Como já comentamos aqui no blog, as taxas de sucesso com e-mail marketing são simplesmente as maiores do mundo digital. As pessoas podem ignorar posts em feeds de redes sociais, não clicar sobre anúncios em mecanismos de busca e nem sequer conhecer o seu site ou blog. Porém, os consumidores dificilmente deixam de conferir uma mensagem enviada diretamente a eles por correio eletrônico.
Só que a @MediaPost foi além. Nós criamos um método que potencializa os resultados dessa estratégia, um passo a passo que chamamos de jornada de sucesso com e-mail marketing.
Nós já publicamos uma série de posts sobre a jornada. Se você acompanha nosso blog, deve estar ansioso para descobrir o que acontece na última etapa: a entrega da melhor performance.
Seus problemas acabaram! Nós vamos solucionar esse mistério neste post. Portanto, não deixe de descobrir como a jornada pode trazer grandes resultados para o seu negócio!
Jornada de sucesso com e-mail marketing: passo a passo para a conversão
Caso você não tenha conferido os outros posts ou não se lembre exatamente de cada etapa, vamos ajudá-lo com uma rápida retrospectiva. Para isso, preparamos um resumo da jornada. Confira!
Diagnóstico e planejamento
A equipe da @MediaPost analisa a estratégia de e-mail marketing que sua empresa colocou em ação até hoje. Ela identifica padrões para saber o que funciona ou não com o seu público-alvo.
Depois disso, limpamos e atualizamos sua lista de contatos e trabalhamos no planejamento de uma nova estratégia para que suas campanhas futuras atinjam o público com fit para consumo.
Criação
O time @MediaPost deixa seu e-mail marketing impecável: design leve, atrativo e responsivo, imagens profissionais e linguagem apropriada. Também ficamos atentos aos resultados das campanhas para aperfeiçoar as mensagens e garantir o melhor desempenho.
Gerenciamento de envios
A mensagem certa precisa chegar no momento adequado para não ser ignorada pelo destinatário. A equipe de gestão monta um cronograma de envios, realiza testes e analisa dados a todo tempo para descobrir os melhores dias e horários para abordar os diferentes segmentos do seu público.
Validação de resultados
Os resultados desses testes e envios se transformam em relatórios. Eles proporcionam uma visão exata do que funcionou ou não na sua campanha, para melhorá-la. Essa validação é feita mensalmente.
A cada trimestre, nosso time também conversa com você. Avaliamos a evolução da estratégia juntos, fazendo adequações para potencializar o seu sucesso com e-mail marketing.
Melhor performance
A entrega da melhor performance é um compromisso da @MediaPost. Para nós, ela é fundamental, já que sua confiança em nossa equipe deve levar a empresa a esse patamar de $uce$$o, $ati$fação e re$ultado$ incrívei$.
Mas muitas pessoas ficam na dúvida: o que é, de fato, a melhor performance no e-mail marketing? Para responder a essa pergunta, não vale criar respostas subjetivas. Nosso time sabe disso e usa uma avaliação infalível: métricas. Saiba mais no próximo tópico!
Métricas: o parâmetro para avaliar a melhor performance
Uma das preocupações do nosso time é que seus e-mails sejam inesquecíveis. Por isso, nós tomamos muito cuidado na criação, definindo o melhor design e a mensagem mais adequada.
Porém, isso não é tudo. O que importa, no final das contas, é que sua empresa atinja os objetivos desejados. Eles podem ser geração de leads, inscrições para um evento ou atividade específica, aumento nas vendas… Tudo depende de cada negócio.
Em nosso histórico temos alguns exemplos. Um deles é o da Unesco, que conseguiu um aumento de 335% na taxa de cliques de seu e-mail marketing. Ou seja, as pessoas não só abriam a mensagem, mas seguiam os links que eles sugeriam.
Essa métrica era compatível com o objetivo da instituição, que queria garantir que sua newsletter não só fosse divulgada semanalmente em países de 4 línguas diferentes do mundo, mas que as pessoas abrissem e consumissem seu conteúdo.
No caso da Toyota, houve um aumento de 253% na geração de leads para Test Drive. Ou seja, o e-mail “levou” mais que o dobro de pessoas às concessionárias, onde experimentaram o carro e foram abordadas por vendedores em uma ação espetacular de Vendarketing.
Portanto, a escolha das métricas, também chamadas de KPIs — Key Performance Indicators — depende do seu objetivo e do tipo de negócio. Porém, vamos falar aqui de alguns dos principais números que precisam ser levados em consideração.
Métricas padronizadas de e-mail marketing
Quem lida com marketing digital sabe que essa estratégia utiliza algumas métricas padronizadas ou gerais. Os principais exemplos são:
- taxa de abertura;
- taxa de cliques;
- taxa de engajamento;
- taxa de bounce (devolução);
- taxa de descadastramento.
Métricas relevantes para cada negócio
A escolha das métricas deve estar alinhada aos objetivos do negócio. A falha em alguns desses aspectos aponta o que precisa ser ajustado para atingir o lead da maneira desejada.
A venda de um produto, por exemplo, depende de várias ações: o lead abre o e-mail (taxa de abertura), lê a mensagem e clica no link (taxa de cliques) para comprar o produto (taxa de conversão).
Já em um dos casos citados, o da Unesco, a intenção era que as pessoas apenas consumissem o conteúdo. Por isso, nosso time analisava a abertura, cliques e o tempo que as pessoas passavam diante daquela mensagem (taxa de engajamento).
Portanto, para cada negócio existem métricas mais ou menos relevantes, de acordo com o propósito da campanha.
Alguns clientes conseguem elevar a taxa de abertura acima de 50% devido à estratégia da @MediaPost, já que essa média está bem acima das taxas do mercado.
Em outros casos, é possível atingir taxas de conversão e cliques acima de 35%. E o ideal, sempre, é manter as taxas de descadastramento (opt-out) mais baixas possível. Aqui, na @MediaPost, temos clientes que chegam a 3% ao mês.
Depois da análise: como melhorar a performance
O principal objetivo das métricas é apontar direções para a mudança. Índices negativos mostram que é preciso identificar problemas e ajustar ou reformular a estratégia.
Melhorar a performance do e-mail marketing depende de dois pilares: favorecer a reputação de quem envia as mensagens e a criação de conteúdos relevantes para quem recebe.
Isso exige um bom conhecimento do público, segmentação da base de acordo com características e interesses comuns e criação da “isca” certa, melhorando o relacionamento entre a empresa e seus leads até levá-los à conversão.
Portanto, a conquista da melhor performance envolve a análise dessas métricas para entender quem foram os clientes que tiveram uma interação positiva com a mensagem. A partir daí, nossa equipe direciona as próximas ações.
Nós vamos planejar os próximos envios com base nas ações que tiveram sucesso junto a esse público. Além disso, criamos estratégias de aquisição de contatos semelhantes, que podem se identificar com a proposta e gerar bons resultados.
Entendeu o que fazemos na quinta etapa da jornada de sucesso com e-mail marketing? Quer descobrir como podemos ajudá-lo a alcançar esses resultados no seu negócio? Então não perca tempo! Converse com o nosso time agora mesmo! Aguardamos seu contato!
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