realmente interessado no seu material.

Faça envios segmentados.

Para resgatar assinantes da newsletter que não engajam mais com seu conteúdo, você tem que apontar a sua mira justamente para eles. Planeje disparos de e-mail focados em quem não interage com seu conteúdo há muito tempo, desenvolvendo uma comunicação persuasiva para trazê-los de volta.

Experimente usar CTAs eficientes que os qualifiquem para listas diferentes. Assim, você pode aumentar a satisfação geral dos seus assinantes através de múltiplos envios paralelos.

Busque por feedbacks.

É muito importante ficar por dentro das opiniões dos assinantes de newsletter a respeito do conteúdo. Envie enquetes rápidas que permitam a essas pessoas darem sua opinião de maneira concisa e objetiva. Pergunte, por exemplo, quais as principais motivações para acompanhar os envios, que tipo de material preferem, editorias favoritas, entre outros. Assim, você pode otimizar sua entrega.

Use outras plataformas.

Você sabia que é possível impactar perfis específicos no Facebook a partir de uma lista de e-mails? Já deu para perceber aonde queremos chegar com isso, não é? Separe os contatos de quem não se engaja mais com seu conteúdo e desenvolva posts patrocinados no Facebook que busquem trazê-los de volta.

Com cada uma dessas táticas, você poderá aumentar consideravelmente as suas chances de resgatar assinantes de newsletter que não engajam mais com seu conteúdo. Seja como for, a sua estratégia deve sempre estar em constante evolução. Nunca deixe que ela fique estagnada, senão problemas como esses serão frequentes. Por qual dessas dicas você pretende começar? Conte para a gente nos comentários.

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